O número de portugueses inscritos para o rali de todo-o-terreno Lisboa-Dakar2007 desceu ligeiramente, fixando- se em 26, contra os 27 participantes de 2006, ano em que quase triplicou a presença lusa relativamente a 2005.
Na segunda edição, de três, com saída da capital portuguesa, os portugueses voltaram a inscrever-se em número elevado, levando a organização portuguesa, a cargo da Lagossport, a intervir para garantir que todos tinham lugar nas verificações técnicas (03 a 05 de Janeiro), altura em que, se tudo estiver em conformidade, partirão para a "maratona" que começa sábado e termina a 21 de Janeiro.
Carlos Sousa, que este ano conduzirá um Volkswagen do Lagos Team, continua a ser o principal representante luso no sector automóvel e tem como objectivo intrometer-se na luta entre as duas principais equipas oficiais, Mitsubishi e Volkswagen, no ano em que faz a 11ª participação na prova.
No Lisboa-Dakar2006, o então piloto da Nissan Portugal repetiu o sétimo posto de 2005, posição que pretende agora melhorar o máximo possível para tentar, em 2008, atacar os primeiros lugares da classificação, uma vez que dispõe de um carro de primeira linha (Volkswagen Touareg II), idêntico ao dos pilotos oficiais da marca alemã.
Miguel Barbosa, que em 2006 terminou na 21ª posição, foi o melhor estreante e, juntamente com o co-piloto Miguel Ramalho, formou a dupla integralmente portuguesa com melhor classificação na geral, dado que o co-piloto de Carlos Sousa era francês, volta a estar presente e com ambições mais fortes em 2007.
Agora ao volante de um Promo do Team Dessoude, Miguel Ramalho tentará subir lugares na classificação e garantir o estatuto de segundo melhor português.
Ainda nos automóveis, o "veterano" Paulo Marques volta a fazer dupla com Rui Benedi, depois de um ano de interregno em que fez a prova com Dominique Robin, e tem por objectivo chegar a Dacar, meta que não alcançou em 2006, devido a uma desistência que agora espera não ver repetida com um Toyota.
Outro "migrante" das duas para as quatro rodas e também considerado "veterano" é Bernardo Villar, que foi por cinco vezes o melhor motard português e alinha com Pedro Gameiro no Nissan da Promotech, após também ter ficado pelo caminho em 2006.
Ricardo Leal dos Santos, que no ano passado foi 45º e venceu a categoria a solo, quer voltar a vencer a categoria para inscrever o seu nome na história do "rali raid", como único piloto a terminar a prova por duas vezes consecutivas sem co-piloto.
Lino Carapeta, Luís Ferreira, Pedro e Francisco Inocêncio são outros dos participantes lusos nas quatro rodas, assim como Rodrigo Amaral, que este ano trocou as motos pelos automóveis, depois de uma queda violenta no rali de 2006.
No sector feminino, Madalena Antas vai participar em automóveis, mas o destaque vai para Elisabete Jacinto, única mulher a terminar a prova em camiões e motos, que tem um novo camião, de marca MAN, e procura esquecer o azar que a perseguiu desde o início na edição do ano passado.
Nas motos, a "caravana" portuguesa conta com nove participantes, encabeçados por Hélder Rodrigues (Yamaha), que volta a tentar ser o primeiro "motard" português, depois de um brilhante nono lugar no ano de estreia.
Paulo Gonçalves e Ruben Faria foram os outros homens que chegaram ao fim em 2006 que voltam a estar presentes na partida em Lisboa no sábado.
Fonte: infodesporto.pt
29 dezembro 2006
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