21 dezembro 2009

Ruben Faria com Cyril Despres no ataque ao Dakar

No já longínquo dia 4 de Janeiro de 2006 escreveu-se aqui (link) neste mesmo blogue sobre Ruben Faria: "(...) quem sabe não está aqui, enfim, um primeiro piloto oficial num próximo Dakar. Porque quem anda assim não engana!"

Hoje sabe-se:
Numa altura em que o piloto algarvio estava quase conformado a ficar de fora de duas das mais importantes provas de todo-o-terreno, eis que o telefone tocou com o convite pessoal de Despres

Ruben Faria vai integrar a equipa KTM Red Bull Racing no Rali Dakar 2010, tendo como principal missão ajudar o francês Cyril Despres a chegar à vitória final na versão sul-americana da mítica competição de todo-o-terreno, que vai decorrer na Argentina e no Chile, durante as duas primeiras semanas de Janeiro. Numa altura em que o piloto algarvio estava quase conformado com o facto de ficar de fora do Dakar e da Africa Eco Race, (des)motivado principalmente pela falta de apoios, eis que o telefone toca e o convite pessoal de Cyril Despres chega. Após um teste realizado em Andorra, em que participaram diversos pilotos, o astro francês não teve dúvidas de que o piloto algarvio era a escolha indicada para o auxiliar a cumprir os objectivos traçados para a equipa.

Confessando o grande orgulho sentido por ter recebido, de forma inesperada, um convite por parte de “um dos melhores pilotos do mundo” e que conhece as suas capacidades, Ruben Faria afirmou ao LusoMotores, Ruben Faria tem vindo a realizar um forte programa de preparação física para a participação no Dakarem dia de apresentação simbólica da sua participação no Dakar 2010, que está a viver um momento muito importante da sua carreira, “um sonho”, e com um grande significado, pois não teve de pagar nada para integrar a equipa que considera ser a grande favorita para a vitória na competição: “Fui convidado pelo meu valor”.

Numa dura prova onde irá conduzir uma KTM 690, com restritor de entrada de ar para limitar a performance por norma da organização da prova, Ruben Faria está consciente das suas funções na equipa e mostra-se extremamente motivado para enfrentar este novo desafio: “O objectivo principal para o Dakar 2010 é que o Cyril Despres chegue em primeiro. Vou fazer o meu trabalho bem, para que ele consiga vencer, e vou tentar ser o mais regular possível para que consiga chegar ao fim nos lugares da frente. Ruben Faria tem vindo a realizar um forte programa de preparação física para a participação no DakarJulgo que, se não houver muitos problemas mecânicos com ele e se eu tiver uma prova regular, consigo ficar entre os lugares cimeiros”.

Depois de duas participações no Dakar africano, onde somou vitórias em duas etapas, apesar de ter sofrido imprevistos que o impediram de cumprir os objectivos desejados, Ruben Faria vai estrear-se na versão sul-americana da prova, reconhecendo que o facto de não conhecer o terreno, face aos pilotos que participaram no ano anterior, “é uma desvantagem”. Para anular esta desvantagem, o piloto português vai estudar bem as condições e características do terreno, o clima dos locais por onde passará a prova e outros aspectos importantes que podem ser decisivos para conseguir uma boa prestação.

A integração de Ruben Faria na KTM Red Bull Racing permitiu ao piloto verificar a grande diferença de condições de trabalho e de experiência que existe entre as equipas portuguesas e as principais formações que lutam habitualmente pela vitória final em grandes competições, sublinhando a estrutura “profissional ao máximo” que encontrou no conjunto liderado por Cyril Despres e a utilização de material de topo quer na preparação quer em prova. A grande potência da antiga mota do astro francês, que Ruben Faria teve a possibilidade de testar, foi um dos aspectos que o piloto algarvio destacou ao LusoMotores, de forma entusiasmada, referindo também o elevado peso da mesma.

Ruben FariaQuanto à preparação para o Dakar 2010, Ruben Faria efectuou primeiramente testes em Andorra, que provaram a sua boa forma física, e começou a fazer um programa de treino específico traçado por um “personal trainer”, que inclui diversos tipos de exercício. De salientar que o piloto luso já efectuava treino diário com os ciclistas do Palmeiras Tavira, preparação que se mostrou bastante útil no teste de mais de quatro horas em bicicleta que efectuou em Andorra.

Durante a semana de preparação em Andorra, as prestações do português surpreenderam o próprio Cyril Despres: “Nunca pensei que o Ruben estivesse em tão boa forma. A sua contratação para a equipa foi já muito tardia em termos de esquematização e preparação da prova, mas a semana em que fizemos um treino intenso a 2500 metros de altitude mostrou que o Ruben estava em forma e mesmo quando andámos com as motos de treino ele sentiu-se rapidamente à vontade com a KTM 690”. “Ele é rápido e muito profissional e estou bastante contente por o ter ao meu lado neste Dakar”, acrescentou o piloto gaulês, que já venceu o Rali Dakar por duas vezes, em 2005 e 2007, e foi segundo classificado na última edição.

Quanto ao futuro depois do Dakar 2010, Ruben Faria ainda não quer fazer planos. Ruben FariaO piloto algarvio confessou já ter recebido o convite de Despres para participar noutras provas, como o Rali da Sardenha, mas prefere para já focar-se apenas na participação no Dakar Argentina-Chile, deixando para depois a tomada de qualquer decisão. O português embarca para Buenos Aires a 26 de Dezembro, juntando-se à restante equipa na cerimónia de apresentação organizada pela Red Bull, e cumpre depois todos os processos administrativos necessários antes do arranque do Dakar 2010.


Fonte: link

Sem comentários: