29 dezembro 2011

Carlos Sousa 'outsider' no Dakar

O regresso de Carlos Sousa ao Dakar veio em boa altura para o mais cotado piloto nacional de todo-o-terreno. Com a ausência da Volkswagen e o facto de os MINI da X-Raid ainda terem de demonstrar se têm fiabilidade suficiente para vencer o Dakar, o tetracampeão nacional surge numa segunda linha de pilotos que poderão surpreender e rondar os primeiros lugares casos os favoritos se atrasem.

Como é sabido, Carlos Sousa foi recrutado pelo construtor chinês Great Wall Motors, que montou uma considerável estrutura (35 elementos) operada no terreno pela SMG, de Phillipe Gache. A equipa francesa montou dois protótipos de chassis tubular e motor 3.0 turbodiesel, que Sousa testou no início de novembro em Marrocos. Aí, o português detetou alguns problemas de sobreaquecimento no sistema de refrigeração do motor, mas o facto de os Great Wall não terem seguido de barco e sim de avião para a Argentina - uma operação dispendiosa que a Volkswagen também fazia - deu mais algumas semanas de trabalho aos técnicos da SMG. Por outro lado, Sousa elogiou o potencial do Haval SUV, principalmente ao nível do motor, referindo que será possível rodar nos dez primeiros com alguma naturalidade. Daí para cima... tudo é possível.

A caminho da 13ª participação (estreou-se em 1996), com oito resultados no top 10 e o melhor lugar de um português nos automóveis (4º em 2003), Sousa é um dos pilotos mais experientes no pelotão automóvel, tendo provado nas recentes 24 Horas de Fronteira que a sua velocidade e consistência estão 'lá'. É por isso que o português de 45 anos poderá ser um verdadeiro 'joker' neste Dakar, um outsider à procura de subir posições ao longo da prova à medida que readquire o seu próprio rihttp://www.blogger.com/img/blank.giftmo - à exceção de Fronteira, a última prova de Sousa foi o Ervideira TT em abril -, principalmente na segunda semana onde as dificuldades vão fazendo mossa no pelotão menos preparado. E se a fiabilidade do Great Wall estiver à altura do seu potencial, Sousa poderá mesmo conseguir um resultado histórico para o construtor chinês, que terá ainda Zhou Yong (22º em 2011) ao volante do outro Haval.


[fonte]

Sem comentários: