06 janeiro 2008

Governo francês justifica cancelamento do Lisboa-Dakar 2008

A ministra do Interior francesa, Michèle Alliot-Marie, justifica a anulação do Rali Lisboa-Dakar 2008 com o argumento de que, perante as ameaças recebidas, era muito difícil proteger a prova de forma total.
Em entrevista hoje publicada pelo semanário Le Journal du Dimanche, Alliot-Marie não foi explícita quanto à ameaça feita ao mais importante rali todo-o-terreno do Mundo pelos radicais islâmicos, mas afirmou que quem corria maiores riscos eram os participantes que estivessem isolados.

«Há sempre pilotos isolados, porque tiveram um acidente ou porque se perderam», disse a ministra, considerando que os concorrentes eram quem estava mais sujeito a ser vítima de acções violentas.

A organização do Lisboa-Dakar2008 decidiu anular a 30ª edição da prova na sexta-feira, véspera do dia previsto para o seu início, na sequência de ameaças terroristas ao rali surgidas a partir da Mauritânia.

Depois de quatro franceses terem sido assassinados na Mauritânia, em 24 de Dezembro, o Governo francês fez várias recomendações aos cidadãos do país para não se deslocarem à Mauritânia, onde deviam realizar-se oito etapas da prova.

Como os quatro franceses foram mortos por membros de «um grupo islâmico de que há fortes razões para pensar que está ligado à Al-Qaeda», Alliot-Marie considera que a decisão de cancelar o rali foi «prudente» e «sábia», pois a rede de Bin Laden «quer cometer acções fortes e simbólicas».


fonte: DD

Sem comentários: