26 dezembro 2011

Vestígios paleontológicos ameaçados no Peru

As autoridades peruanas estão preocupadas com a possível destruição a que vestígios paleontológicos poderão ser sujeitos durante o Dakar 2012. Em comunicado citado pela agência EFE, o Museu Paleontológico Meyer Hönninger, no Peru, país incluído pela primeira vez no percurso da prova, apelou ao Governo e aos organizadores do evento que partilhem informação sobre os locais mais sensíveis em termos paleontológicos.

São vestígios com mais de 20 milhões de anos, encontram-se nos desertos das regiões de Iça e Arequipa, e podem sofrer "danos irreparáveis". É essa a opinião do Museu Paleontológico Meyer Hönninger, que emitiu um comunicado a alertar que podem ser afetados «fósseis únicos de baleias, golfinhos, tubarões e outra vida marinha de grande porte que ali habitou durante o período do Mioceno».

O comunicado alerta que as autoridades peruanas só garantiram que iriam salvaguardar os restos arqueológicos, como as Linhas de Nazca, figuras gigantes pré-hispânicas no deserto de Iça, sem se manifestarem sobre os vestígios paleontológicos.

O diretor do museu, Klaus Hönninger, que estuda há cinco anos os vestígios paleontológicos que se encontram no deserto de Iça e de Arequipa, apelou a que se respeitem as investigações que se estão a realizar naqueles locais, pois podem contribuir para o conhecimento dos processos evolutivos e climatéricos do planeta.

O Dakar 2012 irá realizar-se entre 1 e 15 de janeiro, e ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico. Os participantes sairão de Mar del Plata, na Argentina, e irão percorrer mais de 9 mil quilómetros até Lima, no Peru, realizando cinco etapas no Chile.


fonte: www.rtp.pt

Sem comentários: