16 janeiro 2007

Os heróis do dia


A etapa de Nema a Nema programada para hoje foi ganha pelo português Helder Rodrigues, já vencedor de etapa em Portugal. Trata-se da segunda vitória consecutiva dum piloto amador, enquanto que no topo da hierarquia, Marc Coma contínua a gerir inteligentemente o seu avanço. Em automóveis, Qatari Nasser Al Attiyah, ao volante de um BMW X3, assina o melhor tempo do dia e tenta preparar um lugar no pódio, que por enquanto é ocupado por "Peter", Alphand e Schlesser.

Vinte e quatro horas após a vitória do agricultor letão, Janis Vinters, outro participante no troféu Elf Amador ilustrou-se nas pistas rápidas da Mauritânia. Já vencedor da 2ª etapa corrida na sua terra natal, Helder Rodrigues ganhou o seu primeiro troféu africano do Dakar. Tendo partido em 9.ª posição, o Português aproveitou a presença de David Casteu, rapidamente apanhado antes do CP1, para concentrar-se na sua pilotagem. Numa etapa sem verdadeiras dificuldades de navegação, Rodrigues deixou para trás o Francês antes de ultrapassar mais três motards partidos à sua frente e já de “regresso”. O piloto Yamaha oferece a Portugal o seu 4.º sucesso de etapa no rali (após Faria e Sousa em automóveis), precedendo Marc Coma de 44 segundos e Cyril Despires de 51 segundos. O sucesso de Rodrigues confirma igualmente a excelente saúde das 450 cm3, que podem superar as grandes cilindradas de 690 da KTM neste tipo de terreno. Com Michel Marchini e Thierry Béthys, que ele precede na classificação da categoria, são três 450 cm3 no Top 10 do dia.

A classificação geral não sofreu qualquer alteração. Marc Coma, que já perdeu todos os companheiros de equipa, após a queda de Sala na etapa de ontem, domina a situação, felicitando-se sempre pelo bom comportamento da sua KTM e por ter sido poupado pelos contratempos mecânicos e outros, caixas de velocidades que tanto mal fizeram aos seus vizinhos da classificação. O Catalão aumentou de sete segundos o seu capital de avanço sobre Despres, actualmente a 54’43 do líder. Na luta para o terceiro lugar, David Casteu, 6.º na etapa de hoje, aumenta ligeiramente a sua vantagem sobre Blais e Ullevalseter.


Chegados atrasados na segunda-feira à noite com a ilusão perdida, Carlos Sainz e Giniel de Villiers continuam a rota do Dakar, sem dúvida frustrados por tantos atropelos mecânicos sofridos na véspera, tendo como única ambição ganhar novas especiais. Tendo partido lá pelos trigésimos lugares para as pistas estreitas, já não podem esperar grande coisa do dia de hoje.

Em contrapartida, Nasser Al Attiyah, um dos beneficiários dos problemas dos VW, tinha aqui, com esta ida e volta expressa, uma ocasião para marcar a história dos desportos mecânicos... pelo menos no Catar. Contrariado por ser penalizado de 42 minutos na véspera por excesso de velocidade no Marrocos, que retira o lugar do pódio provisório, Al Attiyah aproveitou-se da sua experiência adquirida nos ralis para vencer Hiroshi Masuoka de 28 segundos. Enquanto que Guerlain Chicherit tinha falhado de pouco a vitória na véspera em Tan Tan, ele assina a primeira vitória do ano para a equipa X- Raid. Sendo agora o melhor representante da Volkswagen, Marc Miller termina em 3.º a 1’49”. Carlos Sainz, que tenta agora esquecer, fica em 5.º lugar na etapa.

Na luta para a vitória final, os Mitsubishi não tomaram nenhum risco. O líder, Stéphane Peterhansel, ganhou ainda 2 segundos ao seu companheiro de equipa Alphand, passando o essencial do seu dia na cauda da corrida e depois à frente do detentor do título. Terceiro após a penalização infligida ao Al Attiyah, Schlesser não parece poder inquietar o duo `Mitsu’ e só tem praticamente 30’ de avanço sobre o piloto BMW.


Fonte: dakar.com

Sem comentários: