17 outubro 2012

Em Marrocos...


Os pilotos portugueses continuam a brilhar no Rally de Marrocos. Hoje foi Paulo Gonçalves a vencer a etapa aos comandos da sua Husqvarna, mas terminando logo a seguir, Hélder Rodrigues (Honda) voltou à liderança da prova, agora com uma vantagem relativamente confortável sobre Cyril Despres!

11 outubro 2012

Carlos Sousa e Miguel Ramalho testam em Marrocos

Após garantir, em janeiro passado, o melhor resultado de sempre de um construtor chinês no rali Dakar, conduzindo o SUV Haval inscrito pela Great Wall Motors ao sexto lugar da classificação, Carlos Sousa regressou ao continente sul-americano em 2013, iniciando hoje a preparação para a 35ª edição do maior rali do mundo. 

Tal como há um ano, o Tetracampeão Nacional de Todo-o-Terreno tem encontro marcado com a equipa do maior exportador automóvel da China nas pistas do sul de Marrocos, onde hoje e durante os próximos quatro dias terá oportunidade de testar exaustivamente o SUV Haval com que se apresentará, em Lima, a 5 de janeiro próximo, à partida do seu 14ª Dakar. 

 “É um teste um pouco mais extenso do que há um ano e onde a prioridade passa por perceber as alterações que resultam da aplicação do novo regulamento técnico em vigor, em particular ao nível do motor. É que para mantermos a dimensão do restritor, estamos agora obrigados a utilizar um bloco derivado de série, talvez mais fiável que o anterior, mas seguramente menos potente”, explica Carlos Sousa, apontando os buggys de motorização a gasolina como os principais beneficiados desta alteração regulamentar. “Como outras equipas, vamos tentar compensar esta falta de potência evoluindo outros detalhes do carro, como as suspensões, o chassis e a própria refrigeração do motor, um aspeto que limitou bastante a nossa performance no último Dakar”, esclarece. “Pelo menos, teremos agora mais tempo para testar e validar o nosso trabalho, aproveitando também o melhor conhecimento que a equipa tem deste carro”, refere o piloto, que terá novamente o chinês Young Zhou como colega de equipa e o francês Philippe Gache como responsável da estrutura técnica e logística do Team Great Wall Motors. 

Miguel Ramalho do WRC para o Dakar 

A única mudança de vulto diz respeito ao co-piloto de Carlos Sousa, já que no lugar do francês Jean-Pierre Garcin surgirá agora o português Miguel Ramalho, o mais consagrado dos navegadores nacionais, tanto ao nível dos ralis (dois títulos mundiais no PWRC, quatro absolutos e três de Grupo N no Campeonato português) como do todo-o-terreno (cinco títulos absolutos e um recorde de 21 vitórias à geral no Campeonato Nacional). 

 Pela primeira vez ao lado de Carlos Sousa, o navegador, de 48 anos, cumprirá em 2013 a sua quarta participação num Dakar, depois de três presenças com Miguel Barbosa em 2006, 2007 e 2010, esta última já no atual formato sul-americano da prova. “Sempre manifestei à equipa a minha preferência por um navegador português e a escolha do Miguel pareceu-me óbvia dada a sua enorme experiência internacional e o seu inigualável palmarés em termos nacionais. Fico naturalmente muito feliz por disputar um Dakar formando uma dupla totalmente nacional”, justifica Carlos Sousa. 

 Para Miguel Ramalho, “tratou-se de um convite irrecusável e que coincidiu com a paragem do projeto no Mundial de Ralis. É uma oportunidade única de regressar ao Dakar integrado numa equipa oficial e ao lado de um dos melhores e mais experientes pilotos do mundo nesta especialidade. Espero naturalmente estar à altura do desafio e das expetativas que o Carlos e a equipa depositam em mim”, afirmou, por sua vez, Miguel Ramalho, na véspera de se estrear, ainda que numa sessão de testes, no banco direito do Haval SUV do Team Great Wall Motors. Nesta que será a última aparição oficial do atual Haval SUV – a equipa já anunciou que pretende construir um novo carro de raiz –, as expetativas passam por colocar novamente uma equipa dentro do top-10, para que em 2014 possa assumir o mais ambicioso objetivo de lutar por um lugar no pódio final. 

