02 janeiro 2008

Stéphane Peterhansel ou o "Diabo vermelho"

Nove vezes vencedor do Dakar (seis em moto e três em automóvel), Stéphane Peterhansel promete não deixar a fasquia por aqui, tanto mais que está agora a apenas um sucesso de igualar o histórico recorde de Ari Vatanen nos automóveis.

Tirando partido do seu vasto conhecimento das dunas e navegação, o consagrado piloto francês aposta em reeditar o sucesso da última edição: «Fácil, evidente que não será, até pelo nível que a concorrência já mostrou. De mais a mais, o novo regulamento técnico penalizou bastante o nosso carro. Apesar desse handicap, a equipa trabalhou bastante no chassis e no conforto dos pilotos, pelo que há boas razões para estarmos motivados. De resto, com etapas ainda mais difíceis no programa, a fiabilidade promete ser um ponto crucial. E a minha vitória no Dubai é disso um bom exemplo».

20 anos de Dakar
Nascido a 6 de Abril de 1965, no mesmo dia em que Luc Alphand, o seu companheiro na Mitsubishi e grande adversário das últimas edições, Peterhansel alinhou à partida do seu primeiro Dakar em 1988, entrando logo pela porta grande, pelas mãos da Yamaha, com quem assinou todos os seus seis triunfos nas duas rodas, o primeiro em 1991 e o último em 1998. Aos 33 anos, o então recordista de vitórias em motos assumiu um novo desafio na sua carreira e virou-se para os automóveis.

Estreou-se com um promissor sétimo lugar, mas teve esperar até 2004 para copiar os passos de Hubert Auriol e se tornar no segundo piloto da história a triunfar nas duas e quatro rodas, estando agora a apenas um sucesso de igualar o recorde de Ari Vatanen neste pelotão.


fonte: autosport

Sem comentários: