17 janeiro 2007

Rumo ao Oeste!

Após a alteração de percurso recomendada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, os concorrentes do 29.º Dakar puderam gozar meio dia de descanso em Nema, fustigada por um vento ciclónico, antes de encetarem o trajecto de ligação a Ayoun-el-Atrous, pequena povoação situada a 280 km. São ainda beligerantes nesta prova 142 motards, 112 equipas em automóvel e 60 camiões. Mostram as contas que a caravana perdeu até à data cerca de um terço dos concorrentes que partiram de Lisboa. Os líderes da corrida, que já percorreram 3416 quilómetros cronometrados ao um ritmo endiabrado de 83,48 km/h de média, para Marc Coma em moto, e 90,87 km/h, para Stéphane Peterhansel no seu Mitsu, tiveram finalmente a oportunidade de apreciar pacatamente a paisagem, sem cogitar em estratégias de corrida ou cismar em eventuais rupturas mecânicas.

Falando de motards, as caixas de velocidade das grande cilindradas KTM 690 estão mais discretas desde alguns dias para cá, para grande tranquilidade de Marc Coma, que encabeça a classificação geral do rali com cerca de uma hora de avanço sobre o seu mais próximo concorrente, Cyril Despres. Mas Marc sente-se só desde que perdeu os seus companheiros de equipa Viladoms e Sala. Esta solidão hierárquica continuou na pista de asfalto trilhada hoje pela caravana, dado os concorrentes manterem uma distância respeitável entre eles.

Em automóveis, a Mitsubishi, como em 2005 e 2006, encontra-se confrontada com problemas de abastança com os seus dois líderes, Stéphane Peterhansel e Luc Alphand, separados apenas por 9’56’’, no topo da general. Os dois últimos vencedores fizeram o caminho juntos até Ayoun, enquanto que o cidadão do Catar, Nasser Al Attiyah, vencedor da última especial, não consegue esquecer a “injustiça”, embora regulamentar, dos 39 minutos de penalização que lhe fora infligida por excesso de velocidade! São 39 minutos que o expulsam do último lugar do pódio, que continua a ser propriedade de Jean-Louis Schlesser.

Esta dupla confrontação, entre Peter e Alphand e Schlesser e Al Attiyah, deverá ser suficiente para animar os últimos dias da corrida, que levarão os concorrentes do rali a atravessar o Mali e o Senegal. Na perspectiva de penetrar mais uma vez na África negra, o briefing quotidiano de Etienne Lavigne destinado aos corredores terá novamente como tema as principais medidas que se inscrevem no plano de segurança rodoviária do Dakar, e sobretudo nas proximidades das povoações. Será sem dúvida relembrado o útil conselho de respeitar os limites de velocidade.


Fonte: dakar.com

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