10 maio 2006

Lisboa-Dakar 2007 arranca uma semana mais tarde

Ligação marítima entre Portimão e Marrocos pode
ser uma realidade em 2007


Novas datas, a possibilidade de ligar Portugal a Marrocos, sem necessidade de passagem por Espanha, e a exclusão da Guiné-Conacri do percurso são as grandes novidades da 29.ª edição do Rali Lisboa - Dakar, que incluirá Portugal, Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal. A prova, que pelo segundo ano consecutivo partirá de Lisboa, foi ontem oficialmente apresentada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e por definir apenas ficaram os percursos, que terão "novas pistas e desafios" e a entrada em África.
Com a presença de João Lagos, presidente da João Lagos Sport, de Etienne Lavigne, director da prova, Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e Desporto, Carmona Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Luís Carito, vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão, além de inúmeros pilotos que não quiseram perder a oportunidade de saber quais as novidades propostas pela organização, o Rali Dakar foi pela primeira vez apresentado mundialmente em Lisboa e não em Paris como é hábito.




Depois do sucesso que a primeira edição da prova realizada em Portugal alcançou, com "cerca de 8000 pessoas por dia durante as verificações", como sublinhou Lavigne, a organização decidiu este ano fazer algumas inovações. Destas, a mais notória é as datas. Desta feita, e apesar de não ser uma novidade na história da prova - em 2000, por exemplo, ano em que a prova terminou no Cairo, decorreu entre 6 e 23 de Janeiro - o rali sai para a estrada apenas a 6 de Janeiro para chegar a Dakar, quinze dias depois, a 21.
"As datas foram alteradas por uma questão de calendário e para não prejudicar o Natal dos pilotos", justificou João Lagos, frisando que esta mudança até pode ter alguns aspectos menos positivos. "É que com as datas anteriores apanhávamos o período das festas de Natal em que as crianças estão de férias e as pessoas têm maior disponibilidade. Com as verificações a começarem só a 3 de Janeiro, ainda não consigo perceber muito bem como é que isso vai resultar em Lisboa", referiu Lagos, admitindo que no que ao Algarve diz respeito a situação já é diferente. "A região tem sempre muita procura no final do ano e esta mudança de datas faz com que essa procura se prolongue."
E é no Algarve que as atenções estarão centradas logo após a partida de Lisboa. É que Portimão receberá este ano uma etapa, a segunda, com início e fim na localidade, como referiu o vice-presidente da edilidade de Portimão, Luís Carito. "No dia 7 teremos uma etapa Portimão-Portimão e logo na passagem de ano vamos fazer uma espécie de warm up da prova", referiu o edil.

Ligar o Algarve a Marrocos
A outra grande novidade da prova, que manterá a aposta na navegação e a "obsessão pela segurança", nas palavras de Lavigne, é a possibilidade de ligar Portimão a Marrocos. Nesse sentido "o concurso para as obras do porto está em fase de adjudicação" e o secretário de Estado da Juventude e Desporto, garantiu que "o Governo tudo fará para tornar essa possibilidade uma realidade". A ideia é que as obras estejam prontas em Outubro, mas como "só há poucos dias ficou decidido onde se iniciará a primeira etapa marroquina, só agora é que a análise dos custos vai começar", admitiu Lagos, que por isso diz que a transição para África a partir de Portimão "ainda não é uma certeza para 2007." "Mas como somos teimosos mesmo que não seja este ano continuaremos a insistir", disse.


A mim parece-me muito interessante esta mudança de datas. Deslocar a prova um pouco alem das festas é excelente para pilotos e organização e permite uma exploração mediática muito maior, maxime, alem fronteiras.
E não esqueçamos que dia 1 de Janeiro é feriado e será uma segunda-feira.
Os amantes do desporto motorizado em geral que tirarem uns dias de ferias terão uma semana em grande!!!



Fonte: publico.pt