15 janeiro 2006

Terminou o Lisboa Dakar 2006

Parabens aos vencedores, Honra aos vencidos, Gloria para todos os que embarcaram na Aventura...

Escreve assim o sitio oficial

"Filme da etapa

Mais uma morte no Dakar.

No dia seguinte ao drama que custou a vida a uma criança, mais um rapaz encontrou a morte no percurso do rali.

Antes da tradicional etapa do Lac Rose, Marc Coma tirou partido dos erros de navegação de Cyril Despres para alcançar uma margem largamente suficiente para assegurar a vitória final. David Frétigné conquistou a sua primeira especial do ano. Nos carros, Guerlain Chicherit confirmou os inícios prometedores ao registar o melhor tempo, enquanto que Luc Alphand conseguiu gerir a sua vantagem na classificação geral em relação a Giniel de Villiers. Nos camiões, Firdaus Kabirov ganha a etapa enquanto Vladimir Tchaguine continua a liderar a classificação geral da categoria.

Será que há melhor altura para ganhar vantagem do que a da chegada a Dakar, porta de entrada de África para o Oceano Atlântico? Talvez não tenha sido este o cálculo de Marc Coma ao partir esta manhã de Tambacounda, mas o resultado está à vista. Habitualmente, o charme da penúltima etapa reside mais no que a travessia do Senegal oferece do que no interesse puramente desportivo. Finalmente, as dificuldades de navegação foram bem reais, especialmente entre o CP1 e o CP2, onde tanto os motards como os automobilistas seguiram a pista errada. Foi cerca de 30 quilómetros após a passagem do CP1 que Cyril Despres andou às voltas durante 20 minutos. O mesmo não aconteceu a Coma nem a Blais, Street e Sala, que se encarregaram de fazer o traçado correcto.

Mas vinte quilómetros mais à frente, uma outra falsa pista atraiu o comando da corrida. Desta vez, quase todos os líderes se deixaram convencer. Mas, mais uma vez, não foi caso de Coma nem de Frétigné, os quais, com o seu “faro”, puderam, depois de percorridos os últimos quilómetros, saborear a amplitude da vantagem sobre os seus perseguidores. David Frétigné, vencedor de três especiais no ano passado, ganhou agora a primeira vitória de etapa, entre Tambacounda e Dakar, 8’’ à frente de Coma mas, sobretudo com 16’59’’ de vantagem sobre o seu primeiro perseguidor, o espanhol Guell Farres. Marc Coma, que aproveita o duplo erro de navegação de Cyril Despres, vê o seu rival relegado para 1h13’29’’ de distância. Quase que dava para dar a volta ao Lac Rose em marcha atrás.

As personalidades da corrida de quatro rodas não resistiram muito melhor que os motards à complexidade da navegação entre o CP1 e o CP2. No local onde Cyril Despres andou às voltas, Alphand cometeu o mesmo erro. Nesta sua falha de apreciação, o líder da classificação geral, teve a sorte de ser acompanhado por Carlos Sainz e, sobretudo por Giniel de Villiers, o seu mais próximo rival da classificação geral. Num primeiro tempo, só Nani Roma e Bruno Saby estiveram mais inspirados. Mas, seguidamente, este duo improvisado não teve melhor sorte.

Enquanto Luc Alphand e Giniel de Villiers recuperavam o percurso da especial, Carlos Sainz e, também, Roma e Saby, caiam na segunda armadilha do dia. A falta custou-lhes, a cada um, entre vinte a trinta minutos à chegada da etapa. Guerlain Chicherit, que é sempre o primeiro a honrar as competências do seu navegador, Mathieu Baumel, pode felicitar-se mais uma vez pelo bom entendimento e complementaridade que existe no habitáculo do seu BMW – X3, com o número 322. Depois de ter falhado uma vitória de etapa em Labé, esta equipa que tinha, no ano passado, descoberto o rali e ganho o “Volante Dakar”, conseguiu hoje o seu melhor tempo. Quando a pilotagem de Guerlain e o bom senso de Mathieu se juntam só se podem esperar grandes coisas. Dois talentos a seguir de perto…..

Na corrida de camiões, Firdaus Kabirov pôs fim à série de vitórias de Hans Stacey, ganhando a etapa com 2’57’’ de vantagem sobre o seu rival holandês, 4’13’’ sobre André de Azevedo e 12’20’’ sobre Vladimir Tchaguine. Stacey, que está em 2º lugar da classificação geral nesta categoria, reduziu bastante o seu atraso em relação a Vladimir Tcheguine, o qual, está ainda a 2h21’09’’.

**********

Comunicado especial
Comunicado da Direcção do Dakar.

A Federação Senegalesa do Desporto Automóvel e a organização do rali foram informados pela brigada a esquadra de Kaffrine, que tinha ocorrido um acidente de viação na estrada RN1 ao final da manhã.

Neste itinerário seguido pelos veículos de assistência, entre Tamabacounda e Dakar, ao km 200, o referido acidente envolveu um camião de assistência e, infelizmente, custou a vida a um rapaz de 12 anos.

Está em curso, um inquérito de esquadra, dirigido pelo Ajudante do Chefe do DIOP, para averiguar as circunstâncias em que ocorreu o acidente.

*******


Notícias

Comunicado da Direcção do Dakar.
Em virtude dos acontecimentos dramáticos ocorridos nos últimos dois dias, a última etapa, Dakar-Dakar, que conduz os concorrentes ao pódio do Lac Rose, não será cronometrada.

Sem comentários: