ATENÇÃO: Depois de analisar com calma estes mapas e de um passeio atento por diversos fóruns na Internet fiquei muito apreensivo. De facto estes mapas não ajudam rigorosamente nada. Por exemplo a ZE Cofidis – só o nome arrepia – fica bem no centro do Montijo! Para alem disso a ideia peregrina de fechar a zona da prova ao trânsito fazendo transportar as pessoas de autocarro só pode dar um mega problema. Não é preciso ser bruxo para imaginar que pelo menos meio milhão de pessoas vai querer ver a prova. Ora quantos autocarros serão precioso para transportar tal quantidade de gente? Seria bom que não se cometessem os erros do ano passado em que dezenas de milhares de pessoas ficaram um dia inteiro presas no trânsito a contar chaparros. Este ano a armadilha Península de Tróia foi evitada e bem. No entanto puxar a primeira especial mais para Norte só trará mais uns bons milhares de adeptos do desporto automóvel para a estrada. Falta um mês e meio para a partida do Dakar. O apelo que os adeptos fazem é que se tomem boas e ponderadas decisões. A efectivarem-se as coisas tal como estão a ser anunciadas é de prever um fiasco monumental com enormes prejuízos para os adeptos, para a prova e para o futuro do Dakar em Portugal. Tenham tento, senhores!
O Euromilhões Lisboa-Dakar já faz parte dos portugueses e estes vibram intensamente com uma prova única, capaz de despertar emoções como nenhuma outra no panorama automobilístico... e não só. Ao longo do percurso das duas especiais realizadas em 2007, mais de um milhão de pessoas saiu para a rua para encorajar os pilotos na partida para África, o que levou os organizadores franceses a afirmar que em 2007 se realizou a melhor partida do Dakar dos últimos 20 anos.
Para a próxima edição, repetem-se as duas especiais em solo Português. Aqui ficam os primeiros detalhes das duas etapas em solo nacional, a decorrerem nos dias 5 e 6 de Janeiro.
Meio de acesso prioritário à 1.ª Especial
Zona 1
Vindo de Norte: Ponte da Lezíria (A10), A13,
Vindo de Sul: A13
Estes acessos vão permitir aceder a "pontos de encontro" nos concelhos de Benavente e Montijo, em Samora Correia e Canha, respectivamente. Estarão abertos a partir das 12 horas do dia 4 de Janeiro e nestes pontos far-se-á a recepção dos espectadores, onde cada Município e respectivas Freguesias terão programas de animação especialmente pensados para receber os espectadores do Lisboa-Dakar, que poderão desfrutar de momentos de verdadeira festa.
Zona 2
Vindo de Norte: Ponte Vasco da Gama (A12)
Vindo de Sul: A2, IC32
Estes acessos vão permitir aceder ao Ponto de Encontro Alcochete.
A partir das 4 horas da manhã de dia 5, através de autocarros disponibilizados pelos municípios e com o apoio da Vimeca, iniciar-se-á o transporte gratuito do público para as zonas espectáculo nos seguintes binómios:
Ponto de encontro Samora Correia - Zona espectáculo Companhia das Lezírias e Zona espectáculo Brisa
Ponto de Encontro Canha - Zona Espectáculo a designar
Ponto de Encontro Alcochete - Zona espectáculo Cofidis
A Especial terá início às 8h30 horas do dia 5 de Janeiro e terminará por volta das 17h30, proporcionando 6 horas de emoção e experiências aos espectadores presentes. Os concorrentes irão encontrar pela frente uma especial rápida, ao estilo das típicas bajas portuguesas, onde ao contrário de 2007 haverá pouca areia a transpor.
De salientar que Brisa, Cofidis e Companhia das Lezírias terão montadas também animações em cada uma das respectivas zonas espectáculo.
A partir das 12h30, o transporte dos espectadores passará a ser feito exclusivamente no sentido Zona Espectáculo > Ponto de Encontro.
Logo após o final da especial entrarão equipas de limpeza das Câmaras Municipais de Alcochete, Benavente e Montijo bem como equipas da Ipodec iniciando-se desde logo a limpeza e recuperação dos locais.
2.ª Especial
No dia 6, realiza-se a segunda especial em solo português. O modelo de sucesso da edição anterior volta a ser utilizado em 2008, com os concorrentes a terem de disputar uma etapa muito técnica num solo de montanha, predominantemente duro. Os camiões não disputam esta especial, seguindo directamente para o ferry que os levará a África.
Meio de acesso prioritário à 2.ª Especial:
Zona Espectáculo 1 - Sítio dos Guenos/Portimão
Acessos: A partir do nó de Alvor na A22 optar na N532 por Sr.ª do Verde ou Casas Velhas.
Zona Espectáculo 2 - Arriqueta/Monchique
Acessos: Seguir as indicações com muita atenção depois de deixar a N267 (Portela da Nave) pois os acessos fazem-se por caminhos rurais.
Zona Espectáculo 3 - Pardieiro/Monchique
Acessos: Por Alferce, Fornalha, S. Marcos da Serra ou o Caminho Municipal 1077.
Zona Espectáculo 4 - Portimão
Acessos: Esta Zona Espectáculo tem acesso exclusivo através de autocarros gratuitos colocados em vários parques de estacionamento da cidade de Portimão.
fonte: iol
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário