13 janeiro 2007

Balanço - Motos: Todos atrás de Coma

É possível que a luta dos motards tenha sido confiscada a todos os grandes pilotos em proveito de um mini-campeonato de Catalunha, cujos protagonistas são Marc Coma e Isidre Esteve, irmãos de sangue, mas representantes das duas equipas rivais da KTM.

O detentor do título, autor de uma temporada impressionante concluída com um título de campeão do mundo, continua a sua demonstração no rali. O golpe com que assomou os seus adversários na etapa de Ouarzazate e que lhe permitiu assumir o comando da prova e ganhar a sua segunda especial do ano, distanciando os mais rápidos do bando de quase trinta quilómetros, é uma prova evidente da margem de que ele dispõe. Mesmo se o avanço de 10’47’’ que tem de Esteve não tem nada de impressionante em termos absolutos, a impressão de facilidade que emana de Coma afecta seguramente o moral dos seus concorrentes.

Ora, o seu rival anunciado no início do rali, Cyril Despres, que é um fervente adepto do método Coué, persiste em acreditar numa reviravolta da situação. Como a litania de complicações mecânicas de que tem sido vítima desde a partida em Portugal parece estar a terminar, o seu horizonte poderia eventualmente ficar mais claro. O sua forma física e a sua etapa impressionante para Atar são provas disso. O seu atraso de cerca de 3 quartos de hora não o incomodam. Quando aos azuis, eles podem contar sempre com o trio Esteve-Casteu-Despres, emboscado, sempre à espera. Caso o Coma tenha um dia menos risonho...

Um pouco mais abaixo na hierarquia, há uma viva luta entre os pilotos de 450 cm3. O chileno Francisco Lopez, que perseguia David Frétigné na classificação específica das "pequenas" motos, aproveitou-se dos dissabores mecânicos em série do piloto de Villefranche-de-Rouergue para passar para o comando na véspera do dia descanso. Com o 7.º lugar na geral em Atar, o seu novo rival é Helder Rodrigues, que aliás venceu a segunda etapa portuguesa. Está a um minuto de “Chaleco” na classificação geral.

Merecem uma menção especial as "ladies" da categoria feminina, dominada por Ludivine Puy, que ocupa o 50º lugar na classificação geral. Para além da concorrência, elas apresentam sobretudo, neste dia de descanso, um balanço provisório de 100% de sucesso, com seis motards femininas na corrida. A classificação dos amadores é liderada por Helder Rodrigues, ao passo que na dos “malles motos”, ou seja os motards sem assistência, está à cabeça o checo Martin Macek.


fonte: dakar.com

Sem comentários: