11 janeiro 2010

Ver

Muito mais imagens geniais aqui (link)

Hélder Rodrigues: "Sei que regressar ao pódio é perfeitamente possível"

Numa especial mais curta e essencialmente de areia, Hélder Rodrigues fez o 7º melhor tempo e manteve assim o 4º lugar da geral.
Hélder Rodrigues: "Sei que regressar ao pódio é perfeitamente possível" -
Depois da partida tardia da caravana, devido ao denso nevoeiro, o Dakar voltou à acção mas com uma 9ª etapa mais compacta do que inicialmente previsto, com apenas 171 quilómetros. Hélder Rodrigues estabeleceu o sétimo melhor tempo, a 3'33 minutos do espanhol Marc Coma, resultado que lhe permite manter o quarto posto.
"Foi sem dúvida um dia diferente, pois partimos em linha o que não é habitual. Arranquei muito bem e ainda consegui andar algum tempo em segundo lugar colado ao Marc Coma, mas depois nas zonas mais rápidas não tive qualquer hipótese de acompanhar a velocidade das KTM - mesmo rolando a fundo!", referiu o motard. Quanto às suas ambições, Rodrigues mantém-se sereno: "Tudo continua quase na mesma e apenas Despres está muito longe na frente, por isso mantenho os meus objectivos pois sei que regressar ao pódio é perfeitamente possível e concretizável".


Fonte: autosport

Luta ao rubro nos automoveis...

...com os seis minutos que Sainz perdeu hoje para Al-Attiyah.

LASIFICACIÓN ÉTAPE COCHES
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 306 AL-ATTIYAH (QAT)
GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN 01:59:28 00:00:00
2 303 SAINZ (ESP)
CRUZ (ESP) VOLKSWAGEN 02:05:27 00:05:59
3 300 DE VILLIERS (ZAF)
VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN 02:07:06 00:07:38
4 307 CHICHERIT (FRA)
THOERNER (CHE) BMW 02:09:41 00:10:13
5 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN 02:10:16 00:10:48
6 301 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) BMW 02:16:54 00:17:26
7 318 MISSLIN (FRA)
POLATO (FRA) MITSUBISHI 02:19:22 00:19:54
8 310 NOVITSKIY (RUS)
SCHULZ (DEU) BMW 02:19:43 00:20:15
9 314 SOUSA (PRT)
BAUMEL (FRA) MITSUBISHI 02:20:31 00:21:03

10 311 TERRANOVA (ARG)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 02:29:36 00:30:08
11 332 BARBOSA (PRT)
RAMALHO (PRT) MITSUBISHI 02:32:48 00:33:20


CLASIFICACIÓN GÉNÉRAL COCHES
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 303 SAINZ (ESP)
CRUZ (ESP) VOLKSWAGEN 33:33:40 00:00:00
2 306 AL-ATTIYAH (QAT)
GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN 33:42:16 00:08:36
3 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN 34:00:57 00:27:17
4 301 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) BMW 35:47:32 02:13:52
5 307 CHICHERIT (FRA)
THOERNER (CHE) BMW 36:02:07 02:28:27
6 314 SOUSA (PRT)
BAUMEL (FRA) MITSUBISHI 37:18:07 03:44:27

7 300 DE VILLIERS (ZAF)
VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN 38:10:08 04:36:28
8 310 NOVITSKIY (RUS)
SCHULZ (DEU) BMW 39:04:38 05:30:58
9 302 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 39:08:00 05:34:20
10 311 TERRANOVA (ARG)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 39:10:29 05:36:49
11 332 BARBOSA (PRT)
RAMALHO (PRT) MITSUBISHI 39:38:16 06:04:36 01:00

12 318 MISSLIN (FRA)
POLATO (FRA) MITSUBISHI 39:51:03 06:17:23
13 336 LEAL DOS SANTOS (PRT)
FIUZA (PRT) BMW 40:11:44 06:38:04

Team HUMMER: Stage 6 Recap

10 janeiro 2010

ETAPA 8 - Filme da etapa

Etapa cheia de azares para Miguel Barbosa

A oitava etapa do Dakar 2010 Argentina Chile não foi feliz para a dupla portuguesa Miguel Barbosa/Miguel Ramalho que se viu confrontada com alguns problemas no Mitsubishi Racing Lancer MPR-13, nomeadamente no que diz respeito ao motor de arranque, que impossibilitou um melhor resultado. Os 'Migueis' não foram além do 15º tempo na especial remetendo-os para o 13º lugar da geral.

Os furos começam a ser um ritual nas etapas para Miguel Barbosa, que mais uma vez hoje teve de fazer frente a esse problema, pese embora, essa não tenha sido a adversidade maior: "Lidar com os furos é mais fácil do que com qualquer outro problema. E infelizmente hoje tivemos de lidar com um problema no motor de arranque. O carro simplesmente foi abaixo e não conseguimos voltar a ligá-lo. Valeu-nos o 'fair play' do Ricardo Leal dos Santos que nos deu um puxão para conseguirmos pôr o carro novamente a trabalhar", começou por explicar o piloto português grato pela ajuda: "Um obrigado especial ao Ricardo pela ajuda".

Daí em diante e apesar da enorme perda de tempo, Barbosa e Ramalho conseguiram voltar ao ritmo e seguir em frente mas logo depois as peripécias continuavam: "Ficámos sem intercomunicadores. Não conseguíamos falar um com o outro, tivemos que recorrer aos intercomunicadores de reserva", continuou.

Pensando que os azares já não voltariam a acontecer e quando se aproximavam da zona de dunas, Barbosa e Ramalho pararam para tirar ar dos pneus, mas, mais uma vez, o Mitsubishi decidiu calar-se e a dupla tricampeã nacional de todo-o-terreno teve de esperar até que a boa vontade da máquina voltasse: "E voltou. Passado algum tempo o motor de arranque voltou a funcionar e conseguimos prosseguir, mas totalmente impossível conseguir recuperar o tempo perdido. Foi uma etapa especialmente má e que nos deixou algo desiludidos. Chegámos ao final com um sentimento angustiante", disse Miguel Barbosa.

Mas para esquecer um mau dia nada como esperar melhor no dia seguinte e é nisso que o piloto português está focado: "Espero que amanhã a etapa corra de forma normal e que consigamos recuperar as posições perdidas e chegar mais próximo dos dez melhores", concluiu.

A nona etapa do Dakar vai ligar Copiapo a La Serena, o último dia no Deserto do Atacama, e será composta por uma classificativa mais pequena que as últimas com apenas 338 quilómetros contra o relógio.


Ricardo Leal dos Santos: "A solidariedade sobrepõe-se às lutas por posições"

Na 8ª etapa, hoje disputada entre Antofagasta e Copiapo, com 472 quilómetros cronometrados, o piloto do Pioneer Desert Team Delta Q terminou na 12ª posição, à frente de pilotos como Nicolas Misslin e Miguel Barbosa (nos Mitsubishi ex-oficiais) e Novitskiy, num dos BMW X3 oficiais. Este resultado permitiu-lhe subir duas posições na classificação geral.

"Mais um dia cumprido e mais dois lugares que subimos na classificação geral. E até poderia ter sido melhor, se não tivesse parado para ajudar o Miguel Barbosa, que tinha o seu Mitsubishi parado e o motor de arranque não funcionava. Numa situação destas impera 'obrigatoriamente' a solidariedade e isso ultrapassa o facto de estarmos a disputar um lugar à geral", salienta Ricardo Leal dos Santos que acrescenta: "Hoje já usámos os novos pneus da BF Goodrich, que inicialmente só estavam disponíveis para as 'super equipas' e a opção teve o seu lado bom e outro menos simpático. Começando por este: furámos, o que nunca tinha acontecido até agora. Como foi relativamente no início e devido a estes pneus pesarem mais só termos dentro do carro dois suplentes, isso obrigou-nos a fazer o resto do percurso com cautelas redobradas e portanto a arriscar menos. A grande vantagem aconteceu na parte final, onde fizemos a areia e as dunas todas sem ter de mexer na pressão e sem nunca atascar. Amanhã vamos voltar a usá-los"


Fonte: autosport

08 janeiro 2010

Hoje, setima etapa

Atenção à neutralização!

La 7ª etapa ofrece a los pilotos un programa de 641 km, de los cuales 600 (¡!) serán cronometrados. Se trata, por tanto, de la especial más larga de esta 32ª edición del Dakar. Los pilotos no tendrán ocasión de aburrirse pues les espera el recorrido más variado del rally. El día comenzará con una cuarentena de kilómetros sobre las dunas, para después dar paso al terreno quebradizo, o más bien “muy" quebradizo, de un salar de 3 km, en el que los pilotos tendrán dificultades para superar los 10 km/h... Otra particularidad de esta 7ª etapa es la neutralización de la prueba en el km 177 por un enlace de 50 km sobre el asfalto para evitar una reserva natural protegida. Los corredores retomarán la carrera en el km 227 en una pista rápida, entrelazada por tramos sinuosos y varios trazados pedregosos fuera de pistas... En definitiva, se trata de un menú particularmente picante, pero que precede a la jornada de descanso, lo cual ha permitido a los organizadores retrasar el plazo de llegada hasta las 18h del día siguiente con el fin de permitir al mayor número posible de pilotos culminar el recorrido de vuelta a Antofagasta y poder así continuar con la aventura.

ETAPA 6 - O filme da etapa

07 janeiro 2010

Autos: Sousa sobe ao quarto posto da geral!

CLASIFICACIÓN ÉTAPE COCHES
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 301 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) BMW 04:23:55 00:00:00
2 303 SAINZ (ESP)
CRUZ (ESP) VOLKSWAGEN 04:24:42 00:00:47
3 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN 04:32:50 00:08:55
4 306 AL-ATTIYAH (QAT)
GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN 04:35:29 00:11:34
5 310 NOVITSKIY (RUS)
SCHULZ (DEU) BMW 04:41:27 00:17:32
6 318 MISSLIN (FRA)
POLATO (FRA) MITSUBISHI 04:42:19 00:18:24
7 314 SOUSA (PRT)
BAUMEL (FRA) MITSUBISHI 04:45:24 00:21:29

8 307 CHICHERIT (FRA)
THOERNER (CHE) BMW 04:48:43 00:24:48
9 308 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) Nissan Overdrive 04:52:04 00:28:09
10 311 TERRANOVA (ARG)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 04:57:07 00:33:12

LASIFICACIÓN GÉNÉRAL COCHES
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 303 SAINZ (ESP)
CRUZ (ESP) VOLKSWAGEN 20:35:33 00:00:00
2 306 AL-ATTIYAH (QAT)
GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN 20:50:57 00:15:24
3 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN 20:53:20 00:17:47
4 314 SOUSA (PRT)
BAUMEL (FRA) MITSUBISHI 22:09:37 01:34:04

5 308 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) Nissan Overdrive 22:19:13 01:43:40
6 302 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 22:23:58 01:48:25
7 307 CHICHERIT (FRA)
THOERNER (CHE) BMW 22:27:15 01:51:42
8 301 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) BMW 22:39:35 02:04:02
9 322 SPINELLI (BRA)
PALMEIRO (PRT) MITSUBISHI 22:47:51 02:12:18
10 310 NOVITSKIY (RUS)
SCHULZ (DEU) BMW 23:45:51 03:10:18

MOTOS: dia dramático!

O jovem italiano Luca Manca que ainda ontem tinha dado a sua roda a Coma, sofreu hoje um gravíssimo acidente; já foi para o hospital e o seu estado é delicado. Só mais tarde se saberá a gravidade das lesões.
Paulo Gonçalves também caiu tendo fracturado uma clavícula.
No mais, outra excelente etapa de Hélder Rodrigues.

CLASIFICACIÓN ÉTAPE MOTOS
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 001 COMA (ESP) KTM 04:46:59 00:00:00
2 002 DESPRES (FRA) KTM 04:57:33 00:10:34
3 005 RODRIGUES (PRT) YAMAHA 04:57:37 00:10:38
4 009 LOPEZ CONTARDO (CHL) APRILIA 05:02:11 00:15:12
5 004 ULLEVALSETER (NOR) KTM 05:04:08 00:17:09
6 042 JAKES (SVK) KTM 05:04:25 00:17:26
7 011 PRZYGONSKI (POL) KTM 05:07:26 00:20:27
8 012 FRETIGNE (FRA) YAMAHA 05:08:36 00:21:37
9 024 STREET (USA) KTM 05:09:09 00:22:10
10 019 FARIA (PRT) KTM 05:14:58 00:27:59

CLASIFICACIÓN GÉNÉRAL MOTOS
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 002 DESPRES (FRA) KTM 21:35:59 00:00:00
2 009 LOPEZ CONTARDO (CHL) APRILIA 22:18:14 00:42:15
3 005 RODRIGUES (PRT) YAMAHA 22:20:04 00:44:05
4 001 COMA (ESP) KTM 22:42:20 01:06:21 22:00
5 004 ULLEVALSETER (NOR) KTM 22:50:41 01:14:42

Nos carros, o piloto oficial da VW Maurício Neves também terá sofrido um acidente feio (link).

Hoje, sexta etapa

Los esfuerzos serán igualmente repartidos a lo largo de la especial del día. En los primeros tramos del fuera de pista, el polvo invitará a la prudencia. Después, las pistas largas y rodantes, que son el centro del programa, obligarán a quienes “buscan puestos” a conservar un fuerte ritmo. Sin embargo, por su bien, tendrán que conservar una buena dosis de energía, porque les espera un erg « a lo africano », en el centro de una parte arenosa, de unos 50 kilómetros. Y para el final, la recompensa estará al nivel de las dificultades. Después de haber escalado una última duna, los participantes se lanzarán sobre un tobogán de arena, de casi 3 kilómetros, con Iquique y las olas del Océano Pacífico mirándolos desde el horizonte. Un espectáculo inolvidable.

ETAPA 5 - Filme de etapa

Carlos Sousa: "A táctica agora é dar o tudo por tudo quando os outros se retraem ou começam a quebrar fisicamente"

Da frustração da véspera à determinação e garra na etapa de hoje... Longe de se resignar às limitações óbvias do seu Mitsubishi Racing Lancer, Carlos Sousa enfrentou hoje com notável sentido táctico a segunda maior especial do figurino desta 32ª edição. Naquela que era considerada a primeira "verdadeira" prova de resistência deste Dakar, o piloto português limitou os prejuízos na rápida fase inicial do percurso, para atacar forte na parte mais técnica e demolidora. Quando muitos já se rendiam ao cansaço, Carlos Sousa encontrou força para ultrapassar dois dos seus adversários directos e subir, pela primeira vez, ao top-5 da geral absoluta...

Seis etapas disputadas, seis vencedores diferentes e uma dupla que mesmo limitada nos seus meios, nas suas aspirações e até mesmo na potência e velocidade do seu carro, vai teimando em não passar despercebida, parecendo mesmo ganhar força e determinação a cada adversidade. E ontem foram muitas...

Ultrapassado que está já o primeiro terço de corrida, Carlos Sousa não só cumpre o objectivo estipulado à partida, como já o supera largamente, entrando pela primeira vez no chamado grupo dos "cinco magníficos". Um feito tanto mais de assinalar, se recordarmos que à sua frente apenas estão classificados três Volkswagen oficiais e o Hummer do norte-americano Robby Gordon, "apenas" terceiro classificado na última edição.

Único dos pilotos estreantes no actual figurino sul-americano do rali a ousar subir ao top-5 da geral absoluta, Carlos Sousa cumpriu hoje, de forma notável, aquela que a Organização considerou a primeira "verdadeira" prova de resistência deste Dakar, num total de quase 500 quilómetros cronometrados e quase 5 horas e meia de condução. Fazendo uma vez mais uso da sua enorme regularidade e experiência, e pese embora ter sido apenas o 16º carro a sair para a estrada, o português voltou a protagonizar um "início de etapa verdadeiramente inglório, sendo outra vez superado por todos em velocidade pura, nomeadamente por alguns dos meus colegas de equipa. Porém, logo que o percurso se tornou mais técnico e o piso mais duro, tudo se inverteu e comecei a recuperar posições e a ultrapassar vários carros em pista. Não há outra
alternativa e precisei novamente de arriscar muito para compensar o prejuízo acumulado nos primeiros quilómetros", resumiu o piloto à chegada a Antofagasta.

"A táctica agora só pode ser esta: dar o tudo por tudo quando os outros se retraem ou começam a quebrar fisicamente. Felizmente, sinto-me optimamente sob o ponto de vista físico e o carro está a revelar-se bastante fiável. Só que para as coisas correrem bem também é preciso que nada falhe. Ao contrário de outras etapas, hoje tudo correu bem e pudemos subir duas posições, chegando ao top-5. É certo que falta ainda muito rali pela frente, mas é claro que tudo farei para conseguir manter-me neste grupo da frente. Não podemos, repito, é falhar nada. Não há mesmo outra alternativa", reforça
Carlos Sousa, consciente que "quanto mais duro for o rali, maiores serão as minhas hipóteses de sucesso".


Fonte: autosport

06 janeiro 2010

Argentina Vs Brasil no Chile

Estes Zucas são demais...
Vejam bem o que Mauricio Neves, piloto oficial VW, acaba de escrever no seu twitter.

fala aí galera du Brasil.....uma baita especial de hoje...muito técnica...muita quebradeira...muita areia!!
além de tudo isso 488km ....por sorte tinham partes bem rápidas e não demorou tanto....
depois de atropelar o Doni hoje nós trocamos tinta com o Terranova...os Mitsubishi vão MUITO mais de reta do que o nosso carro...
ele largou 6min na nossa frente e passamos ele lá pelo km 80...só que depois veio uma parte muito rápida...demos uma vacilada ...
quando vi ele estava do lado e estava chegando uma parte travada...fucamos lado a lado por uns 800mts...
isso a 170km/h na terra....chegamos a nos tocar e achei melhor aliviar o pé e deixar ele ir...foi melhor
mais para frente passei ele dentro de um rio e demos linha...nosso carro tem duas marcas de pneu na lateral...tt

Autos: VW intratável

Dia excelente para os portugueses nos automóveis: Sousa ascende ao top 5 enquanto Barbosa está à porta do top 10 e Leal dos Santos mantém uma surpeendente pressão a pilotos bem melhor "montados".

CLASIFICACIÓN ÉTAPE COCHES
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN 05:06:15 00:00:00
2 303 SAINZ (ESP)
CRUZ (ESP) VOLKSWAGEN 05:08:25 00:02:10
3 306 AL-ATTIYAH (QAT)
GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN 05:10:42 00:04:27
4 302 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 05:11:03 00:04:48
5 312 NEVES (BRA)
MAESTRELLI (BRA) VOLKSWAGEN 05:15:36 00:09:21
6 307 CHICHERIT (FRA)
THOERNER (CHE) BMW 05:18:39 00:12:24
7 311 TERRANOVA (ARG)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 05:22:48 00:16:33
8 314 SOUSA (PRT)
BAUMEL (FRA) MITSUBISHI 05:26:23 00:20:08

9 308 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) Nissan Overdrive 05:31:41 00:25:26
10 310 NOVITSKIY (RUS)
SCHULZ (DEU) BMW 05:31:53 00:25:38
11 322 SPINELLI (BRA)
PALMEIRO (PRT) MITSUBISHI 05:37:26 00:31:11
12 351 BALDWIN (USA)
WALCH (USA) HUMMER 05:39:32 00:33:17
13 313 LAVIEILLE (FRA)
FORTHOMME (BEL) NISSAN 05:48:30 00:42:15
14 332 BARBOSA (PRT)
RAMALHO (PRT) MITSUBISHI 05:49:11 00:42:56

19 336 LEAL DOS SANTOS (PRT)
FIUZA (PRT) BMW 06:11:22 01:05:07


CLASIFICACIÓN GÉNÉRAL COCHES
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 303 SAINZ (ESP)
CRUZ (ESP) VOLKSWAGEN 16:10:51 00:00:00
2 306 AL-ATTIYAH (QAT)
GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN 16:15:28 00:04:37
3 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN 16:20:30 00:09:39
4 302 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 17:10:46 00:59:55
5 314 SOUSA (PRT)
BAUMEL (FRA) MITSUBISHI 17:24:13 01:13:22

6 308 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) Nissan Overdrive 17:27:09 01:16:18
7 312 NEVES (BRA)
MAESTRELLI (BRA) VOLKSWAGEN 17:31:01 01:20:10
8 307 CHICHERIT (FRA)
THOERNER (CHE) BMW 17:38:32 01:27:41
9 322 SPINELLI (BRA)
PALMEIRO (PRT) MITSUBISHI 17:48:39 01:37:48
10 301 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) BMW 18:15:40 02:04:49
11 325 HENRARD (BEL)
BEGUIN (BEL) VOLKSWAGEN 18:52:42 02:41:51
12 332 BARBOSA (PRT)
RAMALHO (PRT) MITSUBISHI 18:56:14 02:45:23

13 313 LAVIEILLE (FRA)
FORTHOMME (BEL) NISSAN 18:59:10 02:48:19
14 310 NOVITSKIY (RUS)
SCHULZ (DEU) BMW 19:04:24 02:53:33
15 323 ERRANDONEA (AND)
GARCIN (FRA) SMG 19:08:18 02:57:27
16 336 LEAL DOS SANTOS (PRT)
FIUZA (PRT) BMW 19:09:41 02:58:50

MOTOS: portugueses brilham

Enorme prestação no dia de hoje por parte de Ruben Faria.
Destaque ainda para o "speedy" Gonçalves: sem os azares nos primeiros dias, estaria certamente na luta pela vitoria neste Dakar!

CLASIFICACIÓN ÉTAPE MOTOS
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 009 LOPEZ CONTARDO (CHL) APRILIA 05:52:40 00:00:00
2 002 DESPRES (FRA) KTM 05:54:10 00:01:30
3 012 FRETIGNE (FRA) YAMAHA 06:05:53 00:13:13
4 019 FARIA (PRT) KTM 06:07:49 00:15:09
5 004 ULLEVALSETER (NOR) KTM 06:11:04 00:18:24
6 005 RODRIGUES (PRT) YAMAHA 06:14:26 00:21:46
7 010 GONÇALVES (PRT) BMW 06:17:04 00:24:24

