23 novembro 2012

Mais um recorde de inscritos para a grande prova

A publicação da lista de inscritos anuncia novidades recordistas para a 35.ª edição do Rali Dakar. Nas motos, a entrada da Honda como construtor oficial no maior desafio de Todo-o-Terreno do mundo eleva a fasquia no destrono da imponente KTM. 

A edição de 2013 tem uma extensão total de 8400 quilómetros, divididos em catorze etapas entre o Peru, Chile e Argentina.

Esta será a primeira vez que o percurso inverte o sentido, partindo a 5 de Janeiro da capital peruana, Lima, com o cenário da costa do Pacífico a servir de pano de fundo na direção ao Chile. 

Pilotos e equipas enfrentam as dunas logo nos primeiros dias da corrida, apresentando depois um teste de esforço na passagem da Cordilheira dos Andes. O dia de descanso está apontado para a localidade argentina de San Miguel de Tucuman, seguindo-se depois a etapa mais longa da prova, que só termina a 20 de Janeiro na cidade chilena de Santiago, depois de uma passagem final pelas areias de Copiapó e Fiambala. 

 É esperada a participação de 459 concorrentes, representantes de mais de meia centena de nações, dos quais 189 em Motos e 40 nos Quads, distribuídos os restantes pelos Automóveis e Camiões. 

Nas Motos, a supremacia da dupla da KTM, Cyril Despres e Marc Coma, poderá estar em causa com a participação de Hélder Rodrigues como piloto oficial da Honda, ele que nas últimas duas edições completou o desafio na terceira posição. Em jogo estarão também os ‘homens’ da Husqvarna, o português Paulo Gonçalves ao lado dos espanhóis Joan Barreda e Jordi Viladoms. 

Por Portugal estará ainda Pedro Bianchi Prata e o estreante Mário Patrão


Fonte: fozmotor.com

22 novembro 2012

Patrão no Dakar com Suzuki


Mário Patrão vai estar à partida da mais mediática prova de Todo-o-Terreno do mundo, o Rali Dakar, que desta vez terá início alguns dias mais tarde, a 5 de Janeiro, para terminar depois no dia 20 do mesmo mês.

O piloto da RR-Motos/Suzuki/Cepsa/Crédito Agrícola/Lusocargo já iniciou preparação do grande evento. «Esta vai ser a minha estreia nesta mítica prova, quero essencialmente poder chegar ao palanque final com a aquisição da máxima experiência. É uma prova dura, mas é a altura certa para testar as minhas capacidades no Dakar», referiu o piloto de Seia, pluri-campeão nacional de TT, que iria manter-se fiel à sua Suzuki RM-Z 450. «A Suzuki já me deu provas mais do que suficientes de que é uma moto ganhadora, fico muito satisfeito por entrar com ela em mais um importante desafio da minha carreira! Estamos ainda a desenvolver a moto para esta grande aposta, mas tudo está a correr pelo melhor». A moto que Patrão irá usar está a ser desenvolvida em Portugal  e tem a performance assegurada pela Meca’System Racing, marca de renome francesa especialista nas competições de Todo-o-Terreno. Refira-se que a edição do Dakar 2013. arranca do Peru com destino ao Chile, enquanto as etapas intermédias decorrem em solo argentino, país que nos últimos anos deu o sinal de partida para a grande festa do TT mundial. 

Fonte: Motojornal