Equipa francesa triunfa em Buggy Fouquet BMW M3
A formação francesa composta por Yves Morize, Philippe Letang, Pascal Thomasse e Yves Tartarin, em Buggy Fouquet BMW M3, garantiram hoje a vitória em mais uma edição das 24 Horas TT Vodafone/Vila de Fronteira, a prova de resistência de Todo-o-Terreno daquela vila antejana que uma vez mais encerrou a temporada no nacional da modalidade. Na segunda posição ficou a formação luso-francesa de Mário Andrade, fechando-se o pódio com uma equipa inteiramente lusa, fomada por Adélio Machado, Maria do Céu Pires de Lima, José Mendonça e Rui Lopes, aos comandos de um Toyota Land Cruiser.
Depois de uma luta intensa pela primeira posição, com a formação de Mário Andrade, em Renault Clio V6, a andar mais de 16 horas na frente, desde que saiu da pole position, e a quem apenas um problema na caixa de velocidades impediu um melhor lugar, os franceses do Buggy Fouquet passaram para a liderança da prova à 17ª hora, numa altura em que os melhores portugueses eram os homens do Team Vodafone, com Miguel Barbosa, Pedro Fontes, António Bayona e Bianchi Prata, a rodarem em Nissan Navara na terceira posição.
Decorridas 19 horas de prova, o Team Vodafone chegou mesmo a rodar na segunda posição, o que fez por mais duas horas, até cair inicialmente para a quarta posição. Afinal, esta era uma prova de resistência, e o facto de rodar numa determinada posição quando ainda faltavam algumas horas para o final não permitia descansos. Aliás, por esta altura, a única formação que parecia já rodar sem problemas e com a vitória garantida era mesmo a equipa do Buggy Fouquet BMW M3 com o número "3", que rodava na frente e que viria a concluir a prova no lugar mais alto do pódio.
Luta pelo pódio até ao final
A luta pelos melhores lugares acabava assim por acontecer entre os portugueses, com a formação luso-francesa liderada por Mário Andrade a intrometer-se num duelo em que apareciam nomes bem conhecidos do Todo-o-Terreno nacional, como José Ruas, Rui Leitão ou Lino Carapeta no Team VR Motor, que viriam a terminar na quinta posição, ainda o ex-campeão nacional de TT Miguel Barbosa, Pedro Fontes, António Bayona e Bianchi Prata, do Team Vodafone, ou a formação liderada por Adélio Machado, com Maria do Céu Pires de Lima, José Mendonça e Rui Lopes, a equipa inteiramente portuguesa que acabaria por conseguir a melhor classificação final no terceiro lugar do pódio.
Curiosamente, este duelo entre os portugueses durou até quase à linha de meta, o que é impressionante se nos lembrarmos que estamos perante uma prova de resistência de 24 horas. A verdade é que as três formações mais rápidas em prova mantiveram uma distância muito curta entre si quase até à meta, acabando por ser a formação de Adélio Machado a levar a melhor.
Notas de reportagem para as declassificações de equipas que andaram até muito tarde entre os lugares da frente, como o Pro Polsion número 7 de Michel Salvatore, Philippe Wambergue e Thierry Charbonier, desclassificados após 67 voltas em pouco mais de 23 horas de corrida, também o Nissan Terrano da formação Ramalho Couto Prolama Team (Aníbal Mendonça, José Miguel Dias, Rui Gonçalves e Carlos Silva), desclassificado após 60 voltas em 23h17m de prova, ainda o Toyota Land Cruiser da Moletto Sport (Fernando Rito, Pedro Alves, Filipe Campos e Nelson Clemente), fora de prova após 55 voltas em 19h19m, ou ainda a Nissan Pick-up do Team Motivo (Pedro Gameiro, Pedro Grancha, Pedro Nunes e Manuel Russo), desclassificada após 54 voltas completadas em 15h40m.
Conheça agora com o Lusomotores a classificação final de mais esta edição das 24 Horas TT Vodafone/Vila de Fronteira, no que diz respeito aos 10 primeiros...
1 - (3) Y.Morize/P.Letang/P.Thomasse/Y.Tartarin - Buggy Fouquet BMW - 81 voltas
2 - (22) M.Andrade/G.Monce/S.Barbry/A.Andrade - Renault Clio V6 - 77v
3 - (17) A.Machado/M.P.Lima/J.Mendonça/R.Lopes - Toyota Land Cruiser - 72v
4 - (5) M.Barbosa/P.Fontes/A.Bayona/B.Prata - Nissan Navara - 72v
5 - (30) J.Ruas/R.Leitão/L.Carapeta - Nissan Navara - 71v
6 - (34) P.Prochazka/P.Studeny/B.Studeny - Suzuki Jimny - 71v
7 - (60) E.Antunes/F.Teixeira/A.Antunes/P.Simões - Nissan Navara - 69v
8 - (2) A.Dambis/I.Skoks/J.Azis - OSC Oscar - 67v
9 - (28) P.Martins/N.Marques/R.Almeida - Nissan Pick-up - 66v
10 - (50) R.Neves/N.Alves/C.Caseiro/J.Vicente - Toyota Hilux Tsport - 66v
Fonte: lusomotores.com
27 novembro 2006
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1 comentário:
Adélio Machado em grande forma antes do Lisboa-Dakar
Vitória entre os Portugueses, primeiro T1 e melhor Diesel em Fronteira
A pouco mais de um mês da partida do Lisboa-Dakar 2007, Adélio Machado dá sinais de estar bem preparado e altamente motivado para enfrentar a maior prova de TT do Mundo. Assim comprova o resultado da última edição das 24 Horas TT Vodafone/Vila de Fronteira, nas quais o piloto de Famalicão liderou a equipa Paddock Competições ao brilhante terceiro lugar da classificação geral.
A novel formação lusa, composta por Adélio Machado, Céu Pires de Lima, José Mendonça e Rui Lopes, deu enorme espectáculo no terródromo da vila alentejana, conquistando com enorme mérito o primeiro lugar entre os participantes portugueses, logo atrás das duas formações francesas. O Toyota Land Cruiser n. º 17 obteve ainda a melhor classificação na categoria T1 e Diesel.
Numa corrida longa e cheia de peripécias devido à muita lama e chuva, foi emocionante ver que a decisão pelo derradeiro lugar do pódio desta prestigiante prova organizada foi disputada quase ao sprint, com a equipa de Adélio Machado a conseguir superiorizar-se na recta final à Pick-Up do vice-campeão nacional Miguel Barbosa, e à Navara de Lino Carapeta, dois dos muitos pilotos lusos que vão estar presentes no Dakar 2007.
O Toyota Land Cruiser T1 da Paddock Competições não parecia, à partida, talhado para tão grande performance, mas o ritmo forte imposto por todos desde a largada e o bom momento de forma de Adélio Machado, surpreendeu os mais incautos em Fronteira.
“Este Toyota, preparado nas nossas instalações, esteve excelente, correspondeu ao que estávamos à espera, ou seja, foi resistente às dificuldades do percurso. Não tivemos grandes problemas e nas boxes apenas mudámos pneus, calços e substituímos um amortecedor a meio da noite, para além de lhe colocar combustível”, disse no final Adélio Machado.
Com este resultado, o terceiro melhor piloto nacional no Lisboa-Dakar 2006 adicionou mais umas pitadas de confiança ao seu projecto internacional: “A 15 minutos do final estávamos em 4. º lugar, depois de termos começado em 51. º. Decidi arriscar ainda mais e fomos felizes. Considero que foi um bom prémio para a nova equipa que acabámos de formar. Mostrámos ser competitivos e vamos conseguir com certeza, vencer mais vezes. ”
“È desta forma que vamos querer continuar no Todo-o-Terreno nacional e internacional” referiu o piloto de Famalicão que fará um último teste antes da partida para o Lisboa-Dakar, no qual acalenta aspirações de conseguir levar de novo a bandeira portuguesa até ao Lago Rosa.
“O principal objectivo é terminar essa grande aventura que é o Dakar. Sabemos que é uma prova muito dura e cheia de percalços, mas estamos determinados em chegar novamente ao fim e se possível melhorar o resultado de 2006. Não será fácil porque a concorrência, quer nacional quer internacional, é muito forte, mas acreditamos no nosso projecto e sabemos que temos condições para dignificar Portugal e todos aqueles que apostaram em nós”, concluiu Adélio Machado.
A apresentação oficial da equipa Toyota Challange que irá alinhar no Dakar 2007 está agendada para meados de Dezembro.
DA-LHE GÁS
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