07 junho 2006

Rali de Marrocos (III)

Morte de Henri Magne ensombra final do Rali de Marrocos

Carlos Sousa venceu última etapa e Peterhansel abdicou da vitória

O luto marcou ontem a última etapa do Rali de Marrocos, após a morte do francês Henri Magne, de 53 anos, co-piloto de Joan Roma. A perda de controlo do Mitsubishi do piloto espanhol no primeiro troço da etapa, que resultou no embate num muro de betão, acabou por ser fatal a um dos mais experientes navegadores da actualidade, que fez equipa, entre outros, com o português Carlos Sousa.
Para segundo plano ficou, assim, a vertente desportiva da prova, onde a vitória final sorriu ao sul-africano Giniel de Villiers (Volkswagen), com Carlos Sousa (Volkswagen) a triunfar na derradeira etapa, subindo ao terceiro lugar da geral. Mas tal só aconteceu depois de Stephane Peterhansel e toda a equipa da Mitsubishi terem abdicado - o francês foi o mais rápido na etapa de ontem e alcançou mesmo a vitória no rali marroquino, ultrapassando Villiers -, em luto pela morte do seu companheiro de equipa.
Nascido em 1953, em Brives, Henri Magne construiu um respeitável currículo ao longo dos 25 anos em que foi co-piloto profissional nas provas de todo-o-terreno. Nos 87 ralis em que participou - entre os quais 25 edições do Dakar, terminando em terceiro a edição deste ano - totalizou 27 vitórias e 72 presenças no pódio.
Vencedor por quatro vezes consecutivas - entre 1999 e 2002 - do Rali de Marrocos e por duas vezes do Dakar (com o japonês Shinozuka, em 1997, e com o francês Jean-Louis Schlesser, em 2000), Magne trabalhou com os principais pilotos do todo-o-terreno, entre os quais Pierre Lartigue, Luc Alphand, Bruno Saby, Jean-Pierre Fontenay e Masuoka. E fez parceria com Carlos Sousa, em 2003, quando o português venceu a Taça do Mundo - um título que o francês já conquistara em 1998, 2000, 2001 e 2002 - ao volante de um Mitsubishi Strakar.
À partida para a sexta etapa, Magne ocupava com Roma a quarta posição da classificação geral, a 17m33s do líder Giniel de Villiers. Face a esta sequência trágica de acontecimentos, Carlos Sousa, que ocupava a sétima posição da geral, acabou por galgar na classificação, encerrando a sua participação com a vitória na última etapa e o terceiro posto na prova, a 41m09s do vencedor. Na segunda posição acabou por ficar Jean Louis Schlesser (Schlesser), a 19m04s de Villiers.
Entre os portugueses que terminaram o rali, Pedro Grancha (Mitsubishi) terminou a etapa em 26.º lugar, fechando com o 16.º posto da geral, enquanto, nas motos, Hélder Rodrigues (Yamaha) foi ontem o 10.º mais rápido, alcançando o 9.º lugar, a 2h02m39s, do vencedor, o espanhol Marc Coma (KTM).

Classificação
Autos 1º G. Villiers, 15h02m31s; 2º JL Schlesser, a 19m04s; 3º C. Sousa, a 41m09s