12 janeiro 2007

Tugas dixit, ontem no fim da sexta etapa

MOTOS

14º Ruben Faria (Yamaha) em 04:01:05/ 97º da geral em 26h31m08s

"Durante a manhã, houve uma tempestade de areia, seguida de chuva com ventos muitos fortes e eu nesse preciso momento tive o azar de ficar sem gasolina e caí. A cinco quilómetros do primeiro controlo de passagem rebentei com as suspensões e voltei a cair. A moto ficou mal tratada e fiz os restantes 200 quilómetros com um andamento mais cauteloso, até porque as dores na anca, devido à queda, começaram a ser intensas."

19º Paulo Gonçalves (HONDA) em 4h05m32s / 17º da geral 20h06m49s

"Foi uma Etapa positiva e sem problemas de maior, isto apesar de ter sido a tirada mais longa deste Dakar 2007. O mais difícil foram os muitos quilómetros que tivemos de fazer por zonas muito pedregosas e facto de termos encontrado os primeiros troço de erva de camelo."

45º Nuno Mateus (KTM) em 4h33m18s/ 34º da geral em 22h14m05s

"Fui surpreendido pela chuva logo no troço de ligação. Uma coisa que nunca tinha visto. Tinha saído com pastilhas de travão para piso seco o que fez com que ficasse sem travão traseiro logo desde cedo"

AUTOMÓVEIS

7º Carlos Sousa/Andreas Shulz (VW) em 3h09m00s / 3º da geral em 16h14m07s

"É muito importante para nós conseguirmos manter o terceiro lugar à chegada à Mauritânia. Penso que assim, estaremos em condições de continuar a fazer um bom Dakar. Era uma etapa muito longa e as condições do estado do tempo surpreenderam-nos a todos. Mais uma vez, o carro esteve perfeito. Não cometemos erros e tudo correu dentro da normalidade",

16º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Proto Dessoude) em 3h31m36s / 17º da geral em 19h26m00s

"Tenho vindo, todos os dias, a procurar dar o máximo para alcançar o meu objectivo de terminar a prova em Dakar perto dos 10 primeiros. Parece-me que depois de todos os infortúnios dos últimos dias, finalmente começo, passo a passo, a subir posições. Claro que estou satisfeito e só espero poder continuar assim, sem problemas no carro e a recuperar as posições perdidas"

51º Francisco Inocêncio/Paulo Fiuza (Mitsubishi Pajero DiD) em 4h21m36s / 38º da geral em 21h13m54s

"Tivemos dois furos e a suspensão traseira quase não existiu. Vamos ter de mudar para molas mais rijas. Estamos a andar com muito gasóleo e com os três pneus sobresselentes e esse peso cansou os amortecedores. Vamos já fazer isso porque parece-me que vamos ter algum trabalho no carro do Nuno. Felizmente que, em relação ao Riamburgo, tudo correu pelo melhor depois do acidente de ontem. Acabou por fazer uma excelente etapa para que é um estreante"

55º Bernardo Villar/ Pedro Gameiro (NISSAN) em 4h25m45s / 118º da geral em 42h32m40s

"A etapa era muito longa, pelo que estou bastante cansado. Ontem resolvemos todos os problemas de suspensão que aconteceram e rodámos com um ritmo bastante consistente, para não danificarmos a mecânica. Acho que estamos a cumprir à risca os nossos objectivos e estou bastante contente pela forma como a etapa decorreu. O Dakar só agora vai começar verdadeiramente com as etapas da Mauritânia e acho que estamos preparados para as enfrentar..."

59º Paulo Marques/ Rui Benedi (TOYOTA) em 4h35m28s/ 108º da geral em 37h47m27s

"Foi uma etapa onde apanhámos muita lama, ainda assim rolámos sempre muito bem. Fizemos muitas ultrapassagens a concorrentes mais lentos, mas também não tivemos dificuldades nesta matéria. Seja como for, neste momento o que mais nos interessa é terminar as etapas sem problemas e ganhar o máximo de posições à geral. Depois dos problemas que tivemos até deixarmos Marrocos não podemos pensar em outra coisa que não chegar ao Lago Rosa. Tudo o que vier por acréscimo será positivo."

68º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD) em 4h43m37s / 59º da geral em 24h04m10s

"Foi uma etapa muito sofrida. Era dia de se andar muito depressa – um dia excelente para os buggys – e eu não sentia estabilidade nenhuma no meu Mitsubishi. Passa-se algo com a suspensão traseira, que esta noite temos de detectar e rectificar. Todavia, o pior aconteceu ainda antes de a etapa começar. Quase não consegui dormir. Tinha mais pó dentro da tenda e do saco cama, do que aquele que, habitualmente, tenho dentro do carro. De manhã, tive muita dificuldade em manter-me acordado na ligação. Parei para fazer um café, na máquina que transporto no carro e só saiu café frio. Foi Ice Cofee."

Rodrigo Amaral/ Duarte Amaral (BOWLER)

"Estávamos a andar bem quando começamos a ter problemas eléctricos, que, em última análise, resultaram num curto-circuito. Ainda tentamos que um camião nos ajudasse, mas foi em vão. Não temos corrente. Vamos ser rebocados e esperamos conseguir continuar em prova"

CAMIÕES

39º Elisabete Jacinto/ Álvaro Velhinho/ Rui Porelo (MAN) em 5h57m49s / 30º da geral em 27h21m53s

"A tradicional etapa de entrada na Mauritânia não teve, desta vez, o sector selectivo a começar logo a seguir à passagem do muro. A ligação de Tan Tan até ao controle de partida acabou por ser muito longa e parti já depois da hora de almoço. Foi uma especial calma e sossegada, feita num ritmo certinho, mas rápido, onde fomos mantendo a nossa posição relativa nos camiões. O pior acabou por ser a noite e a manhã, com um forte temporal a levar a tenda da organização e a obrigar-nos a tomar o pequeno almoço à chuva. Amanhã já vamos partir misturados com os carros e ao que sei apenas cem carros vão partir à minha frente"


Fonte: infordesporto.pt

Sem comentários: