26 maio 2006

João Lagos junta Carlos Sousa à Volkswagen para o Lisboa-Dakar

Acordo para duas épocas completas entre o piloto português e a marca alemã tem em vista uma participação ambiciosa na grande prova africana

"Nunca senti que estivesse tão perto de poder ganhar um Dakar", foi como resumiu ontem Carlos Sousa o acordo rubricado entre a João Lagos Sports e a Volkswagen, que proporcionará ao piloto português um carro e uma equipa exactamente iguais aos dos pilotos oficiais do construtor alemão.
Carlos Sousa, o português que melhor classificação alguma vez obteve na mítica prova de todo-o-terreno e que desde o ano passado sai de Lisboa em direcção à capital do Senegal, vai ter à sua disposição um Touareg em tudo semelhante aos da Volkswagen Motorsports, bem como uma equipa técnica própria, mas cedida pela marca germânica. Peças, infra-estruturas, breefings tudo será idêntico ao que será disponibilizado aos pilotos oficiais da Volkswagen. "A única diferença que existirá entre os carros serão os patrocinadores", explicou Carlos Sousa.

Investimento de vulto
O investimento neste projecto que tem como limite temporal o ano de 2008 atinge os seis milhões de euros. João Lagos quer atrair ainda mais gente para o Dakar e nada melhor do que dar condições ao piloto que considera ser o melhor piloto português para vencer a competição: "Uma das grandes ideias para promover ainda mais a prova é a de proporcionar ao Carlos Sousa condições sérias para disputar o Dakar. Tínhamos que resolver de uma vez por todas situações como as vividas este ano em que só na véspera da partida me subiram o acento para que pudesse ver a estrada", exemplificou João Lagos.
Para além de condições técnicas ao nível das melhores existentes, o acordo agora celebrado irá também facultar a Carlos Sousa um período relativamente longo para se habituar ao novo carro. Assim, já no final deste mês, o piloto português vai para Marrocos, onde realizará a sua primeira prova ao volante do Touareg. Seguir-se-ão a Baja Aragon, Dubai ou Baja Portalegre. Para além disso, estão também previstos várias sessões de treinos, a primeira das quais já em Setembro, na Tunísia.
Carlos Sousa fez questão de sublinhar a possibilidade que terá de fazer quilómetros com o seu novo carro antes de competir num Dakar. "Faltava este passo que foi dado. Ela vai permitir-me fazer testes com o novo carro com tempo e recuperar a diferença para os melhores pilotos do Mundial", frisou.

Novo navegador
Por enquanto, Carlos Sousa terá ao seu lado o navegador alemão Andreas Schulz, que ganhou um Dakar com o japonês Masuoka. Mas em cima da mesa está a ideia de encontrar um navegador português, de forma que toda a equipa seja portuguesa. Essa foi a ideia expressa por João Lagos, mas Carlos Sousa foi mais cauteloso: "Toda a gente quer que tenha um navegador português. Eu também preferia, até por uma questão de facilidade de comunicação. Resta saber se compensa arriscar, dada a pouca experiência da maioria dos navegadores do nosso país."


fonte: publico.pt

Sem comentários: