Num dia marcado pela morte do piloto australiano Andy Caldecott, Hélder Rodrigues, piloto da equipa Bianchi Prata Competições Vodafone/Banco Cetelem, classificou-se no terceiro lugar da nona etapa do Rally Lisboa-Dakar, concentrando sobre si todas as atenções da caravana que, de repente, quis saber quem era aquele português que, de uma assentada, saltara para o lote dos da frente e garantira a melhor posição para a Yamaha nesta edição da prova africana.
No momento do balanço, Hélder Rodrigues não esqueceu o companheiro de jornada, Andy Caldecott, que hoje deixou da forma trágica a caravana do Dakar: "Hoje é um dia triste para todos e, embora tenha feito uma boa etapa, não consigo deixar de pensar na queda do Andy Caldecott e no risco que todos nós corremos. A minha grande preocupação é chegar ao fim sem quedas"
Igualmente preocupado estava o chefe de equipa, Pedro Bianchi Prata, que não escondia a preocupação após as notícias das quedas de hoje, de Caldecott, mas também de Esteve Pujol: "Tenho muita confiança no Hélder e sei que não arrisca nada. Se está a andar na frente é porque se sente confiante para isso. Na entrada de África optámos por andar à defesa e aprender a navegar, de qualquer maneira a nossa profissão é de muito risco, e o que aconteceu hoje é uma tragédia e grande perda para o TT mundial".
"Por tudo isso, queríamos dedicar todo o nosso esforço de estarmos presentes no Lisboa-Dakar á família do Andy Caldecott e desejar também as melhoras rápidas do piloto espanhol e amigo Isidre Esteve Pujol, um dos poucos pilotos que me ajudou na queda em Portalegre deste ano. Por todas estas razões vamos optar por reduzir o ritmo para não arriscar nada até ao final", concluiu Pedro Bianchi Prata.
Mas afinal quem é Hélder Rodrigues?
Idade: 26
Data de Nascimento: 28/02/1979
Naturalidade: Portuguesa
Residência: Rua Prof. Dr. Joaquim Fontes, nº 155 Aruil – 2715 Alm. Bispo
Altura: 1.78
Peso: 78 KG
Site: helderrodrigues.no.sapo.pt
Equipa: Bianchi Prata Competições - Yamaha Vodafone Banco Cetelem Team
Máquina: Categoria Yamaha 450
Patrocinadores: Banco Cetelem ; Red Bull; Yamaha Motor de Portugal; Vodafone
Razões de participação no Dakar: Realização de um objectivo profissional
Objectivos desportivos: Tendo em conta que é a minha primeira participação nesta prova, tenho como objectivo chegar a Dakar com um bom resultado. Ganhar o conhecimento necessário para alcançar futuramente o meu grande objectivo, vencer.
Curriculum do piloto:
Época 2005
- 4º Classificado nos 80º ISDE Eslováquia classe Enduro III
(Os outros campeonatos ainda decorrem)
Época de 2004
- Hexa Campeão Absoluto Nacional de Enduro e classe Enduro I
- 9º Classificado nos 79º ISDE Polónia classe Enduro I
(Medalha de Ouro – melhor representante português)
- 8º Classificado no Mundial de Enduro na classe Enduro I
(Piloto oficial KTM - Integrado na equipa KTM Farioli)
Época de 2003
- Campeão Mundial classe 125c.c. nos 78º ISDE Brasil Enduro I
- Penta Campeão Absoluto Nacional de Enduro e classe 250 c.c.
- 4º Classificado no Mundial de Enduro 250 c.c.
(Piloto oficial KTM - Integrado na equipa KTM Farioli)
Época de 2002
- Campeão Absoluto Nacional de Enduro e classe 250 c.c
- 4º Classificado no Mundial de Enduro 250 c.c. (melhor piloto privado)
- 7º Classificado no Mundial de Enduro Geral (melhor piloto privado)
- Vice do Mundo por equipas integrado na Selecção Nacional de Enduro – ISDE.
(melhor representante português).
Época de 2001
- Campeão Absoluto Nacional de Enduro e classe 125 c.c.
- 7º Classificado no Mundial de Enduro 125c.c.
- Vencedor absoluto da baja Telecel 2001
- Vencedor do prólogo de Baja Portalegre 500
Época de 2000
- Campeão Absoluto Nacional de Enduro e classe 125 c.c.
(1º piloto a vencer a geral com uma 125c.c. em Portugal)
- Campeão Mundial Júnior 125 c.c.
(1º português a vencer um campeonato do Mundo de Motociclismo)
- Vencedor absoluto da baja Telecel 2000
- Vencedor do prólogo de Baja Portalegre 500
(liderava a prova, abandonou por queda)
Época de 1999
- Campeão Absoluto Nacional de Enduro e classe 250 c.c.
- Vice Campeão Europeu de Enduro classe 250c.c. Sénior
- Medalha de ouro nos ISDE - 3º classificado na classe 125c.c.
(1º da classificação geral na categoria júnior – 15º na classificação geral)
- Vencedor do prólogo da Baja Portalegre 500
Época de 1998
- 4º Classificado no Nacional de Enduro (faltou a 2 provas)
- 3º Classificado no Mundial de Enduro Júnior Cup FIM
- 26º nos ISDE – Austrália na classe 250c.c.
(1º português que na sua participação, recebeu a tão desejada medalha de ouro)
Época de 1997
- 1º Classificado no Enduro da Lousã
- 2º Classificado no Enduro de Reguengos
Época de 1996
- 6º Classificado no Campeonato Nacional de 125 SUB’18 de MotoCross
(O piloto efectuou apenas 3 provas deste campeonato devido a lesão)
Época de 1995
- 1º Classificado no Campeonato Regional de MotoCross
- 3º Classificado no Campeonato Nacional de 125 SUB’18 de MotoCross
Época de 1994
- 2º Classificado no Campeonato Regional de MotoCross
(primeiro ano de competição.
Fonte:informação da equipa, infodesporto e TudoSobreRodas
10 janeiro 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário