11 fevereiro 2008

Dakar 2009 realiza-se na Argentina e Chile

O Rali Dakar 2009 vai realizar-se na Argentina e no Chile, entre 3 e 18 de Janeiro do próximo ano, anunciou hoje a Amaury Sport Organisation (ASO), empresa organizadora da prova. Buenos Aires, capital argentina, será o local de partida e chegada.

“Os concorrentes do Dakar 2008 terão prioridade na inscrição”, disse Etienne Lavigne, o chefe da organização da competição, cujos pormenores sobre o percurso serão revelados amanhã em Buenos Aires. Os concorrentes sul-americanos terão uma tarifa especial e os veículos dos pilotos europeus serão transportados de barco a partir do final de Novembro e início de Dezembro, com a duração travessia estimada em três semanas.

Depois de 29 edições em território africano e da anulação da 30ª edição por causa das ameaças terroristas, a prova criada por Thierry Sabine em 1979 muda agora de continente.


Fonte: público

Hail Baja Arábia Saudita 2008 interdita a mulheres

Parece brincadeira, mas não é. Apesar de integrar este ano – e pela primeira vez – o calendário da Taça Internacional FIA de Bajas, abrindo inclusivamente esta competição, entre os dias 11 a 14 de Fevereiro próximo, a verdade é que os organizadores da Hail Baja Arábia Saudita 2008 estão a recusar a inscrição de concorrentes femininas na sua prova, simplesmente porque naquele país, onde se encontram os mais radicais seguidores dos costumes islâmicos, as mulheres ainda são proibidas de conduzir, de acordo com uma lei que vigora já desde 1932 – e que só este ano promete ser extinguida.

Os próprias turistas ocidentais continuam a ser fortemente desaconselhados a viajarem para aquele país, um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Na condição de o fazerem, as embaixadas, incluindo a portuguesa, recomendam o respeito escrupuloso pelas regras e costumes locais, nomeadamente as que dizem respeito à indumentária.

Madalena Antas foi a primeira a confrontar-se com esta insólita situação, após desenvolver os primeiros contactos com a organização local: «Nem queria acreditar. Era a primeira prova que tinha planeado disputar este ano… Embora tenha o maior respeito pelos costumes de cada país, deparei-me com uma situação altamente injusta e lesiva para quem tinha como objectivo disputar toda a competição (que inclui ainda as bajas de Itália, Espanha, Hungria, Gales e Portalegre, ndr). Se a prova está incluída no calendário FIA, não vejo com que argumentos puderam impedir a minha inscrição», lamentou.

José Megre ainda chegou a servir de intermediário nas negociações, aproveitando uma visita que efectuou àquele país: «Estive lá pessoalmente e conheci os organizadores, mas logo percebi que seria dificílimo contornar as ideias deles, nem com pedidos especiais. Não deram a menor hipótese, recusando-se determinante a aceitar a inscrição dela, por mais que insistisse», testemunhou. «Mesmo que esta fosse aceite, o maior problema seria sempre com o visto de entrada, que se já é quase impossível de obter por um ocidental, então pelas mulheres é dramático».

De qualquer modo, ameniza o mesmo responsável, «é preciso também ver as coisas por outra perspectiva. Por exemplo, perceber que já começam a ser dados alguns sinais de abertura, como a própria realização desta baja o sugere. É, aliás, a primeira prova internacional a realizar-se naquele país, berço do islamismo e onde todos os muçulmanos ambicionam ir pelo menos uma vez na vida», pormenorizou.

Também Joana Sotto-Mayor, navegadora de Bernardo Moniz da Maia, foi informada pelo Team Dessoude que, para alinhar na baja saudita, teria que respeitar escrupulosamente os costumes locais, ou seja, andar sempre de cara tapada até entrar no carro e colocar o capacete: «De início, pensei que era uma brincadeira. Mas depois, explicaram-me que era mesmo assim: tinha que andar encabeçada, vestida tal como as mulheres locais. Ou era assim, ou não podia inscrever-me! Respeito a cultura e os costumes deles, mas nessas condições obviamente que recusei ir», justificou a navegadora portuense.

Mesmo sem nunca ter planeado disputar esta baja, também Elisabete Jacinto se mostrou surpreendida com esta atitude discriminatória por parte dos organizadores: «É verdade que cada país tem direito à sua cultura, seja esta boa ou má. Agora não é correcto que a FIA proporcione e aprove corridas que limitam a sua participação a mulheres».

Certo mesmo é que a debutante prova saudita, cujas inscrições encerraram na passada terça-feira (29 de Janeiro), vai mesmo ter lugar, tendo no árabe Nasser Al-Attyah (X-Raid) e no russo Boris Gadasin (Overdrive), actual detentor do título, as suas duas principais figuras de cartaz.

A cerimónia de partida está marcada para 12 de Fevereiro, no centro da cidade de Hail, seguida de uma curta Super Especial (3 km), a meio da tarde. O percurso competitivo será totalmente disputado no deserto, estando previstos dois sectores selectivos com 265 e 200 quilómetros, respectivamente.


Fonte: autosport

09 fevereiro 2008

Transibérico 2008 no Rally Raid World Tour

"ACP e Eurosport lançam nova prova todo-o-terreno

Depois da anulação do Rali Lisboa-Dakar, o mundo das competições todo-o-terreno entrou em ebulição. Há dias foi apresentada a primeira prova da nova competição Dakar Series. Ontem, em Lisboa, foi a vez de o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e o Eurosport Events apresentarem o Rally Raid World Tour.

Esta é uma nova competição de todo-o-terreno que irá ter uma prova em Portugal, o Rali Transibérico. A competição foi antecipada uma semana, para não colidir com a transmissão do torneio de ténis de Roland Garros, no Eurosport, e irá realizar-se de 20 a 25 de Maio.

"Estou muito contente com este acordo e é, sem dúvida, um grande salto que o Transibérico vai dar. Queremos aumentar a notoriedade internacional e temos essa possibilidade com o Eurosport", explicou Carlos Barbosa, presidente do ACP.

A parceria de três anos entre o ACP e o Eurosport Events irá garantir à prova portuguesa uma "extensa" cobertura televisiva, com a transmissão de directos e resumos diários, bem como a possibilidade de seguir a competição pela Internet.

O Rali Transibérico, pontuável para o Mundial de todo-o-terreno, é o primeiro evento do calendário do Rally Raid World Cup, que já tem confirmados o Rali das Pampas (Patagónia) e o Desert Challenge (Dubai).

No total, serão 2500 quilómetros, dos quais 1500 são realizados em especiais, e têm novamente início marcado para o Estoril, passando por Mafra, Castelo Branco, Évora e, já em terreno espanhol, Badajoz."

Fonte: público

Dakar Séries arranca em Abril

"A primeira etapa do Dakar Séries vai realizar-se entre 20 e 26 de Abril na Hungria e na Roménia. Os concorrenets que iam participar no Lisboa-Dakar deste ano, que foi cancelado, serão convidados para este prova.

«Vamos ter sete dias de competição, 300 quilómetros de prova, dos quais 1500 são especial», avançou o director da prova, Etienne Lavigne, adiantando já ter a «garantia da presença das principais equipas que iam participar na edição 2008 do Dakar».

Todos os concorrentes que iam participar na edição do Lisboa-Dakar deste ano, que acabou por ser cancelado, serão assim convidados para o Dakar Séries."

Fonte: tsf

08 fevereiro 2008

A vida continua...

Está na altura de terminar o luto pelo Dakar 2008.