12 janeiro 2011

Quase tudo decidido no Dakar

Artigo de opinião escrito por Filipe Campos e publicado no Público (link).

Apesar de ainda estarmos longe de ver novamente Buenos Aires, ou seja, a meta deste Dakar 2011, as coisas parecem agora mais perto de estar decididas em termos de classificação, cenário “triste” quando há ainda tanto para percorrer. Esta constatação serve para a classificação dos automóveis, mas também para a das motos, sendo que a esta altura já ninguém estranhará se uma KTM vier a vencer, o mesmo se passando em relação aos Race Touaregue.

Centrado a minha análise nos automóveis, Stéphane Peterhansel poderá ter colocado um ponto final nas suas aspirações em relação à vitória nos automóveis. As perdas de tempo que tem acumulado já somam mais de hora e meia de fosso para o líder, situação que me leva a uma reflexão um pouco mais profunda. Tratando-se de um dos mais experientes pilotos dos que actualmente disputam a prova – além de ostentar um currículo invejável – Stéphane Peterhansel dispõe de um carro absolutamente inigualável e com provas dadas, mas este conjunto ainda não conseguiu produzir os resultados que todos esperavam. Para mim, apostar no binómio Peterhansel/BMW X3 era não apenas natural, mas também lógico.

Uma série de imprevistos – e o dia de ontem foi particularmente difícil - têm progressivamente afastado Peterhansel do topo da corrida, o que me deixa naturalmente triste e sem uma justificação para que tal suceda. Ainda assim, satisfaz-me verificar que Leal dos Santos não só está esta a cumprir a sua missão, como se prepara para garantir a sua melhor classificação de sempre na prova, ele que, como é sabido, nunca teve como obrigação atingir os lugares da frente, mas, acima de tudo tentar ajudar Peterhansel a ganhar a prova.

Falando dos portugueses em prova, destaco, naturalmente, o sétimo lugar da geral de Leal dos Santos.

Enquanto nas motos lamento a desistência do Paulo Gonçalves (BMW), nome não tão falado mas que deu muito que falar ao ser o primeiro português a ganhar uma etapa neste Dakar. Quanto a Hélder Rodrigues e Ruben Faria (com uma prova cheia de peripécias), vão garantindo uma dupla presença portuguesa no “top five”. Muito positivo!


Sem comentários: