A menos de dois meses da partida do Euromilhões Lisboa-Dakar 2006, são já poucas as dúvidas em relação ao número de equipas portuguesas que estarão incluídas no imenso pelotão que tem uma vez mais como destino a capital senegalesa.
No conjunto das principais classes, as cores nacionais vão estar representadas por nada menos do que 27 equipas, quando o anterior máximo era de apenas nove formações (2000). Mas este número ganha ainda outra força se pensarmos que no conjunto de todas as edições apenas tinham participado na prova um total de 62 pilotos lusos.
De entre aqueles que vão estar à partida de Lisboa, apenas dez são repetentes no Dakar, numa lista que é liderada por Paulo Marques (12), seguido de Bernardo Vilar (10), Carlos Sousa (9) e Elisabete Jacinto (6), surgindo mais atrás Ricardo Leal dos Santos (3). Os restantes cinco apenas contam uma presença cada na maratona africana: Maria do Céu Pires de Lima (1997), Rodrigo Amaral (2002), Pedro Gameiro, Francisco Inocêncio e Rui Benedi (todos na última edição).
Outra curiosidade é a estreia de Madalena Antas na maratona africana, 14 anos depois da sua mãe, Teresa Cupertino de Miranda, se ter tornado na primeira mulher portuguesa a aventurar-se num Dakar. Mas vamos então às apresentações...
Sem surpresa, a categoria dos automóveis é a que reune o maior número de pilotos lusos (19), numa lista que tem Carlos Sousa como principal figura de cartaz, aos comandos da Nissan Navara ex-oficial inscrita pela equipa Nismo. De resto, e como tem sido habitual nos últimos anos, a formação italiana da Promotech foi a escolha preferencial das equipas nacionais, assistindo um total de sete viaturas que serão distribuídos por Paulo Marques (Mitsubishi Proto), Bernardo Vilar, Hélder Oliveira, Pedro Gameiro, Madalena Antas, Rui Benedi (todos em Nissan Patrol GR), e Pedro Grancha (Mitusbishi Pajero DiD). Por seu lado, a equipa portuguesa da Red Line Off Road Team será responsável pela preparação e assistência dos Mitsubishi Pajero DiD de Francisco Inocêncio, Nuno Inocêncio e Ricardo Leal dos Santos - o único piloto nacional que competirá a “solo” nos automóveis. Por sua vez, o actual Campeão Nacional, Miguel Barbosa, fará o seu baptismo no Dakar incluído na estrutura do Team Dessoude, ao volante de uma Nissan Pathfinder do Agrupamento T1, enquanto a Moletto Sport se juntará à Toyota France para tentar colocar no final os Land Cruiser de Luís Costa, Maria do Céu Pires Lima e Adélio Machado.
A caravana fica completa com o Bowler Wildcat de Lino Carapeta e com os Land Rover Defender de Carlos Martins (o primeiro açoriano a aventurar-se num Dakar), Carlos Matos e Luís Ferreira (ambos em representação do Clube 4X4 Rodas). Nas motos, seis pilotos confirmaram já a sua inscrição: Rodrigo Amaral é o único repetente, depois da sua participação em 2002, enquanto Paulo Gonçalves, Helder Rodrigues, Ruben Faria, Nuno Mateus e Rodrigo Pina alinham pela primeira vez na prova africana. O mesmo sucede com António Ventura, único o português a aventurar-se na difícil categoria dos quads, sucedendo a Ricardo Leal dos Santos.
Finalmente, Elisabete Jacinto regressa uma vez mais à classe dos pesos pesados, de novo aos comandos do Renault Kerax Rally Raid, agora com uma equipa totalmente portuguesa a bordo.
AUTO
Carlos Sousa Nissan Navara
Miguel Barbosa Nissan Pathfinder
Helder Oliveira Nissan Patrol GR
Paulo Marques Mitsubishi Proto
Bernardo Vilar Nissan Patrol GR
Pedro Gameiro Nissan Patrol GR
Madalena Antas Nissan Patrol GR
Rui Benedi Nissan Patrol GR
Pedro Grancha Mitsubishi Pajero DiD
Nuno Inocêncio Mitsubishi Pajero DiD
Francisco Inocêncio Mitsubishi Pajero DiD
Leal dos Santos Mitsubishi Pajero DiD
Luís Costa Toyota Land Cruiser
Céu Pires de Lima Toyota Land Cruiser
Adélio Machado Toyota Land Cruiser
Carlos Martins Land Rover Defender
Carlos Matos Land Rover Defender
Luís Ferreira Land Rover Defender
MOTOS
Paulo Gonçalves Honda
Helder Rodrigues Yamaha
Rodrigo Amaral KTM
Ruben Faria KTM
Nuno Mateus KTM
Ricardo Pina KTM
QUADS
António Ventura Bombardier
CAMIÕES
Elisabete Jacinto Renault Kerax
Fonte: AutoSport
30 novembro 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário