27 dezembro 2006

Javier Arenas: “Visamos 4 000 patrocínios”

Javier Arenas e Carlos Reig participam no seu segundo Dakar este ano, mas é como se fosse a primeira vez. Para estes dois nativos de Barcelona, o desporto é uma coisa importante, mas a generosidade não o é menos. Um pouco decepcionados por não terem podido montar uma operação humanitária digna desse nome no ano passado, os dois membros da equipa Pelayo-Aldeas Infantiles conseguem desta vez esboçar um sorriso franco antes da partida oficial de Lisboa: “Estávamos motivados por uma acção humanitária no âmbito da corrida desde o início do nosso projecto Dakar”, sublinha Javier Arenas, o piloto. “Conseguimos uma plataforma de entendimento há alguns meses com Aldeas Infantiles a partir de uma constatação simples: o trajecto do Dakar corresponde mais ou menos às cidades onde se encontra implantada a associação”.
Aldeas Infantiles é uma organização, com presença em todos os continentes, que presta auxílio aos jovens propondo-lhes assistência e formação na terra onde vivem. “A finalidade é ajudar, mas sobretudo construir. Os jovens envolvidos pela Aldeas Infantiles têm os elementos de que necessitam para encontrar soluções profissionais nas suas terras. É uma filosofia que consideramos positiva, porque tem em conta os problemas locais e permite evitar os riscos de uma emigração desesperada”.
Concretamente, as sinergias entre os dois concorrentes e a ONG resultaram num projecto que visa realizar 4 000 patrocínios de jovens africanos durante os 15 dias do rali, financiados pelo pagamento de uma soma de 300 euros ano. Para isso, foi criado um sítio Internet (www.undakardiferente.org), bem como uma linha verde: 902.100.136
Como Javier e Carlos sabem muito bem o que querem, já se projectaram no pós-Dakar: “Efectuaremos uma visita aos centros comerciais, após o regresso, para apresentarmos uma exposição de fotografias sobre a prova, e aos centros onde os jovens são acolhidos”. Pelayo, segurador espanhol e patrocinador principal da equipa, coloca igualmente todo o potencial das suas relações na batalha humanitária divulgando a campanha de patrocínios junto dos seus clientes: “É o regresso desta empresa que antes fora um patrocinador importante com ambições de vitórias e que agora procura uma participação simples e ética”, sublinha ainda Javier Arenas.


fonte: dakar.com

Sem comentários: