26 dezembro 2009

Carlos Sousa: "Objectivo é terminar o Dakar 2010 num dos dez primeiros lugares"

Sendo o mais bem sucedido piloto nacional de todo-o-terreno, Carlos Sousa é uma das maiores esperanças portuguesas para o Dakar 2010. Os objectivos passam por terminar num dos 10 primeiros lugares e por se intrometer na luta com as favoritas equipas oficiais, sempre que o factor humano se sobreponha ao técnico.

Uma participação que coincide com os 20 anos de carreira, desta vez aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer, ex-equipa oficial. A partida está marcada para o próximo dia 1 de Janeiro, na cidade de Buenos Aires.

Em Portugal já soma quatro títulos nacionais absolutos e um recorde de 21 vitórias à geral, mas a carreira de Carlos Sousa sempre teve o mérito de não se esgotar em território nacional... No Dakar contabiliza 11 participações, apenas com uma ausência no pódio final, terminando seis vezes classificado nos 10 primeiros - com destaque para o quarto lugar conquistado na edição de 2003 - podendo ainda orgulhar-se de cinco triunfos à geral em etapas. Números que o confirmam como um dos melhores e mais respeitados pilotos de todo-o-terreno mundiais e que, em bom rigor, o "obrigam" a prolongar a ligação à história contemporânea do Dakar, ainda que com um estatuto que até ele estaria disposto a renunciar...

Mas antes da história que confirma a expressão do parágrafo anterior, vamos aos factos essenciais em que assenta a participação de Carlos Sousa no Dakar 2010... A 12ª vez em que se vai apresentar à partida do maior rali do Mundo vai ser aos comandos de um Mitsubishi Racing Lancer MRP 10 da JMB Stradale Off Road, precisamente a equipa que adquiriu toda a antiga estrutura humana e técnica da ex-equipa oficial Mitsubishi.

Um ambicioso projecto que, mesmo sem argumentos financeiros e técnicos para rivalizar com as poderosas formações oficiais, ainda assim está longe de querer assumir um papel secundário durante as duas semanas e cerca de nove mil quilómetros de prova.

"Tenho como objectivo terminar o Dakar 2010 num dos dez primeiros lugares, mas admito que, em algumas etapas, também gostava de me intrometer entre as equipas oficiais", começa por confessar Carlos Sousa. Perspectivas ambiciosas corroboradas no discurso de Dominique Serieys, lendário director desportivo da Mitsubishi, que aceitou o repto para desempenhar o papel de consultor e "team-manager" deste novo projecto: "Com a sua experiência, as suas capacidades técnicas e o seu ritmo, o Carlos Sousa é, naturalmente, um dos pilotos que pode conseguir o melhor resultado para a JMB Stradale. Apesar do valor dos restantes pilotos, a verdade é que ele tem tudo para ser a nossa grande aposta neste ano de estreia", antevê Serieys.


FONTE: autosport

Sem comentários: