Cyril Neveu, de apenas 21 anos, sagra-se vencedor da primeira edição do Paris-Dakar, sendo um dos 69 aventureiros a completar o percurso de dez mil quilómetros, entre os 170 que se apresentaram à partida.
Em 1980, a organização estipula a actual divisão de categorias em motos, carros, e camiões. Freddy Kotulinsky consegue o primeiro e único sucesso da Volkswagen na prova, ao volante de um Iltos;
Três anos depois da sua edição inaugural, os portugueses fazem-se representar na prova, num projecto liderado por José Megre e que teve por base os jipes na União Metalo Mecânica (UMM);
A única vitória da Renault no Dakar remonta a 1982, quando os irmãos Marreau, Claude e Bernard, impuseram o Renault 20 Turbo. Dois anos, já tinham causado sensação entre a caravana automóvel, ao levaram uma 4L ao terceiro lugar da geral;
O primeiro grande susto do rali aconteceu em 1983, quando uma tempestade de areia atingiu os concorrentes no deserto de Teneré: 40 pilotos ficam perdidos, sendo resgatados pela organização apenas ao fim de quatro dias de buscas;
Em 1985, ao cabo da terceira participação de um Pajero, Patrick Zaniroli consegue para a Mitsubishi o seu primeiro de 12 triunfos na categoria automóvel;
Na sombria edição de 1986, Thierry Sabine, o criador da prova, perde a vida num acidente de helicóptero, a meio de uma tempestade de areia. As suas cinzas são espalhadas no deserto;
O Paris-Alger-Dakar de 1986 foi, igualmente, a edição mais longa de sempre. Em 20 dias a caravana percorreu 15 mil quilómetros;
A Peugeot é o único construtor que conta por vitórias o número de presenças na partida (de 1987 a 1990);
Em 1991, Ari Vatanen vence entre os carros pela quarta vez, tornando-se no recordista desta categoria. Entre as motos, Stéphane Peterhansel celebra pela primeira vez à chegada;
O ano de 1992 marcou a primeira grande mudança no percurso. Pela primeira vez, o rali deixou de terminar em Dakar, partindo de Paris e acabando na sul-africana Cidade do Cabo. Nesta edição, Hubert Auriol foi o vencedor entre os carros, resultado que o colocou como primeiro piloto de sempre a vencer nas duas e quatro rodas. O feito só foi repetido em 2004 pelo compatriota Stéphane Peterhansel;
Pela primeira vez em 1997, a prova começa e termina em Dakar, com passagem pelo Níger e pelo mítico deserto de Ténéré. Jutta Kleinschmidt faz história nesse ano ao tornar-se na primeira mulher a vencer uma etapa;
Em 1998, Peterhansel entra para a história do Dakar ao ganhar a categoria das motos pela sexta vez, todas ao serviço da Yamaha;
Do Dakar até ao Egipto, a 22ª edição da prova foi de má memória para Carlos Sousa e João Luz que sofreram um grave acidente numa das etapas líbias, quando foram surpreendidos por uma duna mais traiçoeira;
Em 2001, Jutta Kleinschmidt torna-se na primeira e única mulher da história a vencer a prova, ao volante de um Mitsubishi Pajero e acompanhada pelo actual co-piloto de Carlos Sousa na VW, o alemão Andy Schulz;
Duplo vencedor em 2001 e 2002, Fabrizio Meoni, uma das figuras mais queridas de todo o pelotão, perde a vida na trágica edição de 2005;
Portugal entra na rota do Dakar em 2006, tornando-se no 24º país ser descoberto pela caravana do Dakar;
Vitórias Absolutas - Pilotos
Auto
4 - Ari Vatanen
3 - Pierre Lartigue
3 - René Metge
3 - Stéphane Peterhansel
2 - Hiroshi Masuoka
2 - Jean-Louis Schlesser
Moto
6 – Stéphane Peterhansel
5 – Cyril Neveu
4 – Edi Orioli
3 – Richard Sainct
2 – Hubert Auriol
2 – Rahier
2 – Fabrizio Meoni
Camião
6 – Karel Loprais
5 – Vladimir Tchaguin
2 – Georges Groine
Vitórias albsolutas - Marcas
Autos
12 - Mitsubishi
4 - Citroen
4 - Peugeot
2 - Porsche
2 - Range Rover
2 - Schlesser
1 - Mercedes
1 - Renault
1 - Volkswagen
Motos
9 – Yamaha
7 – KTM
6 – BMW
5 – Honda
2 – Cagiva
Camiões
7 – Kamaz
6 – Tatra
5 – Mercedes
4 – Perlini
1 – Sonacone
1 – Hino
1 – ALM/CMAT
1 – DAF
1 - MAN
fonte: autosport
03 janeiro 2008
Factos e estatísticas do Dakar
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