17 janeiro 2007

O que disseram os pilotos nacionais no fim do dia de ontem...

MOTOS
12º Paulo Gonçalves (HONDA) em 4h30m24s/ 32º da geral em 50h44m20s
"Foi uma Etapa muito positiva em que voltei a apresentar os resultados que me são mais habituais. As contrariedades que sofri há dois dias foram realmente devastadoras para o meu resultado final. Se assim não fosse, com o 12º posto de hoje poderia estar muito melhor classificado. Mas isso são águas passadas, não há nada que possa fazer em relação a isso e agora tenho de dar o meu melhor em cada Especial. Foi o que fiz hoje e estou muito contente com a forma como terminei o dia. Não tive problemas, rodei com bom ritmo e consegui recuperar algumas posições, estando já ás portas dos 30 primeiros".
AUTOMÓVEIS
13º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Proto Dessoude) em 4h12m46s / 31º da geral em 51h41m02s
"A classificativa correu-nos, de modo geral, bem. Sofremos ao início porque andámos mais de 100 quilómetros no pó de um adversário sem o conseguirmos passar. O carro ficou estragado do lado esquerdo, mas foi apenas chapa, o que não impediu que prosseguíssemos num bom andamento. Estava tudo a correr bastante bem mas depois tivemos um furo, que nos obrigou à paragem e por consequência a uma perda significativa de tempo. Não pode correr sempre tudo mal. Hoje foi de facto um bom dia que poderia ter terminado melhor ainda. Mas, mesmo assim, estou satisfeito. Espero que as restantes etapas continuem neste ritmo. Mesmo que já tenha pouco tempo para recuperar em termos de classificação geral".
40º Francisco Inocêncio/Paulo Fiuza (Mitsubishi Pajero DiD) em 4h43m21s / 50º da geral em 58h01m30s
"Ao contrário dos dias anteriores, não foi necessário desta vez rodarmos todos juntos. Mesmo assim, imprimimos um andamento cauteloso, até porque já deixámos de ter, em corrida e no percurso, o nosso camião T4. Na etapa de ontem eles não conseguiram chegar a tempo de partirem para esta etapa e agora fazem o percurso dos outros camiões de assistência. O nosso objectivo para o dia de hoje era o de melhorar a nossa posição na etapa, para podermos partir, para as especiais da África Negra, junto do primeiro terço da classificação".


53º Carlos Sousa/Andreas Schulz (Volkswagen Race Touareg) em 5h01m14s / 7 º da geral em 42h56m06s
"Eu até achava que tinha condições para fazer um brilharete. A classificativa era muito ao meu estilo de condução e adaptava-se muito bem às características do carro. Mas, com este problema logo no início, não tive qualquer hipótese. Viemos a par e passo. Sem excessos. A partir daquele momento a intenção era apenas terminar. Vou sair para a estrada numa posição muito atrás, o que obrigará a andar no pó. Vai ficar difícil fazer ultrapassagens. Mas, não só. Como o percurso vai ser estreito, a dificuldade acresce".
67º Paulo Marques/ Rui Benedi (TOYOTA) em 5h11m12s / 85º da geral em 72h10m35s
"Foi uma Especial com sabor algo amargo. As coisas começaram por correr bem, progredimos de forma gradual até ao segundo controlo horário, mas depois as coisas pioraram. Tratava-se de uma zona de piso misto, com gravilha e areia, que não nos foi favorável. Aliás, o tempo e posições que ganhámos entre CP1 e CP2 acabámos depois por perdê-los na fase final. É certo que amanhã não haverá lugar à conquista de posições porque a Etapa foi neutralizada por motivos de segurança, mas ao mesmo tempo vai representar um dia mais calmo. Quase um segundo dia de descanso para recuperar mais um pouco as forças para a derradeira fase do
Dakar."
83º Mário Ferreira/ José Carlos Sousa (TOYOTA) em 5h31m04s / 107º da geral em 86h01m37s
"Com os problemas mecânicos já resolvidos, as perspectivas passaram a ser outras. O carro está em boas condições, o que nos dá uma grande confiança, quilómetro após quilómetro. A etapa de hoje, apesar de ter tido muita areia, permitiu rolar sem problemas. A única situação imprevista ocorreu quando uma cáfila resolveu atravessar, repentinamente, à nossa frente, obrigando-nos a travar a fundo para evitar atropelar algum camelo e provocar estragos na viatura."
98º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD) em 6h08m34s / 73º da geral em 68h22m04s
"Não houve nada que não me acontecesse, na etapa que nos trouxe até Nema. Primeiro foi uma fuga de óleo na caixa de transferência. Depois avariou-se a ignição e para terminar em beleza, o cubo de uma roda danificou-se. Por sorte um camião espanhol da Epsilon, que passou por mim, transportava peças da Mitsubishi e dispensou-me um cubo para substituir o estragado. À chegada a CP1 foi com estrondo que percebi que havia partido a caixa de velocidades e que estava também sem embraiagem. O cenário não podia ser pior: com o camião de assistência fora de prova, o que fazer? Não havia outra hipótese senão tentar continuar. Com a quarta velocidade, ligada ao veio primário, tentei a minha sorte. De lá fui andando, rumo a Nema, limitado a 60 quilómetros por hora."
Bernardo Vilar/ Pedro Gameiro
"Rodávamos no nosso ritmo habitual, evitando todas as situações de mau piso, numa zona já com algumas dunas, quando o motor se calou, sem razão aparente. Eu e o Pedro tentámos tudo para descobrir a avaria e reparámos que um pequeno disco que estava dentro do distribuidor estava partido, o que impedia o motor de funcionar. Ficámos horas à espera que nos ajudassem e muitas equipas pararam para o tentar, só que não é o género de peça que se possa encontrar no deserto. Sabíamos que poderia acontecer, ainda mais porque não tínhamos T4, para ajudar, pelo que não nos restou outra alternativa que não renunciar e comunicar o nosso abandono."
CAMIÕES
28º Elisabete Jacinto / Álvaro Velhinho / Rui Pôrelo (MAN), em 6h13m14s / 22º da geral em 62h30m07s
"O tipo de pista, em que se disputou a etapa de hoje, obrigou-me a andar mais devagar e a ser forçada a deixar passar alguns dos meus mais directos adversários. Nas zonas que exigem mais da suspensão, sou muito cautelosa e isso faz-me perder algum tempo. É o primeiro ano com este nosso MAN e estou muito satisfeita, até porque sinto que a margem de manobra para evoluir é agora muito grande. Vamos entrar em pistas que nos são menos favoráveis e não vou entrar em loucuras, só para ir buscar um ou dois lugares. Já vi muitos acidentes nas especiais que se seguem. Não quero fazer asneiras."


Fonte: infordesporto.pt

Sem comentários: