09 janeiro 2006

Para hoje...

...Etapa 9: Nouakchott > Kiffa

A última etapa na Mauritânia é a mais longa do rali. Nos cerca de 600 quilómetros, os concorrentes atravessarão longos cordões de dunas. No meio destas passagens, vão surgir alguns troços mais rápidos que permitirão aos pilotos recuperar algum tempo. O pior é que estas pistas rápidas são, também, pedregosas.

Depois da confusão na etapa Atar-Nouakchott, haverá muitos candidatos à vitória da etapa dentro da equipa da Volkswagen, a começar por Carlos Sainz e Bruno Saby, que perderam qualquer hipótese de brilhar na classificação geral. O terreno deverá ser favorável aos Race Touareg II mas os Mitsubishi de Luc Alphand e Stéphane Peterhansel, que iniciaram um duelo na escuderia japonesa, não lhes vão dar um minuto… perdão, um segundo de sossego.

Nas motos, a partida foi, mais uma vez, dada pela ordem inversa da classificação da última especial. Assim, e contrariamente àquilo que é hábito, o vencedor da última etapa, David Casteu, será o último a sair para a especial.


Quanto a ontem...

...Vários pilotos sofreram uma penalização de duas horas por terem falhado um Way Point oculto (WPO) durante a etapa 8. Depois da aplicação das penalizações, a hierarquia do rali ficou sensivelmente alterada, sobretudo no comando da prova. Entre os 10 melhores motards que foram penalizados estão: Jean de Azevedo, Andy Caldecott, Michel Gau e David Frétigné. Carlo de Gavardo foi, por sua vez, penalizado em uma hora devido a excesso de velocidade e perde, assim, o seu lugar no pódio provisório. Neste momento ele está em 5º lugar da classificação geral, a 1h11’49’’ de Coma

Fonte: dakar.com