02 janeiro 2006

Filme da etapa - Motos

Caldecott, o convidado surpresa.

Andy Caldecott (KTM – nº10), recentemente integrado na equipa KTM Repsol-RedBull, conseguiu a sua terceira vitória de etapa no Dakar. Despres (KTM – nº1) toma o comando da classificação geral à frente de Marc Coma (KTM – nº2).

Embora há menos de um mês pensasse em seguir o Dakar pela televisão, Andy Caldecott alcançou a vitória da primeira etapa africana do rally. Tendo ficado em 6º lugar na última edição do Dakar, este australiano passou este ano à procura de financiamento e a interrogar-se sobre se deveria ou não participar em 2006. Por falta de patrocinadores, aquele que terminou o seu primeiro Dakar (2004) com um tornozelo partido, estava resignado a faltar a esta prova tão importante. Mas a desgraça de uns faz, por vezes, a felicidade de outros. Durante o mês de Dezembro, um telefonema de Jordis Arcarons informava-o da queda de Jordi Duran, jovem esperança do team KTM-Repsol. Na mesma conversa, Arcarons quis saber se Andy estava disponível para fazer equipa com Marc Coma e a resposta, claro, foi imediata e…positiva.

Muito contente por iniciar o rally em Lisboa, Caldecott mostrou-se prudente e sensato nas duas especiais portuguesas. Táctica ou circunstâncias, Andy partiu, esta manhã, na 25ª posição. A sua pilotagem técnica e rápida permitiu-lhe de ultrapassar um grupo de cinco concorrentes que rodavam no encalço do comando. Andy prossegue na companhia de Frétigné (YAM – nº12), de Gavardo (KTM – nº4) e de Despres, a poucos quilómetros da quadrilha composta por Esteve, Casteau, Coma e Pellicer. No final, o australiano realizou o melhor tempo, com 3’04’’ de avanço em relação a Andy Grider que corre pela equipa americana KTM – RedBull. Na classificação geral, Isidre Esteve (KTM – nº3) cede o comando da classificação geral ao seu colega de equipa Cyril Despres, que regista um avanço de 1’16’’ sobre o seu companheiro do ano passado, Marc Coma. O duelo está de regresso e Jordis Arcarons pode estar duplamente orgulhoso do seu instinto.


Fonte: Dakar.com

Sem comentários: