12 janeiro 2006

Hélder Oliveira, continua na Caravana do Dakar

Depois de duas noites ao relento Helder Oliveira continua na caravana do Euromilhões Lisboa-Dakar'2006, com o seu Nissan Patrol GR da equipa italiana da Promotech, isto depois de ter sido forçado a abandonar a prova após ter gasto mais de 48 horas para cumprir o percurso da 7ª etapa. O piloto, com o seu navegador José Marques, continua agora a rolar com a caravana tendo como objectivo atingir no domingo o Lago Rose, em Dakar, embora à margem da classificação final.

Para Hélder Oliveira "as peripécias vividas, nas 48 horas da etapa que ligou Zouerat a Atar, davam para escrever um livro". "Já tenho ouvido muitas histórias do Dakar, mas agora fui eu que as vivi. Sinto-me naturalmente triste por ter desistido, mas nestes derradeiros dias de prova quero superar isso, aproveitando-os da melhor maneira para que me fiquem de experiência para o ano que vem, até porque não darei a ninguém nenhuma novidade se disser que quero voltar", disse.

"Como piloto privado, estou a aproveitar para ver como aqueles concorrentes que me estão próximos ultrapassam as dificuldades destas etapas da Mauritânia, onde no fundo a prova tem a sua decisão. O facto de continuar ao volante do meu carro de competição, que não tem agora problemas, permite-me circular à vontade e ir mantendo contactos, conhecendo novas equipas, vendo as máquinas e, claro, torcendo pelos pilotos portugueses que se vão aguentando muito bem em prova", acrescentou Hélder Oliveira.

Desportivamente, nos automóveis, Hélder Oliveira considera que os portugueses "estão mais longe dos lugares da frente do que aquilo que se esperava, e até mesmo do que já fizeram em anos anteriores", mas afirma que ainda não conseguiu avaliar a razão para tal realidade. "É uma das coisas que espero vir a descobrir e que, até para o meu futuro, é bastante importante".