20 janeiro 2007

Filme da décima quarta etapa

Era necessário passar a etapa que liga Tambacounda a Dakar sem problemas para poder imaginar com mais certeza a vitoria final. E Cyril Despres consegui-o, ao assinar o quinto melhor de hoje, mas que arrancará do Lago Rosa com 36 minutos de avanço sobre o seu colega de equipa David Casteu. A especial foi ganha pelo brasileiro Jean De Azevedo, que compensa um rali difícil desde o início devido a várias avarias.
Nos carros quinta vitória do ano para Carlos Sainz que em nada altera a classificação geral, que continua a ser dominada por Peterhansel.
Hans Stacey está quanto a ele bem protegido na liderança dos camiões. O vencedor de hoje tem por nome Philippe Jacquot.

Consciente que um incidente pode ocorrer de um momento para o outro n Dakar, tal como aconteceu ontem com o abandono de Coma, Cyril Despres não correu o mínimo risco no trajecto até Dakar. Tendo partido em primeiro nesta penúltima etapa, o francês percorreu o trajecto em primeiro, acompanhado de Chris Blais, sem obrigar a sua KTM a dar o máximo KTM. À chegada, o líder ada geral assina o 5° melhor tempo, a 7’03 do vencedor do dia Jean De Azevedo. O brasileiro ganhou a segunda especial da sua carreira, após uma vitória em Tambacounda em 2005. Fica à frente do polaco Jacek Czachor com mais 2’, e do letão Janis Vinters com mais de 5’.

O susto do dia aconteceu com David Casteu. Vítima de problemas de chegada de gasolina na longa ligação até à zona de partida da especial, o francês pensou ter perdido o seu 2° lugar na geral, ameaçado pelo americano Chris Blais. A providência e a densidade de trânsito na estrada, quis que a especial fosse adiado por meia hora. Tempo suficiente para que o piloto de Nice resolver a avaria na sua KTM e partir à hora prevista. Casteau termina em 5°, perdendo apenas 5’ para Blais, que terminou em 3°. Na geral, A Despres conta agora com 36’09 sobre Casteu e 53’01 sobre Blais. Com apenas 16km até à meta final, Despres já pode prever a sua segunda vitória no Dakar depois da primeira em 2005.
Nos carros, os dias passam e são todos idênticos para a equipa Volkswagen. Carlos Sainz, vencedor das duas últimas especiais, completa o «hat-trick» em Dakar e eleva o total das suas vitórias para 5. A colecção do espanhol tem agora nove êxitos em duas edições. Na especial, Sainz termina à cabeça do trio VW, seguido de De Villiers a 7’’ e de Sousa a 45’’.

A caminho de uma 3ª vitória nos carros, a que se juntam seis outras de moto, Stéphane Peterhansel geriu, tal como Cyril Despres, a situação. O líder da geral termina a 8’21 do vencedor de hoje, cedendo apenas 4’ para o seu delfim, Luc Alphand. Se não sofrer nenhum acidente amanhã durante a especial, Jean-Louis Schlesser não terá grandes problemas em chegar ao terceiro lugar do pódio. O francês só perdeu 4’ para Al Attiyah e ainda tem 27’ de avanço.
Pela 4ª vez nesta edição, um camionista ganha a sua primeira etapa especial no Dakar. Foi um francês, espécie rara em camião no Dakar, que se impôs após os 225 km. Philippe Jacquot ultrapassa o vencedor da véspera, Ales Loprais em 4’33. O brasileiro André De Azevedo termina o dia na terceira posição a mais de 9’. Na geral o impressionante avanço de Hans Stacey sobre Ilgizar Mardeev é agora de 3h08


Fonte: dakar.com

Sem comentários: