12 janeiro 2011

Coma mais líder

Se ontem os pilotos viveram um dia complicado na nona etapa ao redor de Copiapo, hoje, no regresso a solo argentino, as dunas brancas de Fiambala mostraram que as dores de cabeça só vão mesmo parar no palanque de chegada em Buenos Aires, no final da prova no fim-de-semana.

O dia começou bem cedo, pelas quatro e meia da manhã, com os ainda resistentes a partirem para uma longa ligação que os levou novamente para a encosta Atlântica dos Andes, á semelhança do que tinha acontecido na passada semana quando a caravana se dirigiu ao Chile. A especial do dia era por isso mesmo curta, apenas 172 quilómetros, mas que se revelaram muito duros para a grande maioria dos pilotos, incluindo os homens da frente.

A etapa do dia acabou por se revelar nefasta para Cyril Després, ainda com algumas possibilidades de poder tentar a quarta vitória na prova, primeiro quando ao quilómetro 97, e quando tentava manter vantagem sobre Marc Coma, se enganou no rumo a seguir, entrando numa zona de muita pedra que o dificultou na procura pelo caminho correcto. Mas o pior estava para chegar quando perto do final, a cerca de 15 quilómetros da linha de meta, ficou preso numa zona de lama junto ao rio seco que todos tinham que percorrer e encontrar a saída, perdendo aí mais de dez minutos e porventura todas as suas possibilidades de conseguir discutir a vitória. Marc Coma acabou por conseguir mais uma vitória neste Dakar 2011 e detem agora mais de 18 minutos de vantagem no topo da classificação geral.

Mas não foi apenas Cyril Després a sentir problemas, também Hélder Rodrigues o sentiu, pelo segundo dia consecutivo e depois de ser o mais rápido numa primeira fase da prova mais uma vez a sorte não quis nada com o piloto de Almargem do Bispo e voltou a ficar parado tal como tinha acontecido no dia de ontem. Isto num dia em que também Francisco Lopez, o seu principal adversário na luta pelo terceiro lugar, teve problemas com a bomba de combustível da sua moto e perder igualmente algum tempo. Com todos os contratempos da concorrência foi Ruben Faria quem acabou por assinar a terceira posição do dia, depois de partir na 23ª posição, recuperando muito tempo a Hélder Rodrigues para ficar agora a apenas cinco minutos do quarto lugar.

O Dakar está no entanto longe de estar definido, já que amanhã os concorrentes enfrentam mais uma longa especial, que ligará Chilecito a San Juan, com uma especial com 622 quilómetros, onde as dunas dão lugar à montanha num cenário digno dos filmes de ‘cowboys’ com os seus ‘canyons’ e dificuldades inerentes. Amanhã ainda pode acontecer muita coisa.

A comitiva portuguesa ainda em prova continua a manter todos os seus elementos, depois do abandono de Paulo Gonçalves e João Rosa, e a exigente jornada permitiu mesmo a recuperação e subida de posições na classificação geral, como foi o caso de Pedro Oliveira, o terceiro melhor luso na classificação geral que hoje subiu duas posições e está agora no 24º posto da geral. Bianchi Prata também gahou lugares, mais precisamente cinco, para ser agora o 35º, o mesmo se passando com Rui Oliveira que ascendeu cinco posições na tabela e é agora o 56º, dois lugares na frente de Fausto Mota, aquele que mais lugares ganhou hoje, sete posições, para fechar a ronda em 58º.


fonte: hype

Sem comentários: