05 setembro 2006

Novidades..., novidades...

Os organizadores do Lisboa-Dakar desvendaram os primeiros detalhes da 29.ª edição, que irá acontecer entre os dias 6 e 21 de Janeiro de 2007. Desta vez, a passagem de ano de pilotos e equipas não será ao volante.

O Rali Dakar inicia-se novamente na cidade de Lisboa mas apenas no dia 6 de Janeiro.
As verificações técnicas e administrativas terão lugar nos dias 3, 4 e 5 de Janeiro, no Centro Cultural de Belém, seguidas no dia seguinte de uma verdadeira etapa do rali através das planícies portuguesas até Portimão. Esta é pelo menos a intenção da A.S.O – Amaury Sport Organisation, da João Lagos Sports e do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.
As obras de ampliação e drenagem que estão em curso na Marina de Portimão estão algo atrasadas, contudo, o responsável governativo português reafirmou a sua intenção de colaborar para que os ferries transportem os pilotos e as equipas directamente do Algarve para Marrocos (caso as obras não estejam concluídas, o Dakar seguirá rumo a Algeciras/Espanha onde será feito o transporte para Marrocos).

Depois de atravessado o Mediterrâneo, a caravana passará por Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal, rumo a Dakar. O itinerário escolhido tem como principal objectivo evitar acidentes como os que aconteceram na última edição onde duas crianças faleceram vítimas de atropelamento.
A orientação dada ao Lisboa-Dakar corresponde aos desejos expressos pelos envolvidos na prova. Mais próximo dos seus princípios, o rali volta a dar primazia à navegação contribuindo para um maior equilíbrio entre os pilotos profissionais e os amadores. Este princípio será o fio condutor da composição dos regulamentos de 2007.

O GPS “silencioso”. O ecrã do GPS não assinalará mais as diferenças entre a linha ideal do percurso e a posição do piloto, nem a direcção que este deve seguir. O GPS está reduzido à sua função básica de indicador do azimute.

Os Way Points Masqués (WPM). Estes são pontos de passagem obrigatórios que só aparecem no ecrã do GPS quando o concorrente se encontra num raio de três quilómetros do local. Somente o respeito pelas indicações expressas no road-book permite chegar aos WPM.

A activação de um código de desbloqueamento, mediante uma penalização, permite aos concorrentes activar o sistema que lhe indica no visor do GPS os WPM, CP e pontos de entrada e saída das aldeias, bem como os azimutes. A utilização deste código está sujeita a sanções que podem levar à exclusão da prova.


Fonte: turbo

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