13 novembro 2006

Robby Gordon e Team Dakar USA com um novo Hummer H3

Voltemos a um assunto que já aqui (link) tinha sido referido por um atento leitor.




In preparation for the 2007 DakarT, Robby Gordon of Team Dakar USA unveiled his revised Hummer H3 race truck for the international media at the Dumont Dunes Off-Highway Vehicle Recreation Area near Baker, California last Thursday. In addition, Gordon introduced his navigator for the upcoming DakarT, Andy Grider, a veteran of the endurance rally.

Team Dakar USA competed in the DakarT for the first time in January 2006, drawing attention due to their radically different vehicle which was capable of high speeds across the Sahara desert. Unfortunately, the team eventually dropped out of the race with a damaged radiator after impacting a mound of camel grass.

Learning from past experiences and with the help of major supporters such as General Motors and Toyo TiresR, the team has made significant changes to the race truck. Extensive wind tunnel testing has resulted in major changes to the Menards Engineering carbon fiber body, including a shallow windshield angle and a sloped rear body section resulting in less drag. An onboard tire inflation/deflation system makes it much easier to adjust the air pressures of the 37X14.50R15 Toyo Open Country M/TT tires while on-the-fly. Greater overall speed also comes from a GM Racing LS7 (427-cubic inch V8) attached to a six-speed Albins sequential transaxle. (During the last DakarT, Gordon used a manual shift Albins five-speed transaxle.) Team Dakar USA also improved the cooling system by mounting two Ron Davis radiators in series, making the system less prone to impact damage.

During the Dumont Dunes event, dubbed The Robby Gordon Dakar Experience, journalists were provided demonstration rides in the H3 racer and a giant Mercedes support truck. One of the team's Hummer H1's was also on display, also shod with Open Country M/TT tires from Toyo TiresR. The Moroccan theme event included a Moroccan-style tent and cuisine, along with camels to help provide the overall experience. In addition to U.S. television and print media, members of the foreign press attended from countries as far away as Great Britain, Spain, Brazil, Germany, China and Honduras.

2 comentários:

Anónimo disse...

Lisboa-Dakar pode ser alvo de terrorismo

O Rali Lisboa-Dakar pode ser alvo de actos terroristas. O alerta foi deixado nesta segunda-feira pelos serviços secretos franceses.

De acordo com o jornal Le Monde, as suspeitas de actos terroristas podem acontecer durante a passagem da comitiva pelo Mali, com possíveis sequestros entre os participantes e perpetuados por um grupo radical islâmico.

“O dispositivo de segurança no Mali é bom e não nos aventuramos no Norte do país. Para anular estas etapas é necessário que nos dêem argumentos precisos”, referiu o director da prova.

Apesar de se saber que este grupo é composto por cerca de 800 activistas e que desenvolve acções de tráfico de armas na região, Etienne Lavigne adiantou que sustenta a ideia de não alterar o percurso porque ainda não recebeu quaisquer informações por parte das autoridades de espionagem francesas.

Vale a pena lembrar que o traçado oficial do Lisboa-Dakar vai ser apresentado nesta quinta-feira. A prova começa no primeiro dia de 2007 e termina três semanas depois.

DA-LHE GÁS

Anónimo disse...

MAN M2000 e Elisabete Jacinto dão "Volta a Portugal"
[ 2006/11/13 ]
Depois do Rallye AMV Shamrock ter proporcinado a primeira saída oficial do novíssimo MAN M2000 da Equipa Trifene 200 / MAN Portugal, Elisabete Jacinto prepara já um novo e curioso desafio, que terá lugar de 26 a 30 de Novembro.


A piloto e a sua máquina irão percorrer o país, passando por todas as capitais de distrito, promovendo assim a partida portuguesa, daquela que é considerada a mais importante competição motorizada a nível mundial: o Euromilhões Lisboa Dakar 2007.


Serão mais de 2000 quilómetros, com partida do Porto (onde o MAN M2000 será apresentado na véspera) e final em Faro, que a equipa terá de percorrer ao longo de um percurso, distribuído por quatro etapas:

Dia 27: Porto - Viana - Braga - Vila Real - Bragança
Dia 28: Guarda - Coimbra - Viseu - Aveiro
Dia 29: Leiria - Santarém - Castelo Branco - Portalegre
Dia 30: Évora - Setúbal - Beja - Faro


"Vai ser uma longa maratona. Será bem diferente de uma competição mas, apesar das paragens, serão muito quilómetros diários que vamos ter de percorrer. Queremos dar uma oportunidade a todos aqueles que não vão ter a possibilidade de assistir à partida de Lisboa ou às duas primeiras etapas portuguesas, para tomarem contacto com uma das máquinas da prova. A nossa alegria de poder contar com um novo camião, reforça também esta vontade de o querer dar a conhecer, um pouco por todo o país. Só tenho pena de não conseguir ir aos Açores e à Madeira, que também vibram imenso e são grande adeptos de uma modalidade, na qual os portugueses se têm destacado", explica Elisabete Jacinto, que em 2007 participará pela nova vez na mítica prova africana.
DA-LHE GÁS