01 novembro 2007

Universidade de Aveiro apresenta mota desenvolvida para o Lisboa-Dakar

Desenvolver um projecto tecnológico conducente à optimização estrutural e ao aumento de performance, autonomia e fiabilidade de uma moto para participar na mais importante prova do todo-o-terreno, foi o desafio lançado à Universidade de Aveiro (UA) pelo piloto Pedro Oliveira ( que vai participar no Lisboa – Dakar) e respectivo staff no início deste ano. O veículo será apresentado amanhã, 2 de Novembro, às 16h30, no edifício da Reitoria da UA.

Este projecto envolveu os investigadores José Grácio e Ricardo Beja, do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA), assim como vários alunos do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da UA. Deste modo, foi possível aplicar alguns dos novos conceitos desenvolvidos pelo TEMA na optimização de estruturas, bem como testar tecnologias avançadas de produção, mas também foi dada aos alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro, oportunidade para expressar, num projecto real, os seus conhecimentos, e contribuir, com as suas ideias, para melhoramentos significativos, sobretudo ao nível da autonomia e ergonomia.

O trabalho desenvolvido traduziu-se, inicialmente, na apresentação de um novo design da moto, com utilização de novos materiais, contemplando, simultaneamente, as questões do foro mecânico. A produção dos novos componentes foi realizada com recurso a técnicas avançadas de CAD/CAM/CAE. Os órgãos da moto foram submetidos a situações extremas de temperatura e carga, de modo a testar, respectivamente, os sistemas de arrefecimento e amortecimento desenvolvidos. A moto passou finalmente por uma fase de optimização, permitindo agora os testes em terreno.


Fonte: Ciência Hoje

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