07 janeiro 2011

O dia dos motards lusos

Se o dia de ontem foi animado e permitiu a Paulo Gonçalves alcançar a sua primeira vitória de sempre numa especial do Dakar, o dia de hoje, que ligou Iquique a Arica, bem junto à fronteira com o Peru, revelou-se ainda mais dramático. Com mais de 450 quilómetros de especial, que começou com as dunas do Atacama e fechou com as rápidas e poeirentas pistas da região norte do mesmo deserto, foi Ruben Faria quem acabou por conseguir a vitória na especial, a sua quarta em termos de carreira, vingando-se assim da penalização que lhe retirou a vitória no dia de abertura deste Dakar 2011.

O piloto algarvio apenas se destacou na segunda metade da longa especial, depois de na primeira fase ter sido Hélder Rodrigues a ditar a sua regra. Mas depois do reabastecimento Faria ‘baixou a cabeça’ e atacou decidido, ganhando rapidamente os quatro minutos que tinha de atraso para o então líder Hélder Rodrigues, desvantagem que transformou de forma positiva antes da chegada ao ponto de cronometragem oito. Ruben assumiu uma táctica mais defensiva no início da prova, onde era necessária mais atenção com a navegação, e atacou na fase mais rápida, mantendo-se a salvo do pó levantado pela concorrência e batendo na linha de chegada Hélder Rodrigues por 50 segundos. Pela quarta vez na sua carreira Ruben assinou uma vitória no Dakar, sendo a primeira vez na história da prova que dois pilotos portugueses conquistam as duas primeiras posições numa especial.

O dia foi positivo para os dois lusos, mas negro para Paulo Gonçalves que depois de começar a perder tempo na fase inicial da prova – ele foi hoje o primeiro em pista depois da estrondosa vitória no dia de ontem – acabou por ser vitima do azar quando viu o motor da BMW ficaram ainda sem o brasileiro Zé Hélio, que caíu e fracturou uma clavícula.

Entre os homens da frente foi Cyril Després a recuperar algum terreno a Marc Coma, mesmo se nos últimos 200 quilómetros andou sempre preocupado com uma estranha vibração no motor da sua moto. Felizmente chegou ao final e parte para a segunda metade da prova com cerca de oito minutos para recuperar face a Coma. Preocupado na última semana de prova terá que estar o chileno Francisco Lopez. O piloto da Aprilia foi sexto no dia de hoje e tem agora Hélder Rodrigues e Ruben Faria muito perto do seu terceiro lugar da geral. Hélder está a cinco minutos e Ruben a sete, o que deixa antever uma luta intensa pelo terceiro posto.

A restante armada lusitana mantem-se toda em prova, com Pedro Oliveira a ser agora o terceiro melhor luso ocupando a 29ª posição da geral, na frente de Bianchi Prata, que é agora o 37º, Rui Oliveira, o 63º e Fausto Mota, que foi ontem penalizado em cinco horas pela organização e se afundou na classificação para ser agora o 77º, ele que estava já próximo dos 40 primeiros.

O Dakar tem amanhã o seu dia de descanso em Arica, para no dia seguinte se realizar a mais extensa especial deste Dakar, de novo com o Atacama como cenário, com mais de 650 quilómetros ao cronómetro a prometerem um dia extenso e muito exigente.


Classificação geral (após a 6ª etapa)
1º Marc Coma – KTM com 22h40m20s
2º Cyril Després – KTM a 08m48s
3º Francisco Lopez – Aprilia a 22m12s
4º Hélder Rodrigues – Yamaha a 27m35s
5º Ruben Faria – KTM a 29m54s
6º Jordi Villadoms – Yamaha a 49m30s
7º Jonah Street – Yamaha a 57m36s
8º Frans Verhoeven – BMW a 01h01m50s
9º Juan Pedrero – KTM a 01h02m13s

Fonte: hype

Sem comentários: