30 dezembro 2009

A preparação da Volkswagen para o Dakar

Numa altura em que todas as equipas já estão na Argentina para mais um Dakar, aqui fica um pouco do que é a longa preparação para a 'grande maratona'. Todos os detalhes são vistos ao milímetro, todos os anos, e mesmo assim, quase sempre há algo que falha. O que poderá ser este ano? Al-Attiyah vai 'esquecer-se' de controlos obrigatórios de passagem?; Sainz vai encontrar nova ravina inesperada?

No vídeo que se segue pode ver os membros da equipa a analisarem mapas, vendo o terreno, perfis de rotas possíveis e zonas de perigo potencial a ser explorado, semanas antes do rali, de modo a alcançar a melhor preparação possível para a corrida mais difícil do mundo.

Nesta altura poderá estar a questionar-se: "Mas o road-book não é entregue às equipas somente na véspera?" É verdade, mas estas, através do mapa do percurso geral, analisam as zonas onde é previsível que a organização faça passar os concorrentes. Para isso juntam todos os navegadores da equipa, que analisam imagens do Google Earth e tentam perceber o que vai fazer a organização, tentando desde logo recordarem-se das zonas mais complicadas a evitar, e possíveis armadilhas. Nada é deixado ao acaso! E não é por isso que deixa de ser a prova mais difícil do mundo!




Fonte (do texto): autosport

Sem comentários: