23 novembro 2006

Pormenores do percurso em Portugal


Ver reportagem no Jornal da Tarde da RTP1!!!

Portugal - O grande regresso

A primeira experiência Portuguesa do Lisboa-Dakar foi largamente apreciada pelos concorrentes, organizadores e telespectadores do rali. Após consulta das diferentes entidades envolvidas, ficou unanimemente decidido o regresso a Lisboa do Lisboa-Dakar. Se a Cidade Branca soube reunir as condições de acolhimento correspondendo aos parâmetros de qualidade do Dakar, foi sobretudo pelo estado de espírito dos seus habitantes que seduziu. Os dias passados em Portugal serão uma vez mais um “ pré-aquecimento” ou “ aperitivo” ideal antes da grande partida para África.
Foi também com este registo que Portugal e os seus representantes na pista impressionaram nos primeiros dias do rali Lisboa–Dakar 2006. Carlos Sousa em automóveis, Ruben Faria e Hélder Rodrigues nas motos, associaram o espectáculo aos resultados em verdadeiras especiais de rali-raid. Todo o Mundo quer mais.

Marrocos – Mauritânia, Areia, muita areia

Transição ideal para uma introdução progressiva em África, Marrocos oferece aos concorrentes todas as configurações de terreno que os espera no seguimento do rali. Explorando mais em detalhe o potencial do deserto Marroquino, as especiais programadas exigirão desde logo às equipas qualidades de resistência importantes. A passagem na Mauritânia, que será mais extensa que em 2006, aumentará as dificuldades das etapas. As novas regras impostas em 2006 permitirão de novo que os mais astuciosos amadores possam impor-se aos profissionais, com uma boa navegação.

Mali – Senegal Atenção, desenham-se posições

A entrada na África negra é aliada ao prazer da pilotagem dos concorrentes e ao reencontro com a população. Em etapas de ligação, na corrida ou no “bivouac”, a atmosfera geral muda ao mesmo tempo que mudam as pistas. Se a areia faz parte do passado, as dificuldades de navegação persistem em razão das numerosas mudanças de direcção. Sobre o plano visual, o contraste é bastante notório: Estamos agora na grandeza da floresta tropical, com as habituais armadilhas e “ slaloms “ entre as árvores.

1 comentário:

Anónimo disse...

zonas espectaculo!
só falta mesmo é elaborar o mapa promemorizado...

O Director do Euromilhões Lisboa-Dakar, Etienne Lavigne, fez a apresentação da prova, com especial enfoque nas duas etapas disputas em solo nacional, revelando que a especial Lisboa-Portimão terá 120 quilómetros cronometrados (num total de 495) e contará com um percurso inovador e inédito, que surpreenderá os concorrentes. A etapa passará pelos concelhos de Concelhos de Alcácer do Sal e Grândola e para o público vão ser instaladas 4 zonas de espectáculo (ZE), que serão os locais privilegiados para assistir à passagem dos concorrentes. Em Alcácer haverá 1 ZE em Brejos da Carregueira; e 3 ZE em Grândola: Muda, Pinheiro da Cruz e Vale da Horta.

No dia seguinte, já nos concelhos de Concelhos de Portimão, Monchique e Silves, a etapa terá 60 quilómetros cronometrados em solo algarvio (num total de 500). Os milhares de espectadores que se espera afluam ao local terão outras 4 Zonas Espectáculo para assistir à passagem dos concorrentes: Em Portimão haverá 2 ZE, em Morgado do Reguengo e Morgado de Arge; em Monchique ficarão outras 2, situadas em Caldas de Monchique e Alferce.

Devidamente assinaladas e com acessos que serão divulgados em breve, estas ZE são a opção mais segura e confortável para ver o Euromilhões Lisboa-Dakar 2007.

Nesta segunda etapa, realce ainda para o facto de não contar com a participação da categoria camiões.

Entre as 250 motos, 187 carros e 88 camiões que sairão de Lisboa, Portugal vai estar bem representado com um número que ascende agora a 40 pilotos (e co-pilotos). Veículos com as cores nacionais serão 28: 15 automóveis, 11 motos (dois em 2 quads) e 2 camiões.

A apresentação do Euromilhões Lisboa-Dakar 2007 contou, entre outros, com a presença Vítor Porto (Administrador dos Jogos Santa Casa); João Lagos (Presidente da João Lagos Sports); Etienne Lavigne (Director do Euromilhões Lisboa-Dakar); Hélder Martins (Presidente da Região de Turismo do Algarve) e Carmona Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa).
DA-LHE GÀS