22 novembro 2007

Tiago Monteiro no Lisboa-Dakar?

É a noticia do dia via AutoSport:
Factos! Tiago Monteiro está inscrito no Lisboa-Dakar pela equipa Buggy Desert Cup, que coloca a correr os Buggy SMG. Contudo, se o actual piloto vai ou não participar na maratona africana é um caso que se verá lá mais para a frente uma vez que, apesar de estar a ser pressionado nesse sentido pelos patrocinadores, Monteiro está hesitante.
Como se sabe, há uns meses atrás Tiago Monteiro esteve em Marrocos na companhia do seu grande amigo Yvan Muller tendo testado o Buggy SMG de Phillipe Gache. Gostou da experiência, mas quando se fala duma prova como o Dakar, as decisões não se podem tomar de ânimo leve pois é uma prova muito complicada para um estreante, o que neste caso ganha ainda mais ênfase porque o Buggy…só tem lugar para o piloto.

Estrear-se no Dakar sem experiência, sem testes intensivos, sem navegador, pode ser demasiado, mesmo para um piloto da categoria do português, que desde Fórmula 1 a carros de ralis já guiou um pouco de tudo.

Os seus patrocinadores pressionam-no no sentido de aceitar o desafio, mas Monteiro está muito reticente, e tem mesmo um estatuto especial com a sua inscrição que existe, mas está sob um regime especial que lhe permite ficar “pendente” até perto do início da prova, pois se as negociações que Monteiro mantém para prosseguir a sua carreira nas pistas chegarem a bom porto, é praticamente certo que adiará a experiência, pois como Monteiro já referiu: «Se não for este ano será num futuro próximo.».
A única certeza é que dentro de algum tempo veremos Tiago Monteiro a evoluir na prova africana, resta saber se será dentro de um mês e meio ou bem mais…


O meu comentário:
A loucura em Portugal em torno do Dakar parece não ter limites. Só assim se explica a pressão que os patrocinadores parecem estar a exercer sobre o piloto do Porto para embarcar na estupidez de se estrear, a “sangue frio”, num Dakar a solo. Por muito que nós público gostássemos de ver Monteiro à partida do Lisboa-Dakar, tal não deve suceder para já. Monteiro tem qualidades e não deve ceder a pressões patéticas. Até pode vir a revelar-se um grande piloto fora das pistas, mas tudo tem o seu tempo.

Sem comentários: