29 dezembro 2010

Quem sucede a Carlos Sainz e Cyril Desprès?

Está à porta mais uma edição do Dakar, numa aventura que começou em 1977, quando Thierry Sabine se perdeu no deserto líbio, durante um rali entre Abidjan e Nice. Salvo das areias do deserto 'in extremis', regressou a França com um fascínio enorme pelo deserto, que transformou na prova que todos hoje admiramos, o Dakar: "Um desafio para os que vão, um sonho para os que ficam para trás.".

Pelo terceiro ano consecutivo na América do Sul, pela frente estão cerca de nove mil quilómetros de dunas, pó, calor e frio. Nos autos, a VW e BMW são claramente favoritas, e nas motos o duo Marc Coma/Cyril Després têm a primazia. Mas será que é desta que um piloto português inscreve o seu nome no livro de ouro da prova? Nunca até hoje um piloto luso teve tantos apostadores do seu lado, e a verdade é que Hélder Rodrigues tem reais possibilidades de vencer.

VW/BMW nos autos

Poucos duvidam que a luta pela vitória nos autos se vai cingir às duas equipas oficiais da VW, que é claramente a favorita e a BMW, através da semi-oficial X-Raid. Na Volkswagen, a mesma equipa do ano passado, com Carlos Sainz, Nasser Al-Attiyah, Mark Miller e Giniel de Villiers. O VW Race Touareg foi alvo de várias evoluções, como o motor, que cujo bloco 2.5 TDi debita agora 310 cavalos de potência para um binário melhorado.

Na BMW Stéphane Peterhansel parece ser o único piloto capaz de lutar pela vitória. Krzysztof Holowczyc, Leonid Novitskiy, Orlando Terranova - com Filipe Palmeiro a seu lado -, Ricardo Leal dos Santos e Stephan Schott integram a X-Raid, num conjunto em que constam os vencedores da Taça do Mundo de TT e Taça FIA de Bajas esta temporada. Guerlain Chichérit corre com o novo Mini All4 Racing. Ao contrário do que sucede com a VW, onde Sainz, Al-Attiyah e de Villiers têm condições de vencer, já na BMW não parece que Holowczyc ou Novitskiy ou mesmo Ricardo Leal dos Santos possam substituir Peterhansel nesse papel. Bons resultados, sim, dependendo do desenrolar da prova, mas vitória...

A ausência da JMB Stradale é minorada pela presença da Hummer e da Nissan, ambas a nível semi-oficial, com Robby Gordon ainda e sempre apostado em ser o primeiro norte-americano a vencer o Dakar e Nani Roma a 'sacar um coelho da cartola' nos descontos ao herdar o carro preparado para Freddy Loix.

Coma quer vingança, Desprès repetir vitória

Nas duas rodas há equilíbrio que baste. Marc Coma procura quer esquecer a edição de 2010 enquanto Cyril Desprès volta a apostar em Ruben Faria para o amparar caso seja necessário. Franciso Lopez e Hélder Rodrigues partem em relativa igualdade, mas ambos uns furos abaixo do duo Coma/Desprès, mas a novidade a nível técnico que passou a equilibrar os andamentos e prestações das motos no Dakar pode ser um trunfo para Rodrigues.

Além destes, nomes como David Casteu, Päl Anders Ullevalseter, Jordi Viladoms, Olivier Pain, Jonah Street, David Frétigné e Alain Duclos vão, por certo, estar entre os mais rápidos... tal como se espera de Paulo Gonçalves, que no ano passado terminou a sua prestação com um braço partido.

Domínio russo nos camiões

Iveco, MAN, Tatra, Dinaf e DAF partem com a certeza que a Kamaz é a VW dos camiões! Para além disto, os seus pilotos partem também com a certeza que Vladimir Chagin é o Peterhansel na categoria! Tudo o que suceda para além disto, será uma surpresa. Firdaus Kabirov, delfim de Chagin, e Gerard De Rooy são as figuras secundárias de uma prova em que o vencedor do ano passado irá procurar estabelecer novos recordes.

Curiosidades

Inscritos 430
Carros 146
Motos 183
Quads 33
Camiões 68
Nacionalidades 51
Estreias 64 motos, 21 quads, 50 carros e 1 camião
Mais novo Rodrigo Alcayaga, 20 anos
Mais velho Yoshimasa Sugawara, 69 anos
Média 70 canais de TV, 156 jornalistas e 57 fotógrafos


fonte: autosport

Sem comentários: