06 janeiro 2006

Chegou a hora da verdade neste Lisboa-Dakar

Considere a média horária de ontem e divida-a por dois. Esse valor será mais ou menos o ritmo ao qual os pilotos irão correr durante todo este dia. A especial toca os 500 km mas é sobretudo a presença de três troços muito técnicos o que vai impor uma cadência mínima e mesmo longas pausas involuntárias. Nestas três passagens, de mais de 80 km cada uma, e na qual se inclui o famoso erg El Beyyed, os concorrentes terão que se defender das armadilhas da areia escorregadia e de um terreno variado. As pás e as placas para desatolar os carros da areia vão entrar em cena e as dificuldades não ficarão por aqui. Em muitas ocasiões, as passagens mais difíceis de descobrir farão perder tempo aos menos atentos e aos mais impacientes.

Para os motards, as partidas serão dadas pela ordem inversa à de ontem. Para reverter as tácticas utilizadas e baralhar a hierarquia actual. Cyril Despres, que pensará sobretudo em proteger o seu ombro magoado, deixará aos outros o cuidado de ultrapassar a fila dos amadores. David Frétigné, adepto dos percursos técnicos poderia, por sua vez, assumir esta responsabilidade e correr para a vitória de etapa. Na categoria de automóveis, é hoje que os Race Touareg II de Volkswagen e os buggys Schlesser farão um teste decisivo sobre o seu comportamento na areia. Ou seja, é o momento que os Mistsubishi esperam há tanto tempo.


FONTE: www.dakar.com

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