04 novembro 2007

UAE Desert Challenge 2007 resultados finais

Na passada Sexta-feira, dia 02/11, foi realizada a 5ª e última etapa do UAE Desert Challenge, mais conhecido como Rally de Dubai. No ultimo dia foram percorridos 555 quilômetros totais, tendo duas especiais: a quinta especial com 123 quilômetros e a sexta especial com 163 quilômetros. O percurso total teve 2.210 quilômetros, sendo 1507 quilômetros de trechos contra o relógio.

Nas motos o espanhol Marc Coma, que corre pela equipe de fábrica da KTM e já havia garantido o título do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, foi o grande vencedor da prova, resultado que quebra o domínio do Francês Cyril Despres, que tinha quatro vitórias em Dubai.

Na ultima etapa Coma também foi o vencedor, com o francês Cyril Despres, também da equipe de fábrica da KTM, ficando com a segunda colocação, mesma posição na geral após 5 etapas. O norueguês Pal Ullevalseter (KTM 690) foi o terceiro, também ficando com a mesma posição na geral.

Coma estava muito feliz com mais esta vitória. "A prova não foi fácil. Foi muito bom ter uma disputa bastante acirrada com Cyril e Pal. Hoje me dediquei a alcançar Cyril. Quando passei a sua frente, tive de me concentrar porque um erro poderia por tudo a perder", declarou Coma. Despres disse: "Eu não vim aqui para ser segundo, mas foi minha primeira corrida no deserto desde o Dakar em Janeiro".

Ullevalseter, que como Despres, já tem um título mundial, disse: "Hoje não senti tanto calor. Eu estou muito feliz com a performance da minha moto. A prova foi um teste com muito sucesso para mim".

A dupla francesa da Mitsubishi, Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret, conquistou a vitória no Rally de Dubai, enquanto o título da Taça do Mundo de Rally Cross Country ficou com a dupla da Volkswagen, o espanhol Carlos Sainz e o francês Michel Perin.

No início do dia a equipe da BMW, formada pelo piloto do Qatar Nasser Al Attiyah e a sueca Tina Toerner, lutavam pela segunda posição na prova. Eles partiram para cima do Touareg de Sainz, e venceriam a etapa, não fosse o aparecimento de um problema elétrico, quando faltavam apenas 20 quilômetros para o final da sexta e última especial. Eles não completaram a etapa, e abriram a oportunidade para a dupla da Volkswagen, o sul-africano Giniel de Villiers ao lado do alemão Dirk von Zitzewitz, conquistar a primeira posição. A dupla campeã, Peterhansel/Cottret, teve como estratégia controlar os seus maiores adversários, Sainz/Perin, e ficaram com a segunda e terceira colocações respectivamente, na etapa.

Peterhansel estava bastante satisfeito com o resultado, seu quarto título na prova. "A nossa estratégia foi não assumir grandes riscos antes do Dakar, nos primeiros dias não andamos tão rápido com Nasser, Sainz e Alphand, mas eles tiveram problemas e nós vencemos", disse o piloto.

Sainz também comemorou bastante o título mundial. "É muito bom vencer a Copa do Mundo. É importante para mim e este rali é um ótimo treino para o Dakar", declarou Sainz que já foi Campeão Mundial de Rally, na categoria WRC, nos anos de 1990 e 1992.

O brasileiro Paulo Nobre e o português Filipe Palmeiro, de BMW X3CC, recuperaram dos maus resultados das primeiras etapas, terminaram o dia no quinto posto, fechando a prova na 11ª posição após 5 etapas.

Classificação final após cinco etapas - Motos:

1. Marc Coma (KTM) – 18:54:13
2. Cyril Despres (KTM) – 18:59:19
3. Pal Ullevalseter (KTM) – 19:03:46

Classificação final após cinco etapas - Carros:

1. Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (Mitsubishi) – 17:26:36
2. Carlos Sainz/Michel Perin (Volkswagen) – 17:38:32
3. Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Volkswagen) – 17:55:11


Fonte: adaptado daqui

Sem comentários: