A majestosa Praça de República foi pequena para acolher os milhares de pessoas que não quiseram perder o início da mais conceituada prova de todo-o-terreno do mundo. Todos os olhares estavam centrados no palco montado no centro da Praça e por volta das 5h15m da manhã a população foi ao rubro quando a primeira moto desceu o palco, dando assim início ao Dakar 2009.
A primeira etapa foi a descoberta das longas planícies que caracterizam os trilhos argentinos. Os participantes do Dakar nunca antes tinham disputado uma especial tão longa. Com quase 400 km percorridos ao cronómetro e sendo provavelmente a etapa mais rápida do rali, esta etapa constituiu um verdadeiro warm-up para aquilo que espera a todos os participantes da prova.
O facto de ser uma etapa muito rápida favorecia as motos de maior cilindrada, e assim sendo Paulo Gonçalves optou por um andamento regular com o ojectivo de poupar a mecânica. ”Hoje era uma etapa muito difícil para as 450, porque tinhamos rectas com mais de 40km. Assim optei por uma condução cautelosa de forma a não forçar o motor da minha CRF 450X, porque uma especial tão rápida é muito exigente para as motos de cilindrada mais baixa”, comentou o piloto da Racetech.
Ainda assim no final da etapa o piloto de Esposende apresentou-se como o melhor português deixando-o satisfeito com a sua prestação.
A etapa de amanhã ligará Santa Rosa a Puerto Madryn e será a etapa mais longa que os pilotos terão de percorrer.
Classificação dos portugueses:
15º Paulo Gonçalves(Honda), a 35m44s
16º Helder Rodrigues(KTM), a 35m49s
34º Pedro Oliveira(Yamaha), a 51m02s
40º Luís Ferreira (BMW), a 53m21s
54º João Rosa (Yamaha), a 57m52s
79º Bianchi Prata (BMW), a 1h05m58s
03 janeiro 2009
Motos: Paulo Gonçalves foi o melhor português
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