03 janeiro 2008

Uma cidade móvel com mais de 2500 pessoas

Uma "cidade", com mais de 2.500 habitantes, vai ser montada e desmontada diariamente para dar apoio à caravana do Rali Lisboa-Dakar, que começa sábado na capital portuguesa e termina no Senegal, a 20 de Janeiro.

Cerca de 20 aviões vão assegurar o transporte de mais de três centenas de pessoas e de toda a logística da mítica prova de todo-o-terreno, contando ainda a organização com cerca de uma dezena de helicópteros para o transporte de fotógrafos, televisões, médicos ou da direcção da corrida.

O acampamento, que começa a ser colocado em pé de manhã e é desmontado no dia seguinte, logo após a partida dos concorrentes, é uma autêntica «Torre de Babel», que este ano contará com mais de 50 nacionalidades.

Para quem chega a tempo do jantar ou para o pequeno-almoço antes da partida, a organização monta um gigantesco "restaurante", em que trabalham mais de 80 pessoas, numa estrutura transportada por 11 camiões.

A estrutura clínica da prova terá 50 pessoas a trabalhar, um hospital de campanha, equipado, por exemplo, com radiologia e bloco operatório, três helicópteros e 14 veículos.

Refira-se que esta edição baterá o recorde de participantes com a participação de 570 equipas: 245 motos, 20 "quads", 205 carros e 100 camiões.

Pela primeira vez, nas etapas africanas, as motos serão reabastecidos com uma mistura que contém biocombustível, realçando a importância que a organização dá aos problemas do ambiente.


Fonte: iol

Sem comentários: