21 janeiro 2007
Tuga dixit
MOTOS
7º Paulo Gonçalves (HONDA) em 2h49m13s / 23º da geral em 60h46m13s
"Como tinha previsto ontem, o facto de ter partido em 31º acabou por ser vantajoso, pois, com os muitos trilhos que já havia no percurso, acabei por ter a tarefa de navegação facilitada. Isso permitiu-me concentrar-me mais na pilotagem e apresentar um ritmo um pouco mais elevado."
AUTOMÓVEIS
3º Carlos Sousa/Andreas Schulz (Volkswagen Race Touareg) em 2h21m47s/ 7º da geral em 50h56m07s
"Andar rápido e vencer. Mas, perdemos muito tempo até conseguir ultrapassar o Miller, quando estávamos a cerca de 50 quilómetros do final. Ficou assim arredada qualquer hipótese de vencer uma etapa em solo africano. Apesar de amanhã ainda haver uma classificativa, a realidade é que 16 quilómetros são muito poucos e não teria o mesmo significado."
10º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Proto Dessoude) em 2h29m02s/ 24º da geral em 60h07m02s
"Houve um problema com o "terra trip", que é o sistema de contagem de quilómetros, pelo qual o co-piloto se segue para dar notas relativamente à navegação. Numa etapa tão exigente como a de hoje em termos de navegação, sem essa ferramenta a funcionar, o trabalho do Miguel Ramalho ficou muito prejudicado. Mas, mesmo não podendo contar com essa ajuda preciosa, esteve implacável e apesar de termos, obviamente perdido tempo, conseguimos novamente terminar no 'top 10'."
23º Francisco Inocêncio/Paulo Fiuza (Mitsubishi Pajero DiD) em 2h42m46s/ 44º da geral em 67h36m22s
"Foi uma etapa engraçada. Rápida e técnica. Bastante mais próxima das que encontramos nas nossas bajas do que as puras etapas de deserto. Senti-me bem e tentei andar depressa sem correr riscos. O Nuno ficou cedo para trás e passámos o Riamburgo já na segunda metade da especial. Mais do que o resultado foi enorme a alegria de chegar a Dakar. Bem sei que ainda temos a especial do Lac Rose, mas agora só uma calamidade nos impediria de terminar a prova."
30º Ricardo Leal dos Santos (Mitsubishi Pajero DiD) em 2h46m45s/ 70º da geral em 78h59m21s
"Estou certo de que alcancei um bom resultado, mas gostaria de ter feito melhor. Tive de passar por 13 carros e pelos seis camiões que estão na frente da corrida. Não foi nada fácil. Parei, inúmeras vezes, para deixar o pó assentar, caso contrário não sabia por onde era a pista. Em duas situações, quando parei, estava mesmo defronte de uma árvore. Corri alguns riscos, mas estou contente. Esta é que deveria ser a minha posição."
55º Paulo Marques/ Rui Benedi (TOYOTA) em 3h02m45s/ 80º da geral em 83h12m53s
"Foi uma Especial sem problemas, isto apesar da muita navegação da fase final. Voltámos a apresentar um resultado regular e estamos muito contentes por termos chegado a Dakar. Esta penúltima Etapa do Dakar acaba sempre por ser a mais desejada de todas, pois significa que estamos quase no fim. Quem chega até dificilmente não termina e chegar ao Lago Rosa é o objectivo principal de todos os que participam nesta prova."
57º Nuno Inocêncio/Jaime Santos (Mitsubishi Pajero DiD), em 3h05m19s / 76º da geral em 81h40m29s
"Era uma especial rápida igual á do ano passado. Infelizmente senti o carro um pouco instável e achei por bem não correr riscos. O objectivo era chegar a Dakar e cá estou pelo segundo ano consecutivo."
88º Mário Ferreira/ José Carlos Sousa (TOYOTA) em 3h28m27s/ 106º da geral em 98h19m56s
"Tudo correu bem, rolou-se com prazer, até com alguma diversão, embora os perigos dos últimos dias permanecessem. Muitas árvores, buracos, pó muitas pessoas, afinal, os mesmos riscos que encontrámos nas ligações até chegar a Dakar."
CAMIÕES
16º Elisabete Jacinto / Álvaro Velhinho / Rui Pôrelo (MAN), em 3h24m17s
21º da geral em 74h33m50s
"Ontem tentaram ferir o meu orgulho, pondo em causa a minha prestação desportiva neste Dakar. A melhor resposta é a que consigo dar na pista. Hoje atirei para trás das costas a prudência e a cautela e fui completamente ao ataque. Ultrapassei vários carros e um camião. Nunca tinha testado o MAN desta forma e deu para perceber que o tenho como grande aliado. Terminei a especial com uma enorme felicidade e com a alegria de estar a fazer um Dakar quase perfeito. Evoluindo e conhecendo melhor a minha máquina, poderei encarar o Dakar 2008 com uma ainda maior ambição desportiva. O deste ano ainda não acabou, mas amanhã será difícil ganhar três minutos, em apenas 16 quilómetros. Vamos estudar a melhor maneira de terminar este Dakar em beleza".
Fonte: infordesporto.pt
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