Para esta 35ª edição do Dakar, quinta consecutiva na América do Sul, a Organização preparou várias novidades importantes ao nível do percurso, que pela primeira vez se iniciará da capital peruana, Lima, a 5 de janeiro, continuando depois pela Argentina e pelo deserto de Atacama, até à chegada inédita a Santiago do Chile, a 20 de janeiro, num total de mais de oito mil quilómetros. O habitual dia de descanso acontecerá a 13 de janeiro, pela primeira vez em San Miguel de Tucumán, na Argentina.

fonte

10 outubro 2012

Honda CRF 450 Rali em Marrocos

É já dia 14 de Outubro que a Honda participa no Rali de Marrocos com os seus 5 pilotos, onde se inclui Helder Rodrigues, para desenvolver mais o modelo que irá participar no Dakar, a CRF 450 Rali. 

A CRF450 Rali: a nova pretendente Honda para vencer o Rali Dakar. A primeira moto com apoio de fábrica Honda, para entrar no rali Dakar desde 1989, é baseada na moto de produção CRF450X. A Honda participará no Rali visando, não só vencer pela primeira vez com uma máquina de produção como base, mas também para utilizar esta experiência de competição e incluir, futuramente, nas suas motos de enduro, de venda ao público, os ensinamentos retirados desta competição. 

Este novo modelo irá participar oficialmente no Rali Dakar 2013 que se realizará a partir de Janeiro próximo. A Honda participou nove vezes desde 1981, no formato original do Rali Dakar, no Continente Africano. Cyril Neveu (França) levou a Honda à sua primeira vitória em 1982, no quarto ano da corrida, e entre 1986 e 1989 a Honda ganhou quatro títulos consecutivos, num registo global de 5 vitórias em 9 anos. 

A Honda vai competir no próximo Rali Dakar com o objectivo de colocar à prova a eficiência de combustível e a resistência das tecnologias desenvolvidas para os novos desafios, e que por sua vez, usaremos posteriormente nos novos modelos de produção comercial. 

O modelo CRF450 Rali é baseado no modelo Honda CRF450X de enduro, mas também dispõe do sistema de injecção de combustível programada (PGM-FI *) da Honda, para garantir a eficiência de combustível e durabilidade. 

A Honda ambiciona a sua primeira vitória em rali, num modelo baseado numa moto de produção. Johnny Campbell (EUA), 11 vezes campeão da EUA Baja 1000, vai juntar-se aos quatro pilotos já anunciados - Hélder Rodrigues (Portugal), Felipe Zanol (Brasil), Sam Sunderland (Reino Unido) e Javier Pizzolito (Argentina) para completar a equipa Honda de 5 pilotos. O modelo CRF450 Rali, actualmente em desenvolvimento, já foi testado no Japão, e será utilizado pela primeira vez no Rali de Marrocos, a partir de 14 de Outubro. 

Os cinco pilotos definidos para competir no Rali Dakar, vão competir no Rali de Marrocos, principalmente para recolher dados, identificar comportamentos da moto em condições e ambiente de corrida e ainda desenvolver a operacionalidade da equipa.
Fonte: Engine Start (link)

03 outubro 2012

Hélder Rodrigues em Colónia na apresentação mundial da Honda CRF450 Rally



A Honda apresentou no Salão Internacional de Colónia – Intermot – que hoje abriu ao público, a Honda CRF450 Rally com que o construtor nipónico aposta num regresso vitorioso ao Dakar, de onde está ausente desde 1989. Hélder Rodrigues, campeão do mundo em 2011, é o piloto nº 1 da equipa, pelo que lhe coube apresentar a nova máquina que se irá estrear em competição já no próximo dia 14 de Outubro, dia em que arranca o Rali de Marrocos. Para o piloto Honda, Red Bull e TMN, esta apresentação foi mais um passo importante dado pela equipa na contagem decrescente para o Dakar.