8 014 DUCLOS (FRA) KTM 06:17:24 00:24:44

CLASIFICACIÓN GÉNÉRAL MOTOS
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 002 DESPRES (FRA) KTM 16:38:26 00:00:00
2 009 LOPEZ CONTARDO (CHL) APRILIA 17:16:03 00:37:37
3 005 RODRIGUES (PRT) YAMAHA 17:22:27 00:44:01
4 014 DUCLOS (FRA) KTM 17:40:00 01:01:34
5 004 ULLEVALSETER (NOR) KTM 17:46:33 01:08:07
6 024 STREET (USA) KTM 17:51:12 01:12:46
7 001 COMA (ESP) KTM 17:55:21 01:16:55 22:00
8 010 GONÇALVES (PRT) BMW 17:58:18 01:19:52
9 031 MANCA (ITA) KTM 18:05:05 01:26:39
10 034 PEDRERO GARCIA (ESP) KTM 18:19:51 01:41:25
11 035 CECI (ITA) APRILIA 18:19:58 01:41:32
12 050 PELLICER (ESP) YAMAHA 18:25:08 01:46:42
13 016 PAIN (FRA) YAMAHA 18:26:36 01:48:10
14 023 BERGLUND (SWE) KTM 18:26:57 01:48:31 05:00
15 012 FRETIGNE (FRA) YAMAHA 18:32:20 01:53:54
16 042 JAKES (SVK) KTM 18:39:13 02:00:47
17 011 PRZYGONSKI (POL) KTM 18:55:26 02:17:00
18 080 FANTOZZI (BRA) HONDA 19:01:55 02:23:29
19 018 CZACHOR (POL) KTM 19:15:56 02:37:30
20 019 FARIA (PRT) KTM 19:22:24 02:43:58

Hoje, quinta etapa

Ai está uma das mais duras jornadas da edição deste ano do Dakar.
Primeira mota na pista às 10h15, primeiro carro 12h19 (hora de Portugal)

En la 5ª etapa, un programa de 668 km, 483 km de sector cronometrado, incluyendo la segunda especial más larga de esta 32ª edición del Dakar. Las estribaciones del Atacama propondrán a los corredores un recorrido variado que alternará tramos rápidos con tramos llenos de baches, concretamente varios fueras de pista muy pedregosos y el descubrimiento del fesh-fesh chileno o guadal, un terreno especialmente blando, de una consistencia similar a la harina. A los corredores les espera una larga jornada y su objetivo principal será saber distribuir sus fuerzas y la de sus vehículos, en esta larga especial, la primera “verdadera” prueba de resistencia de este 32º Dakar.

Ainda os ecos da etapa de ontem...

Carlos Sousa esteve um pouco abaixo do normal, demonstrando no final a sua frustração pelo handicap que impuseram ao seu Mitsubishi. Numa etapa com percursos rápidos isso ainda se notou mais, ““Algum dia tinha de ser e foi na etapa de hoje. Sendo o único piloto privado a ser obrigado a alinhar com um restritor de 32mm (em vez do de 34mm que equipa as restantes equipas) e uma caixa de cinco velocidades, sabia que numa etapa com percursos muito rápidos pouco podia fazer. Honestamente, não pensei é que a diferença fosse tão grande… correr assim é muito inglório. É mesmo decepcionante. A etapa nem foi dura e se nas zonas mais técnicas ainda cheguei a ultrapassar as Nissan, depois nada consegui fazer”. E o sentimento de impotência estendeu-se “a muitas outras viaturas, nomeadamente em relação aos meus colegas de equipa. “esta até foi a etapa em que ataquei mais e onde corri mais riscos, pelo que por aqui se pode explicar o quanto o dia foi inglório. Na primeira travessia das dunas ainda estive cerca de sete minutos atascado, para evitar uma viatura de imprensa que estava mal colocada, mas sinceramente não foi isso que impediu a conquista de um resultado mais positivo”. No final da etapa Carlos Sousa conseguiu a 16ª posição e na geral é agora 7º.

Quanto a Leal dos Santos, uma duna “mais marota” quase lhe arruinou a etapa, mesmo assim o piloto foi 24º e está agora na 14ª posição da geral, “O ponto chave desta etapa foi o momento em que numa zona de dunas com muita pedra à mistura, ficámos presos na crista e numa situação complicada já que a descida era quase a pique e corríamos o risco de o carro capotar, como aconteceu com o do Nani Roma. Perdemos na operação de resgate cerca de quinze minutos. Os dois pilotos que vinham atrás de nós, um deles era o Miguel Barbosa, beneficiaram com a nossa situação porque foram obrigados a avaliar melhor o percurso e escolher outra passagem. Até CP1 estavamos a ganhar tempo ao Miguel e o que perdemos foi nessa paragem. Pela dureza e mau piso esta era uma etapa boa para os Buggy e por isso não me admira que tenham passado dois para a nossa frente. Mas ainda falta muito rali”.


Post surripiado daqui (link)

ETAPA 4 - Filme da etapa

05 janeiro 2010

Miguel Barbosa: "É um resultado importante para a nossa motivação "

Depois da tempestade vem a bonança. Se nas primeiras etapas do Dakar 2010 Argentina Chile, Miguel Barbosa viu-se confrontado com algumas adversidades, hoje, na quarta etapa da prova, o piloto português conseguiu ser o mais rápido entre os portugueses, terminando na 15ª posição, o seu melhor resultado desde o início da grande maratona. Ocupa também o 15º lugar da classificação geral.

Mas nem tudo foram facilidades para a dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho que logo no início da classificativa de hoje, que foi reduzida em termos de quilometragem, se perdeu devido ao pó de um adversário: "Estávamos a rodar no pó de um outro concorrente e, a segui-lo, acabámos por nos perder. Quando nos apercebemos da situação tivemos que voltar para trás o que nos fez perder muito tempo", explicou Miguel Barbosa que apesar do ligeiro deslize viu o problema de ontem do seu Mitsubishi Racing Lancer MPR-13 resolvido.

Depois de retomarem a rota ideal, os tricampeões Nacionais de Todo-o-terreno partiram ao ataque num percurso que se revelou muito rápido, rolante e com algumas dunas: "Depois foi sempre a andar e a ganhar terreno. Estamos satisfeitos com o resultado de hoje, pese embora não anule os anteriores. É um resultado importante para a nossa motivação ".

Amanhã, Miguel Barbosa e Miguel Ramalho esperam enfrentar uma das etapas mais duras de toda a prova no Chile: "A etapa desenrola-se em parte no Deserto do Atacama e não esperamos facilidades. Vamos procurar explorar o potencial do nosso carro, que já provou ser extremamente competitivo, evitar erros e conseguir finalmente, um resultado entre os dez melhores", concluiu.


Fonte: autosport

MOTOS: portugueses consolidam posições

CLASIFICACIÓN ÉTAPE MOTOS
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 001 COMA (ESP) KTM 01:46:58 00:00:00
2 003 CASTEU (FRA) SHERCO 01:49:02 00:02:04
3 002 DESPRES (FRA) KTM 01:50:12 00:03:14
4 009 LOPEZ CONTARDO (CHL) APRILIA 01:52:04 00:05:06
5 010 GONÇALVES (PRT) BMW 01:53:57 00:06:59
6 031 MANCA (ITA) KTM 01:55:34 00:08:36
7 011 PRZYGONSKI (POL) KTM 01:55:41 00:08:43
8 016 PAIN (FRA) YAMAHA 01:55:58 00:09:00
9 005 RODRIGUES (PRT) YAMAHA 01:56:00 00:09:02
10 004 ULLEVALSETER (NOR) KTM 01:56:02 00:09:04

CLASIFICACIÓN GÉNÉRAL MOTOS
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 002 DESPRES (FRA) KTM 10:44:16 00:00:00
2 003 CASTEU (FRA) SHERCO 10:53:09 00:08:53
3 005 RODRIGUES (PRT) YAMAHA 11:08:01 00:23:45
4 031 MANCA (ITA) KTM 11:14:07 00:29:51
5 014 DUCLOS (FRA) KTM 11:22:36 00:38:20
6 001 COMA (ESP) KTM 11:23:06 00:38:50 22:00
7 009 LOPEZ CONTARDO (CHL) APRILIA 11:23:23 00:39:07
8 024 STREET (USA) KTM 11:27:22 00:43:06
9 004 ULLEVALSETER (NOR) KTM 11:35:29 00:51:13
10 010 GONÇALVES (PRT) BMW 11:41:14 00:56:58

22 029 BIANCHI PRATA (PRT) BMW 13:01:19 02:17:03

Luc Alphand do outro lado da 'barricada'

Um dos mais multifacetados pilotos do mundo está de volta ao Dakar. Não como piloto mas no outro lado da 'barricada', trabalhando como jornalista para a televisão francesa.

O desejo de Alphand seria estar no meio da luta pelas posições cimeiras, mas depois de ter sofrido um violento acidente de moto no Rand'Auvergne, que quase lhe tolhia a capacidade de andar, o francês está de volta àquele que é o rali mais difícil do mundo, mas apenas como comentador.

E o piloto garante, mesmo, que não tem qualquer problema com o facto de não participar na prova deste ano: "Não tenho nenhum arrependimento, já que fisicamente ainda estou muito longe de poder pilotar. E, sobretudo, descubro as facetas do rali que eu não conhecia", afirmou Alphand, explicando as exigências deste seu novo trabalho.

"Sou consultor, ou aprendiz de repórter, se assim se quiser dizer. E apercebo-me de que é extremamente complicado. Não ao nível do conhecimento do desporto ou dos comentários, mas porque há muitas dificuldades técnicas no Dakar. Por exemplo, para a segunda especial, com intervenções em directo das pistas, estava muito calor. Posso mesmo dizer que há um pouco de stress para mim. Mas, a cada dia, aprendo mais um pouco", acrescentou.


fonte: autosport

Hoje, quarta etapa

Está de regresso a especialidade da ASO: amputar etapas!
Foi assim na edição do ano passado, está a ser assim na edição deste ano. Se não é "do cú é das calças", sendo a desculpa de hoje a dureza da etapa de ontem, como se pode ler aqui (link): a etapa de hoje do Dakar 2010, a quarta entre Fiambala e Copiapo, foi encurtada em cerca de 40 quilómetros, numa medida tomada pela organização para fazer face às dificuldades da etapa de ontem. Assim, a etapa terá o seu término à passagem do CP3, ficando anulada a 'zona espectáculo' ao km 184,91. Para além desta mexida no comprimento da etapa, também o seu início foi alterado, com a partida a ser dada uma hora e meia para lá do que havia sido inicialmente previsto. Recorde-se que a etapa de ontem, entre La Rioja e Fiambala, foi bastante complicada para a maioria dos concorrentes, com muitos deles a chegarem tarde ao posto de controlo, razão pela qual a organização tomou esta medida.
Com a leitura desta noticia e com a visita ao sitio oficial, ficamos no entanto sem compreender se o sector selectivo se inicia às 13 ou 14h30 (hora portuguesa); aguardemos.

ETAPA 3 - Filme da etapa e magazine



04 janeiro 2010

Carlos Sousa: "Foi uma especial bastante dura e com muitas peripécias à mistura"

Superando todas as expectativas, Carlos Sousa logrou hoje subir mais um lugar na classificação geral no rescaldo da quarta e mais dura etapa do Argentina-Chile Dakar 2010. Num dia marcado pela travessia das primeiras dunas, foram várias as incidências no seio da caravana. E se nem o piloto nacional passou incólume a algumas dificuldades, a verdade é que teve o mérito de ser um dos dez mais rápidos a cumprir os 182 quilómetros cronometrados da especial. Amanhã prossegue o desafio das dunas, com Carlos Sousa a partir a escassos 5m07s de entrar no grupo dos cinco primeiros...

Eram apenas 182 quilómetros cronometrados, mas à partida já todos adivinhavam que seriam os mais duros e difíceis de ultrapassar desde que a caravana deixou a capital Buenos Aires. Como prometido pela Organização, a mudança de cenário foi radical e as rápidas pistas dos primeiros dois dias deram lugar às primeiras dunas e também às primeiras adversidades entre o pelotão...

"Foi uma etapa difícil de início ao fim e também repleta de peripécias", começa por explicar Carlos Sousa, depois de um dia que começou de forma algo insólita para o português. "Larguei para a especial logo atrás do Giniel de Villiers, o que até parecia positivo, visto ser um piloto rápido e bom a navegar, ou não fosse ele vencedor da última edição. Só que por azar, ele capotou logo ao km 7 da especial e o seu carro ficou a barrar a pista. Fiz várias tentativas para tentar contorná-lo, só que acabei atascado mesmo ao lado dele, perdendo 10 a 15 minutos até conseguir sair do local, também porque acabamos por derreter a embraiagem", recorda o piloto, à altura já fora dos 20 primeiros da geral parcial.

Longe de se dar por vencido por este contratempo, Carlos Sousa partiu então atrás do prejuízo, decidido a recuperar do atraso: "Estava com um ritmo forte e já tinha ultrapassado alguns dos carros que me tinham passado antes... Só que ao cruzar um rio, ignorei a nota do meu navegador e ao invés de seguir pela esquerda, fui pela direita atrás de duas Nissan. Resultado? Mais uns quantos minutos perdidos até perceber o erro e voltar atrás para apanhar a pista correcta. Outra vez a recuperar ritmo e novo contratempo, quando não consegui ultrapassar a primeira duna, tendo que voltar atrás para baixar a pressão dos pneus", prossegue Carlos Sousa.

Ultrapassadas as primeiras dunas, Carlos Sousa voltou a imprimir um ritmo forte e logrou ultrapassar novamente o grupo que seguia à sua frente, entrando definitivamente no top-10 e deixando em aberto a possibilidade de subir mais um lugar na geral: "A parte final parecia estar a correr muito bem e sentia-me cada vez mais confiante no carro. Só que a 10 km do fim, quebramos novamente o ritmo ao ter que substituir um pneu furado, numa operação em que demoramos mais do que é habitual devido ao calor e cansaço acumulado. Enfim, foi uma especial bastante dura e com muitas peripécias à mistura, muito a fazer lembrar o Dakar africano. Mas com maior ou menor dificuldade, o certo é que conseguimos ultrapassar todas as adversidades e no final fomos premiados com a subida ao sexto lugar da geral. Falta ainda muita corrida e nada está seguro. Mas é claro que esta classificação dá-me outra motivação para enfrentar as etapas que se seguem", conclui Carlos Sousa, ansioso por amanhã atravessar a fronteira e estrear-se nas pistas chilenas deste Dakar 2010.


Fonte: autosport

Autos: Peterhansel vence etapa e lidera geral...

...Sousa sobe uma posição.

CLASIFICACIÓN ÉTAPE COCHES
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 301 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) BMW 02:55:19 00:00:00
2 303 SAINZ (ESP)
CRUZ (ESP) VOLKSWAGEN 03:01:03 00:05:44
3 306 AL-ATTIYAH (QAT)
GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN 03:05:20 00:10:01
4 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN 03:05:33 00:10:14
5 307 CHICHERIT (FRA)
THOERNER (CHE) BMW 03:14:37 00:19:18
6 340 CHABOT (FRA)
PILLOT (FRA) TOYOTA 03:19:05 00:23:46
7 329 COX (ZAF)
SCHRÖDER (DEU) Nissan Overdrive 03:22:20 00:27:01
8 308 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) Nissan Overdrive 03:23:39 00:28:20
9 314 SOUSA (PRT)
BAUMEL (FRA) MITSUBISHI 03:34:21 00:39:02

10 322 SPINELLI (BRA)
PALMEIRO (PRT) MITSUBISHI 03:36:19 00:41:00

LASIFICACIÓN GÉNÉRAL COCHES
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 301 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) BMW 09:14:28 00:00:00
2 303 SAINZ (ESP)
CRUZ (ESP) VOLKSWAGEN 09:19:01 00:04:33
3 306 AL-ATTIYAH (QAT)
GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN 09:21:59 00:07:31
4 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN 09:27:40 00:13:12
5 308 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) Nissan Overdrive 09:56:06 00:41:38
6 314 SOUSA (PRT)
BAUMEL (FRA) MITSUBISHI 10:01:13 00:46:45

7 329 COX (ZAF)
SCHRÖDER (DEU) Nissan Overdrive 10:02:26 00:47:58
8 322 SPINELLI (BRA)
PALMEIRO (PRT) MITSUBISHI 10:16:20 01:01:52
9 302 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 10:19:22 01:04:54
10 312 NEVES (BRA)
MAESTRELLI (BRA) VOLKSWAGEN 10:23:42 01:09:14

Hélder Rodrigues: "Para esta fase do Dakar não podia pedir mais!"

No dia em que surgiram no horizonte os primeiros obstáculos de vulto, Hélder Rodrigues esteve em destaque ao obter o segundo melhor tempo da 3ª etapa do Dakar. Uma especial curta e intensa que se decidiu nas dunas e que catapultou o motard luso para o terceiro posto da geral.
Hélder Rodrigues: "Para esta fase do Dakar não podia pedir mais!" -
A organização tinha lançado o aviso, o quarto dia de Dakar ia trazer à caravana as primeiras dificuldades de peso, com destaque para a travessia de um cordão de 30 quilómetros de dunas brancas. Hélder Rodrigues deu-se bem com este cenário e foi mesmo o segundo melhor na chegada a Fiambala, ao cabo de 182 quilómetros de especial cronometrada.

Terminando com um atraso de 10m40s em relação à KTM de Cyril Després, Rodrigues acabou por dar um importante passo na classificação geral, saltando para o terceiro lugar após a 3ª etapa; "Estou mesmo muito contente com o dia de hoje, consegui andar sempre nos cinco primeiros e nos últimos quilómetros de areia senti-me bem e ataquei sem medo. A minha Yamaha WR 450 esteve à altura, consegui fazer uma boa navegação e fisicamente estou bem. Para esta fase do Dakar não podia pedir mais!". Muito à-vontade na areia, Rodrigues destaca nesta altura a preparação que fez nas vésperas do Dakar em Marrocos; "Fiz centenas de quilómetros em areia ao ritmo de corrida no Sul de Marrocos no treino final para este Dakar e agora sinto que valeu mesmo a pena".

Tal como acontece neste momento nos automóveis, os protagonistas das duas rodas do Rali Dakar Argentina-Chile estão separados por diferenças pouco significativas. Hélder Rodrigues está a 7´55 minutos do 2º classificado, o francês David Casteau, e a 17'57" do novo líder, Cyril Despres. Amanhã a 4ª etapa do Dakar atravessa a cordilheira dos Andes e vai subir acima dos 4.000 metros, antes de regressar ao mais absoluto deserto.


Fonte: autosport

MOTOS: enorme prestação dos pilotos portugueses

Rodrigues segundo (sobe ao terceiro da geral!) e Gonçalves terceiro. Parabéns rapazes!!!


CLASIFICACIÓN ÉTAPE MOTOS
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 002 DESPRES (FRA) KTM 03:01:09 00:00:00
2 005 RODRIGUES (PRT) YAMAHA 03:11:49 00:10:40
3 010 GONÇALVES (PRT) BMW 03:13:18 00:12:09

4 003 CASTEU (FRA) SHERCO 03:13:22 00:12:13
5 009 LOPEZ CONTARDO (CHL) APRILIA 03:18:14 00:17:05
6 014 DUCLOS (FRA) KTM 03:18:54 00:17:45
7 031 MANCA (ITA) KTM 03:19:05 00:17:56
8 024 STREET (USA) KTM 03:20:01 00:18:52
9 001 COMA (ESP) KTM 03:22:46 00:21:37
10 004 ULLEVALSETER (NOR) KTM 03:24:39 00:23:30

Hoje, terceira etapa

Curto mas intenso. Hoje não será nada fácil, especialmente para os menos preparados ou menos experientes em areia e fora de estrada puro. Pode ser (mais) um bom dia para os portugueses mais rodados.


Es concretamente en este tercer día de carrera que los participantes vivirán su primer test. El cambio de contexto es radical: se pasa de la tierra a la arena y, sobre todo, se llega a una zona de dunas de casi 30 kilómetros. Además de su dimensión, muy apropiada al comienzo del rally, estas dunas se caracterizan por su color blanco. En este nuevo ambiente, los equipajes apreciarán los fuera de pista. También tendrán que pensar en los cambios de temperatura y, especialmente, el viento de arena, que es frecuente en la región.

03 janeiro 2010

ETAPA 2 - Filme da etapa e magazine



Ricardo Leal dos Santos: "Está a correr bem pois o carro está impecável

Ricardo Leal dos Santos e Paulo Fiúza continuam em destaque na 32ª edição do Dakar Argentina Chile. Na 2ª etapa, hoje disputada entre Cordoba e La Rioja, terminaram na 14ª posição. O piloto do Pioneer Desert Team Delta Q rolou mais de duzentos colado à traseira do Mitsubishi pilotado por Miguel Barbosa acabando por perder algum tempo na parte final da etapa.

"Está de facto a correr bem. O nosso carro está impecável e hoje fizemos mais de 200 quilómetros na traseira do Mitsubishi do Miguel Barbosa. Vínhamos atrás do Orlando Terranova, que se tinha atrasado no início devido a um capotanço, e estávamos a aproveitar o andamento dele, quando ele ultrapassou o Miguel, que tinha partido dois minutos à nossa frente. Não deu para passar logo e entretanto o Terranova foi-se embora", salienta Ricardo Leal dos Santos acrescenta: "Como o Miguel também vinha num bom ritmo e dá sempre jeito ter alguém à nossa frente quando não há pó, seguimos atrás dele. Quando o pó apareceu tudo se complicou mais. Tivemos uma ligeira saída de estrada e optámos por não tentar forçar a sorte. Além disso o piso nos derradeiros 30 quilómetros era demolidor e nós somos dos que não têm um carro inteiro para substituir no final do dia".


Fonte: autosport

Miguel Barbosa: "Só com a ajuda do público regressámos à prova"

A segunda etapa do Dakar 2010 Argentina Chile foi particularmente difícil com as condições atmosféricas adversas a dificultarem a tarefa de todos os pilotos. Motivo pelo qual o horário de partida chegou mesmo a ser alterado. Miguel Barbosa e Miguel Ramalho aos comandos do Mitsubishi Racing Lancer MPR-13 da JMB Stradale Off Road terminaram o dia no 16º posto depois de protagonizarem uma saída de estrada que só os permitiu regressar à competição, graças à ajuda do público. Ainda assim, ocupam o 15º lugar da classificação geral. Nasser Al-Attiyah foi o vencedor do dia e comanda agora a prova.

A chuva e o nevoeiro foram as principais causas da saída de estrada de Miguel Barbosa que ao quilómetro 50 impunha um ritmo extremamente elevado e ocupava a 14ª posição da classificação, colado a Carlos Sousa: "Foi uma classificativa muito longa e difícil sempre debaixo de chuva intensa. O nevoeiro dificultava a visibilidade e muito por causa disso acabámos por ter uma ligeira saída quando nos preparávamos para entrar numa ponte. Acabámos por ficar pendurados e sem marcha atrás. Não fosse a ajuda do público e teríamos sérias dificuldades em regressar à prova", explicou.

Apesar do incidente e do muito tempo perdido, a dupla Tricampeã Nacional de Todo-o-terreno terminou a etapa e recuperou uma posição à geral, ocupando agora o 15º lugar. "Vamos ver quais serão as condições amanhã e se vamos estar em posição de atacar. A nossa adaptação ao carro está a correr muito bem. Há medida que vou fazendo mais quilómetros sinto-me mais confiante e isso é sem dúvida uma mais-valia".

