04 janeiro 2011

Ruben segura posição

A terceira etapa do Dakar foi como se esperava bastante longa e reveladora das primeiras fragilidades de alguns concorrentes com responsabilidades na prova. Com 500 quilómetros de especial, dos quais 150 foram no entanto realizados em alcatrão em formato de neutralização, a especial dividiu-se assim em duas partes, a primeira mais extensa, com 250 quilómetros, com a fase final a apresentar uma centena de quilómetros. Pelo meio uma ligação marcada por uma subida a 3378 metros de altitude, na primeira visita ás pistas de montanha da Cordilheira dos Andes.

Com um dia tão longo Ruben Faria começou de forma cautelosa de forma a aproveitar ao máximo os seus pneus sem exagerar no desgaste dos mesmos na fase final da jornada.
“A extensão da especial a isso obrigava, ontem o Cyril tinha chegado ao final da especial com os pneus da sua moto bastante gastos e por isso decidimos optar por uma toada mais cautelosa na fase mais fresca do dia, para termos pneus em condições após a ligação e durante as horas de mais calor.” Palavras de Ruben Faria na chegada a San Salvador de Jujuy, local de chegada após um longo dia.

Ruben começou o dia na 11ª posição à passagem pelo primeiro CP, mas com o acumular dos quilómetros começou a aumentar o ritmo e fechou a especial numa excelente quinta posição, numa etapa onde mais uma vez fechou em bom ritmo.

“A táctica funcionou perfeitamente. Com o aproximar do final da primeira secção comecei a apertar o ritmo e ganhar posições, conseguindo na segunda metade manter um ritmo forte que me ajudou a segurar a quinta posição final na especial.”
Com esta posição Ruben Faria continua a ser o terceiro classificado da geral, atrás de Marc Coma e Cyril Després que hoje se perdeu na fase inicial, perdendo mais de seis minutos, recuperando de forma intensa em especial na segunda metade do dia.
“O Cyril hoje fez uma grande corrida, mesmo se perdeu tempo para o Marc, mas continua na primeira posição e é por isso que vamos continua a lutar.”
Palavras de Ruben Faria antes de iniciar a preparação do ‘road-book’ para a etapa de amanhã, que liga San Salvador a Calama, já em território chileno.


Fonte: hype

Sem comentários: