20 setembro 2006

E agora…

…um pouquinho de acção. Quem não se lembra do monumental acidente de Bruno Saby, numa, já, longínqua edição do Dakar?

14 setembro 2006

Route 2 Dakar - Yamaha Quad Team

“Route 2 Dakar - Yamaha Quad Team” é o nome da equipa oficial da Yamaha Portugal, apresentada no último fim-de-semana em Santiago do Cacém, e que surge composta por dois pilotos nacionais, os quais irão alinhar com dois Quad's, ou "moto4", na próxima edição do Euromilhões Lisboa–Dakar 2007.

No ano em que, pela primeira vez, esta competição ira ter uma classificação própria e independente para os Quad's (como acontece com as outras classes de viaturas), existindo um total de 15 pilotos inscritos, João Nazareth e António Ventura, os representantes das cores nacionais na prova, escolheram a discoteca Alexander's, em Santiago do Cacém, no litoral Alentejano, para a apresentação da equipa, uma escolha justificada por se tratar do local onde reside um dos pilotos, mas também porque será por aquela região que deverá passar a primeira etapa da prova, após a partida em Lisboa.

Neste evento, além dos pilotos e Quad's com que vão participar, foi também apresentada a equipa técnica, dirigida por Pedro Machado, bem como os investidores neste projecto. Assim, a equipa contará com a preparação física específica orientada pela Holmes Place e vai utilizar os novos equipamentos da Scott, Drenaline, Alpinestars e Arai.

Após a apresentação da equipa, Antonio Ventura referiu-nos que para além de querer chegar ao Lago Rosa, objectivo não conseguido na edição anterior, pretende obter um lugar entre os três primeiros classificados na classe. Por seu turno, João Nazareth, um conhecedor a fundo do Alentejo, assume que pretende chegar a Dakar na mesma posição que vai sair de Portugal: a primeira!


Fonte: lusomotores.com

Elisabete Jacinto

O MAN 2000, que Elisabete Jacinto vai tripular na próxima edição do Euromilhões Lisboa Dakar 2007, está em fase adiantada de construção e ainda este mês chegará a Portugal. Depois de ter sido fabricado com características técnicas específicas para competição, o MAN 2000 está agora em Munique, nas oficinas especializadas da Maurer, a receber a preparação exigida pelas mais duras provas mundiais de todo-o-terreno. Contando com o já anunciado estatuto de piloto oficial da MAN Portugal, a piloto portuguesa viu agora confirmado outro importante apoio, vindo da Michelin. O fabricante francês de pneus, que desde a primeira hora marcou presença nos projectos desportivos de Elisabete Jacinto, fornecerá os Michelin XZL 14.00 R20TL, produzidos na fábrica espanhola de Aranda del Duero, de onde saiem anulamente 30 milhões de pneus.
Elisabete Jacinto, inscrita pela equipa Trifene 200 / MAN Portugal, aposta na conquista de uma posição entre os cinco primeiros, na sua categoria, no Euromilhões Lisboa Dakar 2007, naquela que será a sua nona participação na mítica prova africana: “Já estamos na contagem decrescente para o Dakar. Conto ansiosamente os dias que faltam para o nosso camião chegar e poder começar a treinar”, salienta Elisabete Jacinto. E acrescenta: “Este apoio da Michelin é muito importante porque é o construtor com maior experiência nas provas africanas. Para além disso temos uma excelente relação que nos permite um diálogo técnico muito vantajoso”.


Fonte: www.motor.online.pt

Adélio Machado

"Depois dos testes nas areias marroquinas seguiu-se a terra do Terródromo alentejano"
Após a conclusão dos testes efectuados nas areias de Marrocos, Adelio Machado preparou a próxima jornada do Nacional de Todo-o-Terreno no Terródromo de Arraiolos.
Pelas areias do deserto Africano, o piloto do Toyota Land Cruiser, testou os novos pneus da marca "Toyo" com vista à sua utilização na próxima edição do Lisboa/Dakar, assim como algumas alterações ao nível da caixa de velocidades e electrónica, aproveitando a presença dos técnicos da "Toyota France" e dos responsáveis pelas suspensões "Proflex" dotando o carro nipónico de maior competitividade "Foi um regresso ao deserto, depois do Dakar de 2006, com três dias de trabalho muito proveitoso, não só ao nível técnico, mas também em termos físicos e conhecimento do terreno. As alterações introduzidas foram muito produtivas e julgo que serão benéficas para uma maior competitividade do Toyota" começou por dizer Adélio Machado.

Já hoje, terça-feira, em solo nacional, Adélio Machado juntou-se à equipa de competições da Salvador Caetano para um novo ensaio com vista à participação nas duas últimas provas do Campeonato Nacional de Todo o Terreno.

No Alentejo, mais precisamente no terródromo de Arraiolos, o piloto de luta pelo título nacional no agrupamento T2 colocou à prova o Toyota Land Cruiser com as novas afinações trazidas de Marrocos, após a profunda revisão elaborada pelos técnicos da Toyota France.

No final, deste importante teste Adelio Machado confirmou as boas expectativas. "O carro está excelente. Gostei imenso da resposta dada pelo carro à nova electrónica desenvolvida pelos responsáveis do Departamento de Salvador Caetano. O comportamento do Land Cruiser está excepcional! Vinha de Marrocos com algum receio com a embraiagem, mas este ensaio provou o contrário, confirmando a excelente fiabilidade do material nipónico, está tudo bem" adiantou o piloto, mostrando muito confiante e optimista para esta recta final do campeonato "estou muito satisfeito com este teste. Depois de rodar em areia em Marrocos aproveitei para rolar um pouco em terra e habituar-me a este tipo de piso, que será mais parecido com o que vamos encontrar nestas duas ultimas jornadas do nacional, antes da mítica prova africana que será o Dakar", concluiu Adelio Machado antes de regressar a França onde vai no próximo fim-de-semana participar nas 24 horas de Paris em TT inserido na equipa oficial da marca francesa.


Fonte: infordesporto.pt

06 setembro 2006

Lisboa-Dakar em..., Canoa

Gato Fedorento no seu melhor!

Carlos Sousa regressa ao deserto para testes

O piloto português Carlos Sousa vai participar, entre 12 e 16 de Setembro, nos testes que a equipa oficial da Volkswagen, a Volkswagen Motorsport, pretende realizar em Marrocos, com o Race Touareg II.
Tendo como objectivo evoluir o VW Race Touareg II para o Euromilhões Lisboa-Dakar 2007, a sessão de testes vai ser aproveitada pelo piloto do Team Lagos para, também ele, conseguir uma maior adaptação ao carro, experimentando novas soluções a nível técnico e ajustando o Race Touareg II ao seu estilo de condução.

Salientando que os testes em questão vão ser «muito importantes no acerto do carro para o Dakar», uma vez que «vai se um programa intensivo com muitos quilómetros», Carlos Sousa assume que «tenho de aproveitar bem estes dias, concentrar-me o mais possível na condução e no trabalho com os engenheiros e técnicos da equipa».

«Sem a tensão da competição é mais fácil explicar o que queremos e o que sentimos. Sinto-me completamente integrado dentro da equipa, com uma estrutura bastante profissional, em que o ambiente é muito familiar», considerou o piloto português, que vai ter à sua disposição uma evolução do Race Touareg com que disputou o Rali de Marrocos e a Baja Aragón

De acordo com o programa já delineado, o Team Lagos tem previstos mais dois testes, antes da partida do Euromilhões Lisboa-Dakar 2007.


Fonte: Diário Digital

Euromilhões Lisboa-Dakar 2007 vai ter expedição oficial

Pela primeira vez em 29 edições, o Rali Euromilhões Lisboa-Dakar vai ter uma expedição oficial a acompanhar a prova, iniciativa promovida pelo organizador João Lagos Sports.
Em comunicado divulgado esta quinta-feira, a João Lagos Sport revela que a I Expedição Eurmilhões Lisboa-Dakar estará aberta «a todos os amantes do todo-o-terreno em particular, e do desporto automóvel em geral», os quais, viajando em «veículos monomarca recentes, preparados e totalmente equipados», vão poder viver «por dentro» «a maior competição automóvel do mundo» e conviver «com pilotos, máquinas e toda a caravana».

A expedição, que terá um número limitado de inscrições, contará ainda com o acompanhamento de uma equipa da João Lagos Sports.

Os interessados deverão contactar a João Lagos Sports pelo e-mail expedicao@lagossports.com ou através do telemóvel +351 93 351 14 74.


Fonte: Diário Digital

05 setembro 2006

Novidades..., novidades...

Os organizadores do Lisboa-Dakar desvendaram os primeiros detalhes da 29.ª edição, que irá acontecer entre os dias 6 e 21 de Janeiro de 2007. Desta vez, a passagem de ano de pilotos e equipas não será ao volante.

O Rali Dakar inicia-se novamente na cidade de Lisboa mas apenas no dia 6 de Janeiro.
As verificações técnicas e administrativas terão lugar nos dias 3, 4 e 5 de Janeiro, no Centro Cultural de Belém, seguidas no dia seguinte de uma verdadeira etapa do rali através das planícies portuguesas até Portimão. Esta é pelo menos a intenção da A.S.O – Amaury Sport Organisation, da João Lagos Sports e do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.
As obras de ampliação e drenagem que estão em curso na Marina de Portimão estão algo atrasadas, contudo, o responsável governativo português reafirmou a sua intenção de colaborar para que os ferries transportem os pilotos e as equipas directamente do Algarve para Marrocos (caso as obras não estejam concluídas, o Dakar seguirá rumo a Algeciras/Espanha onde será feito o transporte para Marrocos).

Depois de atravessado o Mediterrâneo, a caravana passará por Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal, rumo a Dakar. O itinerário escolhido tem como principal objectivo evitar acidentes como os que aconteceram na última edição onde duas crianças faleceram vítimas de atropelamento.
A orientação dada ao Lisboa-Dakar corresponde aos desejos expressos pelos envolvidos na prova. Mais próximo dos seus princípios, o rali volta a dar primazia à navegação contribuindo para um maior equilíbrio entre os pilotos profissionais e os amadores. Este princípio será o fio condutor da composição dos regulamentos de 2007.

O GPS “silencioso”. O ecrã do GPS não assinalará mais as diferenças entre a linha ideal do percurso e a posição do piloto, nem a direcção que este deve seguir. O GPS está reduzido à sua função básica de indicador do azimute.

Os Way Points Masqués (WPM). Estes são pontos de passagem obrigatórios que só aparecem no ecrã do GPS quando o concorrente se encontra num raio de três quilómetros do local. Somente o respeito pelas indicações expressas no road-book permite chegar aos WPM.

A activação de um código de desbloqueamento, mediante uma penalização, permite aos concorrentes activar o sistema que lhe indica no visor do GPS os WPM, CP e pontos de entrada e saída das aldeias, bem como os azimutes. A utilização deste código está sujeita a sanções que podem levar à exclusão da prova.


Fonte: turbo