O dia de hoje foi muito peculiar e repleto de incidentes aos quais Miguel Barbosa não saiu incólume, de qualquer das formas, o piloto português mantém a ambição de conseguir um lugar no top 10: "Estas duas etapas foram apenas um 'aperitivo' para o resto que aí se avizinha. Tudo pode acontecer e acreditamos seriamente que vamos alcançar os nossos objectivos", concluiu.


Fonte: autosport

Autos

CLASIFICACIÓN ÉTAPE COCHES
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 306 AL-ATTIYAH (QAT)
GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN 04:01:55 00:00:00
2 307 CHICHERIT (FRA)
THOERNER (CHE) BMW 04:03:03 00:01:08
3 312 NEVES (BRA)
MAESTRELLI (BRA) VOLKSWAGEN 04:03:56 00:02:01
4 303 SAINZ (ESP)
CRUZ (ESP) VOLKSWAGEN 04:04:36 00:02:41
5 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN 04:04:39 00:02:44
6 301 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) BMW 04:05:04 00:03:09
7 313 LAVIEILLE (FRA)
FORTHOMME (BEL) NISSAN 04:08:09 00:06:14
8 300 DE VILLIERS (ZAF)
VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN 04:08:10 00:06:15
9 314 SOUSA (PRT)
BAUMEL (FRA) MITSUBISHI 04:08:15 00:06:20

10 311 TERRANOVA (ARG)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 04:12:21 00:10:26
11 302 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 04:13:04 00:11:09
12 310 NOVITSKIY (RUS)
SCHULZ (DEU) BMW 04:13:26 00:11:31
13 308 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) Nissan Overdrive 04:14:05 00:12:10
14 336 LEAL DOS SANTOS (PRT)
FIUZA (PRT) BMW 04:14:22 00:12:27

15 318 MISSLIN (FRA)
POLATO (FRA) MITSUBISHI 04:14:26 00:12:31
16 332 BARBOSA (PRT)
RAMALHO (PRT) MITSUBISHI 04:15:19 00:13:24


CLASIFICACIÓN GÉNÉRAL COCHES
Pos. N° Nombre Marca Tiempo Differencia Penalización
1 306 AL-ATTIYAH (QAT)
GOTTSCHALK (DEU) VOLKSWAGEN 06:16:39 00:00:00
2 303 SAINZ (ESP)
CRUZ (ESP) VOLKSWAGEN 06:17:58 00:01:19
3 301 PETERHANSEL (FRA)
COTTRET (FRA) BMW 06:19:09 00:02:30
4 305 MILLER (USA)
PITCHFORD (ZAF) VOLKSWAGEN 06:22:07 00:05:28
5 312 NEVES (BRA)
MAESTRELLI (BRA) VOLKSWAGEN 06:22:19 00:05:40
6 300 DE VILLIERS (ZAF)
VON ZITZEWITZ (DEU) VOLKSWAGEN 06:23:56 00:07:17
7 314 SOUSA (PRT)
BAUMEL (FRA) MITSUBISHI 06:26:52 00:10:13

8 304 ROMA (ESP)
PERIN (FRA) BMW 06:28:23 00:11:44
9 302 GORDON (USA)
GRIDER (USA) HUMMER 06:29:07 00:12:28
10 313 LAVIEILLE (FRA)
FORTHOMME (BEL) NISSAN 06:29:29 00:12:50
11 311 TERRANOVA (ARG)
MAIMON (FRA) MITSUBISHI 06:31:05 00:14:26
12 308 HOLOWCZYC (POL)
FORTIN (BEL) Nissan Overdrive 06:31:27 00:14:48
13 310 NOVITSKIY (RUS)
SCHULZ (DEU) BMW 06:31:43 00:15:04
14 318 MISSLIN (FRA)
POLATO (FRA) MITSUBISHI 06:33:03 00:16:24
15 332 BARBOSA (PRT)
RAMALHO (PRT) MITSUBISHI 06:38:41 00:22:02
16 336 LEAL DOS SANTOS (PRT)
FIUZA (PRT) BMW 06:39:23 00:22:44

Autos: neste ponto da etapa...

..., sensivelmente a meio, é nítido que a VW colocou as lebres (Neves e Attiyah) a trabalharem; e está a dar resultado, pois tais lebres já caçaram dois patos (Roma e Terranova).

Segunda etapa concluida para as motos (ACTUALIZADA)

Coma penalizado em 22 minutos!!!

CLASIFICACIÓN ÉTAPE MOTOS
1 012 FRETIGNE (FRA) YAMAHA 03:59:20 00:00:00
2 003 CASTEU (FRA) SHERCO 04:00:03 00:00:43
3 001 COMA (ESP) KTM 04:00:28 00:01:08
4 002 DESPRES (FRA) KTM 04:02:10 00:02:50
5 031 LUCA (ITA) KTM 04:04:09 00:04:49
6 005 RODRIGUES (PRT) YHM 04:05:00 00:05:40
7 006 VILADOMS (ESP) KTM 04:07:06 00:07:46
8 014 DUCLOS (FRA) KTM 04:08:28 00:09:08
9 019 FARIA (PRT) KTM 04:09:51 00:10:31
10 017 FARRES GUELL (ESP) APR 04:10:12 00:10:52

GERAL
1 003 CASTEU (FRA) SHERCO 05:50:45 00:00:00
2 002 DESPRES (FRA) KTM 05:52:55 00:02:10
3 012 FRETIGNE (FRA) YAMAHA 05:52:59 00:02:14
4 031 MANCA (ITA) KTM 05:59:28 00:08:43
5 006 VILADOMS (ESP) KTM 05:59:33 00:08:48
6 005 RODRIGUES (PRT) YAMAHA 06:00:12 00:09:27
7 019 FARIA (PRT) KTM 06:04:36 00:13:51

8 017 FARRES GUELL (ESP) APRILIA 06:05:39 00:14:54
9 014 DUCLOS (FRA) KTM 06:06:08 00:15:23
10 024 STREET (USA) KTM 06:07:29 00:16:44
11 034 PEDRERO GARCIA (ESP) KTM 06:11:45 00:21:00
12 011 PRZYGONSKI (POL) KTM 06:12:08 00:21:23
13 009 LOPEZ CONTARDO (CHL) APRILIA 06:13:05 00:22:20
14 001 COMA (ESP) KTM 06:13:22 00:22:37 22:00

#dakar@twitter (III)

@joao_cosme #Dakar Carlos Sousa continua a andar bem. 8º tempo provisório aos 90 kms.

@fr_gan Dois motards Portugueses no Top Ten!!! Um abraço de felicitaçoes pela brilhante prestação que estã a ter !!

@ joao_cosme O Nani Roma já embrulhou a lata. Sabem se continua em prova?

#dakar@twitter (II)

@rodrigueshelder Hoje as dificuldades aumentam aqui no Dakar, com especiais mais longas e exigentes.La Rioja é o destino do dia.

@amilporhora #Dakar CP1 das Motos no km 223: Coma lidera, com Casteu em segundo e Després em terceiro.

@Antmend #Dakar2010 #Dakar #Portugal ao Km 181: @rodrigueshelder 5º Ruben Faria 15º P Gonçalves (sem tempo). Resultados provisórios

@amilporhora #Dakar Nos quads, até o km 136, Alejandro Patronelli lidera a especial, com Plechaty em segundo e Santamarina em 3º lugar.

@dakarrallynews Dutch rider Frans Verhoeven (BMW) is stopped at km 8 of the day’s special stage and is waiting for his assistance.

ETAPA 1 - La película de la etapa

Team HUMMER at the 2010 Dakar Rally Opening Day

02 janeiro 2010

Animado

O espanhol Nani Roma (BMW) venceu a primeira etapa de carros da 32ª edição do Rali Dakar, entre a Argentina e o Chile. Atrás, ficou o seu compatriota Carlos Sainz (Volkswagen) e ainda o francês Stéphane Peterhansel (BMW).

Nas motos, o francês David Casteu surpreendeu tudo e todos ao vencer a primeira etapa, entre Cólon e Córdoba, ao comando de uma Sherco. Nos quad, o polaco Rafal Sonik (Yamaha) ocupou a primeira posição, deixando para trás, em terceiro lugar, o vencedor do ano passado, o tcheco Josef Machacek (Yamaha).

Quanto aos portugueses, o destaque vai para os motards Paulo Gonçalves (8º e primeiro das BMW), Ruben Faria 9º e Hélder Rodrigues, que ficou em 10º lugar a 4 minutos e 30 segundos de Casteu. Nos Carros, Carlos Sousa foi 11º (melhor dos Mitsubishi), Barbosa 16º e Leal dos Santos 18º.

Este domingo, são 626 quilómetros a percorrer entre Córdoba e La Rioja - 294 em especial cronometrada.

[Daqui (link) com correcções e adaptações]

#dakar@twitter

@rodrigueshelder Depois de 652 Kms chegou o momento de descansar.Fui 10º na 1ªetapa do Dakar e tudo está a correr sobre rodas!

@fr_gan Dakar.. na Chegada da Etapa ....Miguel Barbosa é 16º a 12,07m e Leal dos Santos 18º a 13,46 m! Boas prestações para ambos os pilotos !

@ledakar Chicherit in trouble ?? lost 57 min in stage #dakar (via @Grouve)

@aventuradakar Accidente en el Dakar. El alemán Mirco Schultis enveistió a seis personas en la zona de Alpa Corral. Una de las personas está muy grave.

@neridoesdakar The special was 150km. very fast, twisty and dusty. i took it easy as there are some tough days coming up

O momento do dia (de ontem)

O circo começou cedo este ano

Modificación del recorrido

Debido a las inundaciones producidas, que impiden el paso por varios vados, los organizadores se han visto obligados, por motivos de seguridad, a fijar la salida en el km 52 del trazado inicialmente previsto para esta especial… Debido a ello, el sector cronometrado entre Colón y Córdoba tendrá un total de 168 km para las motos y quads y 199 para los coches y camiones… Asimismo, los horarios de salida se han retrasado un total de 30 minutos para las 4 categorías. Por ello, el pistoletazo de salida de esta primera especial se dará a las 9h30, hora local (13h30 hora española). El primero en tomar la salida será el vencedor de la edición anterior, el español Marc Coma (KTM).


É assim que a ASO dá as boas vindas ao Dakar 2010. Ainda nem a prova tinha começado e já estava a ser amputada.
É triste..., o que terá a ASO andado a fazer durante um ano para ter de encurtar logo a primeira etapa?
Está dado o mote..., tal como no ano passado, vamos ter um dakarzinho, mal pensado, mal organizado, perigoso, circense..., e os palhaços, os ursos e os burros somos nós, aqueles que amam a mítica prova.

Pizzolito com azar




O argentino Javier Pizzolito já não irá participar no Dakar, por a sua moto se ter incendiado antes da partida simbólica em Buenos Aires.

"Não compreendo. A moto estava em ponto morto e de repente vi umas faíscas e tudo começou a arder", comentou o piloto, de 29 anos, admitindo que o incêndio possa ter sido provocado por um curto-circuito.

Carlos Sousa à partida

A Bolsa de apostas para o Dakar

Arranca hoje [ontem] para a estrada, e começa amanha [hoje] a sério o Dakar 2010! Com VW e BMW oficiais e uma Mitsubishi francesa, o vencedor não deverá sair deste trio. Talvez Robby Gordon... E nas motos a história não andará muito longe. O Dakar é que sabe!

No filme de Bryan Singer, "Os suspeitos do costume", só nos instantes finais é que o espectador descobre quem era, afinal, o misterioso Keyser Soze. No que a este Dakar diz respeito, esse encontram-se bem identificados e, como tal, a aposta na Volkswagen e BMW faz todo o sentido. Isto para quem quer vencer... mas ganhar pouco dinheiro. Se quiser aumentar o pé-de-meia, aposte em Robby Gordon, Krzysztof Holowczyc... ou Carlos Sousa!

Mais a sério, a equipa de Kris Nissen apresenta-se, claramente, como favorita. O Race Touareg foi melhorado do ponto de vista da fiabilidade e o line-up ganhou com a entrada de Nasser Al-Attiyah, que trouxe ainda mais consistência aos andamentos de Giniel de Villiers - vencedor em 2009 - e Carlos Sainz. Não acontecendo nenhuma hecatombe com este trio, Mark Miller e Maurício Neves não serão mais do que transportadores de peças para os colegas de equipa.

No entanto, o trunfo da concorrência poderá residir exactamente nos pilotos da VW, já que de Villiers, Sainz e Al-Attiyah não aceitam nada que não seja papel de protagonista. Se o primeiro já venceu, o segundo já lá andou perto e o qatari liderou até deixar o Dakar, no ano passado. Com um início de prova ao estilo WRC, Sainz e Al-Attiyah podem ganhar ascendente, mas de Villiers não irá entrar a dormir. Apostamos que Kris Nissen levou um carregamento de benuron...

Irredutíveis gauleses

Já na BMW, as coisas parecem ser bem mais transparentes. Recém-chegado, Stéphane Peterhansel foi de imediato promovido a chefe-de-fila da estrutura de Sven Quandt, remetendo para segundo plano o também despedido da Mitsubishi, Nani Roma e, sobretudo, o detentor da Taça do Mundo 2009, Guerlain Chichérit. Talvez tenham sido as 9 vitórias (6 de moto e 3 de carro) que ostenta ou o facto, objectivo, de ser apenas melhor que os colegas de equipa, que valham a Peter um estatuto preferencial na BMW.

Nos testes efectuados, o francês reconheceu ter à disposição "o melhor motor que alguma vez utilizei" e introduziu alterações no X3 CC (trabalho de suspensão, direcção, centro de gravidade) que o tornaram um carro mais ao estilo... Mitsubishi. No fundo, a realidade que conhecia até agora. Um pouco como Miller na VW, Roma será um fiel escudeiro - embora ambicione, legitimamente, juntar-se a Auriol e... Peterhansel como um de três a vencerem de moto e carro -, enquanto Chichérit será uma incógnita. Capaz do melhor e do pior no espaço de... minutos, o francês ganhou experiência e maturidade e ter Tina Thorner a seu lado demonstra a forma séria como encara esta sua participação. Talvez, desta vez, tenha deixado a loucura para o esqui...

Privados ao ataque

Depois do óbvio, os outros. Holowczyc é candidato a melhor privado, tal como Gordon e Sousa. Se o primeiro será o mais pobre dos três - pela estrutura e carro -, o segundo pretende ser o primeiro americano a vencer a mítica afric... perdão, sul-americana, depois de ter sido o primeiro americano a ganhar uma etapa. Este ano, parte com um escudeiro, Carlo de Gavardo, com o antigo motard chileno a querer apostar numa mudança de rumo na carreira.

E assim chegamos à JMB Stradale Off Road Team. Foram-se os diamantes, mas ficaram... as pérolas! Segundo Dominique Serieys, director de equipa e comentador AutoSport durante o Dakar, os Racing Lancer foram alvo de melhorias técnicas e receberem evoluções de material, "embora com as óbvias limitações de uma estrutura privada". Com motor a gasolina, o Mitsubishi é um dos carros mais fortes e Carlos Sousa pode, com sorte e mérito, ser um dos protagonistas na sua primeira incursão no Dakar sul-americano.

Para além destes nomes, outros pilotos podem, aqui e ali, aspirar a dar nas vistas, mas apenas pontualmente. Talento e dinheiro raramente dão hipóteses! Mas aqui fica o nosso prognóstico: Sainz, Peterhansel e Chichérit no pódio. Em que ordem? Não queriam mais nada...


Fonte: autosport