Arranca hoje [ontem] para a estrada, e começa amanha [hoje] a sério o Dakar 2010! Com VW e BMW oficiais e uma Mitsubishi francesa, o vencedor não deverá sair deste trio. Talvez Robby Gordon... E nas motos a história não andará muito longe. O Dakar é que sabe!
No filme de Bryan Singer, "Os suspeitos do costume", só nos instantes finais é que o espectador descobre quem era, afinal, o misterioso Keyser Soze. No que a este Dakar diz respeito, esse encontram-se bem identificados e, como tal, a aposta na Volkswagen e BMW faz todo o sentido. Isto para quem quer vencer... mas ganhar pouco dinheiro. Se quiser aumentar o pé-de-meia, aposte em Robby Gordon, Krzysztof Holowczyc... ou Carlos Sousa!
Mais a sério, a equipa de Kris Nissen apresenta-se, claramente, como favorita. O Race Touareg foi melhorado do ponto de vista da fiabilidade e o line-up ganhou com a entrada de Nasser Al-Attiyah, que trouxe ainda mais consistência aos andamentos de Giniel de Villiers - vencedor em 2009 - e Carlos Sainz. Não acontecendo nenhuma hecatombe com este trio, Mark Miller e Maurício Neves não serão mais do que transportadores de peças para os colegas de equipa.
No entanto, o trunfo da concorrência poderá residir exactamente nos pilotos da VW, já que de Villiers, Sainz e Al-Attiyah não aceitam nada que não seja papel de protagonista. Se o primeiro já venceu, o segundo já lá andou perto e o qatari liderou até deixar o Dakar, no ano passado. Com um início de prova ao estilo WRC, Sainz e Al-Attiyah podem ganhar ascendente, mas de Villiers não irá entrar a dormir. Apostamos que Kris Nissen levou um carregamento de benuron...
Irredutíveis gauleses
Já na BMW, as coisas parecem ser bem mais transparentes. Recém-chegado, Stéphane Peterhansel foi de imediato promovido a chefe-de-fila da estrutura de Sven Quandt, remetendo para segundo plano o também despedido da Mitsubishi, Nani Roma e, sobretudo, o detentor da Taça do Mundo 2009, Guerlain Chichérit. Talvez tenham sido as 9 vitórias (6 de moto e 3 de carro) que ostenta ou o facto, objectivo, de ser apenas melhor que os colegas de equipa, que valham a Peter um estatuto preferencial na BMW.
Nos testes efectuados, o francês reconheceu ter à disposição "o melhor motor que alguma vez utilizei" e introduziu alterações no X3 CC (trabalho de suspensão, direcção, centro de gravidade) que o tornaram um carro mais ao estilo... Mitsubishi. No fundo, a realidade que conhecia até agora. Um pouco como Miller na VW, Roma será um fiel escudeiro - embora ambicione, legitimamente, juntar-se a Auriol e... Peterhansel como um de três a vencerem de moto e carro -, enquanto Chichérit será uma incógnita. Capaz do melhor e do pior no espaço de... minutos, o francês ganhou experiência e maturidade e ter Tina Thorner a seu lado demonstra a forma séria como encara esta sua participação. Talvez, desta vez, tenha deixado a loucura para o esqui...
Privados ao ataque
Depois do óbvio, os outros. Holowczyc é candidato a melhor privado, tal como Gordon e Sousa. Se o primeiro será o mais pobre dos três - pela estrutura e carro -, o segundo pretende ser o primeiro americano a vencer a mítica afric... perdão, sul-americana, depois de ter sido o primeiro americano a ganhar uma etapa. Este ano, parte com um escudeiro, Carlo de Gavardo, com o antigo motard chileno a querer apostar numa mudança de rumo na carreira.
E assim chegamos à JMB Stradale Off Road Team. Foram-se os diamantes, mas ficaram... as pérolas! Segundo Dominique Serieys, director de equipa e comentador AutoSport durante o Dakar, os Racing Lancer foram alvo de melhorias técnicas e receberem evoluções de material, "embora com as óbvias limitações de uma estrutura privada". Com motor a gasolina, o Mitsubishi é um dos carros mais fortes e Carlos Sousa pode, com sorte e mérito, ser um dos protagonistas na sua primeira incursão no Dakar sul-americano.
Para além destes nomes, outros pilotos podem, aqui e ali, aspirar a dar nas vistas, mas apenas pontualmente. Talento e dinheiro raramente dão hipóteses! Mas aqui fica o nosso prognóstico: Sainz, Peterhansel e Chichérit no pódio. Em que ordem? Não queriam mais nada...
Fonte: autosport
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