Como vos terei dito anteriormente a distancia nao me permite acompanhar o pre-prova como no ano passado. Aqui ficam as fieis indicacoes deixadas na caixa de comentarios, a que se adiciona os mapas retirados do especial Lisboa Dakar no infodesporto:
O guia para assistir às etapas Portuguesas do Lisboa-Dakar 2007
Para ajudar todos os que queiram assistir às etapas Portuguesas e particularmente ás Zonas Espectaculo, deixamos aqui um Guia detalhado para o acesso aos melhores locais das etapas Portuguesas do Lisboa-Dakar. Na galeria de fotos, os mapas para maior ajuda.
Etapa 1 - Lisboa-Portimão (06-01-2007)
Zona Espectáculo 1 - Muda/Grândola
Esta é a primeira Zona Espectáculo do Euromilhões Lisboa-Dakar e está preparada para acolher muito público. Na parte inicial os concorrentes descrevem um traçado em «U» em piso arenoso e com muita condução, alternando entre zonas lentas e mais rápidas até entrar numa recta ladeada por árvores, acabando com uma curva acentuada à esquerda.
Acessos: Situa-se na Vila de Muda, com os principais acessos a serem os nós da A2 em Grândola.
Zona Espectáculo 2 - Sobreiras Altas
Esta é uma zona de montado, com muitos sobreiros ao longo da pista. A ZE apresenta-se mais lenta no seu início, terminando mais rápida, já com pisos arenosos.
Acessos: Os nós da A2 de Grândola voltam a ser a principal referência, bem como a EN 261.
Zona Espectáculo 3 - Brejo do Lobo
Esta Zona Espectáculo é constituída por duas partes. A primeira, em Pinheiro da Cruz, é um anfiteatro natural de grande beleza com uma pista sinuosa na qual os pilotos evoluem até um gancho à direita que dá entrada numa recta com mais de 500 metros de visibilidade para o público. A segunda parte, que atravessa Brejo do Lobo, é menos ondulada e permite uma excelente visualização.
Acessos: Depois de sair da A2 em Grândola, seguir a direcção Melides. Virar à direita para a EN 261 até Pinheiro da Cruz.
Zona Espectáculo 4 - Brejos de Cima/Alcácer do Sal
Trata-se de um gancho ao qual os concorrentes chegam devagar, partido depois para uma longa e muito rápida recta, com uma excelente área de observação. Existe ainda uma segunda área destinada ao público a norte da Lagoa das Freiras, com piso todo ele em areia por entre pinhal, muito ondulado, que promete grande espectáculo por parte dos pilotos.
Acessos: Depois de seguir em direcção a Melides, cortar na EN 261 rumo a Brejos de Cima.
Etapa 2 - Portimão-Portimão (07-01-2007)
Zona Espectáculo 1 - Sítio dos Guenos/Portimão
Esta é uma zona com uma pista que pode ser considerada como uma especial WRC. Muito rápida sai do asfalto para terra e na sua conclusão volta a entrar à direita de novo para asfalto. O público pode escolher entre Sítio dos Guenos ou Casas Velhas.
Acessos: A partir do nó de Alvor na A22 optar na N532 por Sr.ª do Verde ou Casas Velhas.
Zona Espectáculo 2 - Arriqueta/Monchique
Estamos na Serra Algarvia. Igualmente com duas zonas, na primeira há uma curva larga mas fechada que permite bons momentos de condução, com o público a poder ficar dos dois lados da pista. A segunda zona trata-se de uma zona a subir com um anfiteatro natural, cujo acesso se faz em exclusivo por terra.
Acessos: Seguir as indicações com muita atenção depois de deixar a N267 (Portela da Nave) pois os acessos fazem-se por caminhos rurais.
Zona Espectáculo 3 - Pardieiro/Monchique
Continuamos na serra e com pista rápida na qual os concorrentes para além do estradão típico da zona vão cruzar asfalto. O desenho da etapa confere à Zona de Espectáculo um «U» invertido, com o público a poder ficar no interior ou nos metros que antecedem a primeira curva à direita.
Acessos: Por Alferce, Fornalha, S. Marcos da Serra ou o Caminho Municipal 1077.
Zona Espectáculo 4 - Portimão
A última Zona Espectáculo em solo português tem mais a norte uma descida para um gancho em piso duro. A parte final da ZE afasta-se das zonas naturais e foi "fabricada" com o objectivo de proporcionar a evolução dos pilotos perto do público.
Acessos: Acesso exclusivo através de autocarros gratuitos colocados em vários parques de estacionamento da cidade de Portimão.
Fonte: infordesporto.pt
Nota: alguns pontos gps das localidades por onde a prova passa podem ser encontrados aqui.
21 dezembro 2006
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Ta dominado! Uma a baixo e DA-LHE GÁS
EXACT-MAN - Grande opositor ao favoritismo dos Kamaz
Considerada como a grande revelação da edição anterior do Lisboa-Dakar, a equipa EXACT-MAN composta por Hans Stacey, Charly Gotlib e Bernard Der Kinderen, aposta na vitória para esta edição, depois do segundo lugar arrecadado em 2006, superando inclusivamente o Kamaz do Brasileiro De Azevedo.
Algumas questões colocadas à equipa Exact-Man relativas aos preparativos, assim como as perspectivas para o próximo Dakar:
1 - Quantas pessoas são necessárias para colocar o camião pronto a correr?
R: Dois camiões de competição e dois de assistência, são preparados na Holanda pela equipa. O camião de Franz Echter foi construído na Alemanha pelos mecânicos da MAN. Os mecânicos da equipa de competição são os responsáveis pela preparação do camião de competição. Próximo deles estão dois técnicos envolvidos na construção que acompanham a preparação.
2 - Quantos dias foram necessários e em que circunstancias?
R: Logo após o Dakar 2006, foi iniciado o desenvolvimento dos camiões para esta edição. Na mesma altura foram encomendados novos materiais, e feitos alguns esboços técnicos, entre outros. Desde início de Setembro passado, todas as noites passaram a ser ocupadas com o desenvolvimento dos camiões. À excepção das noites de fim-de-semana, naturalmente.
Todos os membros da equipa acumulam este trabalho com as suas funções normais, enquanto que os pilotos fazem programas de exercício físico de forma a manter a condição física.
3 - Que alterações foram feitas para este ano?
R: Apenas procedemos a ligeiras alterações comparativamente ao camião do ano anterior. Foi retirado algum peso na dianteira para um melhor equilíbrio de pesos. Já o camião de Franz Echter é totalmente novo, com diferentes especificações técnicas.
4 - Quais são os objectivos para esta edição, tendo em conta que arrecadaram o Segundo lugar na edição anterior?
R: Conseguir que todos os camiões terminem o Dakar, se possível com dois no Top10, ou um nos três primeiros.
Especificações Técnicas do MAN TGA 4x4 special T4:
Motor:
Cilindrada: 12.800 cc
Potência máxima: cerca de 700 cavalos
Binário Máximo: cerca de 3000 Nm entre as 1200 e as 1800 rpm
Dimensões e pesos:
Comprimento: 6500 mm
Largura: 2500 mm
Altura: 3300 mm
Peso Total: 8500 kg (incluindo combustível)
Distribuição de peso (dianteira/traseira): 60/40
Pilotos: Stacey/Gotlib/der Kinderen, Jacquot/Alcaraz/van Genugten
Especificações Técnicas do MAN TGA H52 18.480:
Motor:
Cilindrada: 12.500 cc
Potência máxima: cerca de 540 cavalos
Binário Máximo: cerca de 2500 Nm entre as 1200 e as 1800 rpm
Dimensões e pesos:
Comprimento: 6895 mm
Largura: 2490 mm
Altura: 3370 mm
Peso Total: 9500 kg (incluindo combustível)
Distribuição de peso (dianteira/traseira): 65/35
DA-LHE GAS
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