21 dezembro 2011

Hélder Rodrigues: “O objectivo é melhorar o terceiro lugar do ano passado”

De partida para o Dakar, que decorrerá na América do Sul, o actual campeão do mundo de todo-o-terreno afirmou nesta quarta-feira estar consciente das dificuldades que vai enfrentar, mas mostrou-se optimista quanto ao desfecho da prova.

“Vai ser um Dakar duro, com muitos concorrentes, ainda por cima num país novo [Peru], que não conhecemos”, antecipou. Ainda assim, Hélder Rodrigues é peremptório: se por um lado admite que repetir o terceiro lugar obtido no Dakar de 2011 seria um “grande resultado”, não hesita em afirmar que o objectivo pessoal passa por “melhorar essa classificação”.

Até porque, confessa, sonha um dia poder estar ao nível do ídolo Stéphane Peterhansel, que venceu o Paris Dakar por seis vezes, ao volante de uma Yamaha. “Já estou na mesma equipa e na mesma marca, só faltam as mesmas vitórias”, gracejou. Para isso, terá que bater o pé a Marc Coma e Cyril Despres, que elege como os principais adversários no Dakar deste ano.

Salientando que a “etapa mais difícil” foi a do último mês, em que teve que treinar arduamente, o campeão do mundo referiu ainda que a primeira etapa trará dificuldades acrescidas: “Com o desenrolar do Dakar, é que vou ver quais serão os melhores dias para atacar."

O piloto da Red Bull Yamaha TMN Team deixou ainda elogios à equipa que o acompanha, que considera “a melhor do mundo”, e mostrou-se satisfeito por ter vencido o prémio de atleta masculino do ano, atribuído pela Confederação de Desporto de Portugal.

No evento em que Hélder Rodrigues apresentou oficialmente a participação no Dakar 2012, esteve ainda presente o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Miguel Mestre, que deixou rasgados elogios ao atleta: “O Hélder é uma figura incontornável do desporto português”, afirmou.


Fonte: www.publico.pt

Sem comentários: